EH-101

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Re: EH-101
« Responder #345 em: Maio 28, 2013, 12:05:07 pm »
Estou confuso

Citação de: "ACADO"

Entao tem mais lógica equipar as entidades civis e de seguranca e em caso de guerra recorrer a elas! Ao menos nao se gastava os milhões em equipamentos militares de topo q nao são sequer usados para treinar para ela!!


Então a solução será modelos como o GIPS da GNR  ou a UME espanhola. Militares com formação específica em salvamento e combate a fogos, equipamento e viaturas que fazem a inveja de muitos corpos de bombeiros, mas que não dispensam a Glock ou G36 para os dias de chuva. Em tom irónico, sugiro que entre em contacto com a EMA para pedir uma pintura camuflada nos KAMOV, já que o Magrebe está aí tão próximo.

Citar
Quanto à engenharia, qual é a lógica de se estar a roubar trabalho a empresas civis?!! Entao mas ja nao chega o estado dever dinheiro a estas empresas e ainda lhes rouba trabalho!! Há aí muita empresa a precisar de trabalho q rapidamente pode ser recrutada para tal função. Os engenheiros militares tem de treinar é engenharia militar. E podem começar por arranjar umas carreiras de tiro mais realistas, montar pontos fixos dissimulados para pontes militares para atravessar rios em caso de destruição das nossas pontes, fazer um plano de defesa das nossas cidades, etc etc

Respondo-lhe a esta, perdoe-me o termo, asneira com um acontecimento de muito significado para mim. Em 20 de Fevereiro de 2010, no seguimento das enxurradas que se abateram na Ilha da Madeira, algumas localidades perto de cursos de água ficaram completamente isoladas pela destruição das vias terrestres. Em algumas, o único meio de transporte de bens de 1ª necessidade consistia numa simples tirolesa que unia as duas margens. A rápida mobilização e transporte  de unidades de engenharia  permitiu que, em apenas uma semana, pontes militares ajudassem a mitigar o sofrimento dessa populações. Quer melhor treino que este ?

Falou em empresas de construção. Tem a noção que quanto levaria o planeamento e construção de uma ponte ou estrada, mesmo com uma adjudicação por ajuste directo ? Bem me parecia. Eventualmente, as pontes foram reconstruidas e o material militar devolvido com muitos agradecimentos, mas são essas missões de interesse público, as tais que o ACADO repudia, as que "enchem o olho à população" e um dos motivos de orgulho das nossas Forças Armadas.

Termino, utilizado um raciocínio de V. Exa: profissionais há muitos, assim como opinadores.
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ACADO

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Re: EH-101
« Responder #346 em: Maio 28, 2013, 01:48:34 pm »
Nao tinha conhecimento do caso das pontes. Nesse caso com certeza nao existe outra solução. E sem duvida q é um bom treino.
Agora para limpar entulhos e outros facilmente se mobiliza uma empresa privada.

Quanto ao modelo do gips, nada disso! Se são policias não são bombeiros! Isso cai-se exactamente no erro que estou a criticar: soldados a limpar matas, helicópteros de guerra a fazer salvamentos normais, etc

Acho q nao percebeu bem o q eu disse...
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chaimites

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Re: EH-101
« Responder #347 em: Maio 28, 2013, 02:55:40 pm »
Estou a gostar da conversa mas não metam o Kamov ao barulho!!

 talvez das poucas vezes em que Portugal foi pioneiro....
 ainda o kamov-32 não tinha licença de voo em parte nenhuma da Europa e nos ja tinha comprado  6

  Hoje em dia ja tem essas licenças e é reconhecido em todo lado  como o melhor meio aereo de combate a incendios florestais.
 Quem o experimenta não quer outro.
  capacidade de carga, fiabilidade, manobrabilidade e capacidade de aguentar as mais severas condições de voo .....nenhum o bate na frente de um incendio
 
  Ha!  claro!!!! quando os outros paises começaram a equipar-se todos de KaMOV,  nós como somos especiais, resolvemos que ele não prestava e quisemos substitui-lo...     :N-icon-Axe:
 
  Caro Acado
  As forças militares empregues em operações de busca e salvamento vão onde os meios civis ja não conseguem ir e por esse mesmo motivo são chamados a intervir.
 Os kamov sdda EMA apagam fogos de verão, fazem SAR e tambem serviço de INEM
 simplesmente porque não nos podemos dar o luxo de ter uma esquadra dedicada a cada tipo de serviço  

 Neste momento no pais inteiro ha 4 kamov´s em alerta 24 horas por dia!  2 equipados para resgate e salvamento outros 2 equipados  como "ambulancia" INEM e ainda participam em ações; policiais,  de vigilancia,  de  transporte de orgãos
 
 Quando começar a epoca de incendios .......
 não ha kamov para este serviço.
 
 desculpem so mais este Off-topic  mas parece que este assunto passa ao lado de muitos
 
  Quando não ha kamov´s ou onde os kamov´s não chegam temos e muito bem os EH 101  a esquadra 751!!!
 

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Re: EH-101
« Responder #348 em: Maio 28, 2013, 03:33:23 pm »
Citação de: "chaimites"
Estou a gostar da conversa mas não metam o Kamov ao barulho!!

 talvez das poucas vezes em que Portugal foi pioneiro....
 ainda o kamov-32 não tinha licença de voo em parte nenhuma da Europa e nos ja tinha comprado  6

  Hoje em dia ja tem essas licenças e é reconhecido em todo lado  como o melhor meio aereo de combate a incendios florestais.
 Quem o experimenta não quer outro.
  capacidade de carga, fiabilidade, manobrabilidade e capacidade de aguentar as mais severas condições de voo .....nenhum o bate na frente de um incendio
 
  Ha!  claro!!!! quando os outros paises começaram a equipar-se todos de KaMOV,  nós como somos especiais, resolvemos que ele não prestava e quisemos substitui-lo...     :N-icon-Axe:
 
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  As forças militares empregues em operações de busca e salvamento vão onde os meios civis ja não conseguem ir e por esse mesmo motivo são chamados a intervir.
 Os kamov sdda EMA apagam fogos de verão, fazem SAR e tambem serviço de INEM
 simplesmente porque não nos podemos dar o luxo de ter uma esquadra dedicada a cada tipo de serviço  

 Neste momento no pais inteiro ha 4 kamov´s em alerta 24 horas por dia!  2 equipados para resgate e salvamento outros 2 equipados  como "ambulancia" INEM e ainda participam em ações; policiais,  de vigilancia,  de  transporte de orgãos
 
 Quando começar a epoca de incendios .......
 não ha kamov para este serviço.
 
 desculpem so mais este Off-topic  mas parece que este assunto passa ao lado de muitos
 
  Quando não ha kamov´s ou onde os kamov´s não chegam temos e muito bem os EH 101  a esquadra 751!!!

Quantas vezes os eh101 são usados em trabalho em que qualquer outro heli o faria? 90%?
Claro q se é uma coisa que nao é possível com outro não vamos deixar as pessoas morrer!!

O problema é q o governo quer ter tudo e não tem nada... Nem tem uns bombeiros/INEM bem equipados para ajudar as pessoas, nem anda a treinar e equipar convenientemente os militares.

Espeta-me o coração os eh101 não terem armas a bordo e andarem a propagandear que salvam muita gente!! É o mesmo q dizer-mos, o pais desistiu de ter militares para a guerra agora so fazemos salvamentos com brinquedos caríssimos...
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Re: EH-101
« Responder #349 em: Maio 28, 2013, 05:55:38 pm »
Citação de: "ACADO"
Quantas vezes os eh101 são usados em trabalho em que qualquer outro heli o faria? 90%?

Qual qualquer outro heli? O único pais que talvez no possa dar alguma lição em missões SAR no oceano, é o Canadá, mas eles fazem o mesmo que nós, tem a Força Aérea com os EH101 (eu sei que o deles tem outro nome), todos os restantes países do mundo não são exemplo pois tem uma área inferior de responsabilidade, outras dificuldades são a grande distância de muitas operações das bases de apoio (centenas de km), as condições atmosféricas, grande quantidade de navios que transitam na nossa área SAR, etc.

Citar
Espeta-me o coração os eh101 não terem armas a bordo e andarem a propagandear que salvam muita gente!!

Mas os militares tem muito orgulho de salvar pessoas. Eu também gostava de ver o EH101 armado, talvez um dia.

Citar
É o mesmo q dizer-mos, o pais desistiu de ter militares para a guerra agora so fazemos salvamentos com brinquedos caríssimos...

O EH101 não é um brinquedo caro para salvamentos, eles foi escolhido exactamente por causa dessa função, é capaz de ser um brinquedo caro é para fazer treinos de operações militares, para isso bastavam os Pumas.
 

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Re: EH-101
« Responder #350 em: Maio 28, 2013, 08:03:11 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ACADO"
Quantas vezes os eh101 são usados em trabalho em que qualquer outro heli o faria? 90%?

Qual qualquer outro heli? O único pais que talvez no possa dar alguma lição em missões SAR no oceano, é o Canadá, mas eles fazem o mesmo que nós, tem a Força Aérea com os EH101 (eu sei que o deles tem outro nome), todos os restantes países do mundo não são exemplo pois tem uma área inferior de responsabilidade, outras dificuldades são a grande distância de muitas operações das bases de apoio (centenas de km), as condições atmosféricas, grande quantidade de navios que transitam na nossa área SAR, etc.

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Espeta-me o coração os eh101 não terem armas a bordo e andarem a propagandear que salvam muita gente!!

Mas os militares tem muito orgulho de salvar pessoas. Eu também gostava de ver o EH101 armado, talvez um dia.

Citar
É o mesmo q dizer-mos, o pais desistiu de ter militares para a guerra agora so fazemos salvamentos com brinquedos caríssimos...

O EH101 não é um brinquedo caro para salvamentos, eles foi escolhido exactamente por causa dessa função, é capaz de ser um brinquedo caro é para fazer treinos de operações militares, para isso bastavam os Pumas.

Estados unidos usam simples seahawk na guarda costeira!! E so a zona do Havaí e Alasca põe-nos em sentido!!

Um heli de salvamentos nao precisa das medidas electrónicas e radares de terreno e visão nocturna q um heli militar usa!! Os puma nao tem nada disso!

Eu digo ao contrario, os puma com tanques internos é q podiam equipar os bombeiros/INEM nestas funções e os eh serem so usados militarmente.

Temos visões diferentes do uso de meios militares...
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Re: EH-101
« Responder #351 em: Maio 28, 2013, 08:30:03 pm »
Citação de: "ACADO"
Estados unidos usam simples seahawk na guarda costeira!! E so a zona do Havaí e Alasca põe-nos em sentido!!

O seahawk é o helicóptero ASW embarcado da US Navy.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_SH-60_Seahawk

O helicóptero que a Guarda Costeira usa para SAR é o Jayhawk,
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_HH-60_Jayhawk

E nenhum deles é "simples", mesmo o da Guarda Costeira já tem sistemas electrónicos, navegação, FLIR, radar, etc, bem complexos.

Citar
Um heli de salvamentos nao precisa das medidas electrónicas e radares de terreno e visão nocturna q um heli militar usa!! Os puma nao tem nada disso!

Um heli de salvamento não precisa de visão noturna? Está errado o amigo, basta pensar que com o Puma os salvamentos no mar só podiam acontecer enquanto houvesse sol, e com o EH101 já é possível efectuar salvamentos a qualquer hora do dia ou noite, lua cheia, lua nova, nevoeiro, qualquer que seja a luminosidade. Em relação à Guerra Electrónica é verdade, mas também só 4 dos 12 EH101 é que tem esses equipamentos, os Pumas não tem nada disso porque quando foram construídos essa tecnologia ainda não existia.

Citar
Eu digo ao contrario, os puma com tanques internos é q podiam equipar os bombeiros/INEM nestas funções e os eh serem so usados militarmente.

O ACADO pode ter a opinião que quiser, mas isso não muda a realidade.
O Puma com o depósito interior que lhe permite ter maior autonomia, não deixa espaço para ninguém na cabine, esse depósito só era usado quando os Pumas tinham que fazer viagens longas Açores/Madeira/Continente por exemplo quando os Pumas que estavam nos Açores tinham eu ir a OGMA fazer uma grande manutenção.

O EH101 foi escolhido para substituir o Puma devido à necessidade de grande alcance para as operações SAR, não foi devido a nenhuma operação militar, eu já me estou é a repetir, se não fosse essa característica de grande alcance para operações SAR, e fosse um heli só para treinos militares ainda tínhamos era o Puma.
 

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Re: EH-101
« Responder #352 em: Maio 28, 2013, 09:41:52 pm »
Cada um fica com a sua!
O sr prefere eh101 para ir buscar alguém aos Açores eu prefiro eh para ir buscar alguém dentro da guine!!
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Re: EH-101
« Responder #353 em: Maio 28, 2013, 10:04:18 pm »
Ó ACADO, reactivar células com 40 e tal anos, limitadas tecnologicamente e estruturalmente, com são os saudosos PUMAS, para combate a fogos e SAR, é coisa que não lembra a ninguém.


Citação de: "ACADO"
Cada um fica com a sua!
O sr prefere eh101 para ir buscar alguém aos Açores eu prefiro eh para ir buscar alguém dentro da guine!!

Isso é fácil, a TAP tem um voo semanal para Bissau  :mrgreen:

Se houvesse borrasca como em 1998, o EH-101 não serviria de muito, já que era necessário uma plataforma LPD- Navio polivalente logístico (na maquete) ou um reabastecedor em voo dedicado MC-130/KC-390 (não temos).
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Re: EH-101
« Responder #354 em: Maio 28, 2013, 10:43:18 pm »
Ora viva,
Aqui vai o meu bitaite.
Os Puma que nos tinhamos para a missão que executavam não eram bons nem maus eram o que tinhamos, um heli medio na versão de transporte adaptado para SAR.
Tinha muitas limitações: só voava de dia e não tinha autonomia suficiente para a area á nossa responsabilidade.
Estive na FAP e prestei serviço no TCAT (onde se cordenava a nivel rde comunicações as missões de voo todas).
Mesmo com os depositos internos não tinha capacidade para voar do continente aos Açores direto, muito menos manobrar numa operação de SAR.
O EH101 como aqui foi escolhido precisamente pelas caracteristicas que tem: autonomia, capacidade de voar com qualquer condição metereologica, capacidade de carga e polivalencia.
Se a opção fosse puramente militar, então esperavamos pelos NH90 ou os blackhawk como se chegou a falar.
Penso que ter aeronaves destas para uso puramente miltar era um desperdicio de dinheiro, operações militares duvido que alguma vez vejam alguma, falou-se na Guiné, ok como os levamos para lá?
Onde está o porta helicopteros? para o NPL, estão os 4 CSAR que alias sera a capacidade máxima que o navio que Portugal poderá ter terá.
Nos não temos muitos recursos economicos, ou os que temos são e sempre foram muito mal geridos, mas termos equipamente militares apenas com essas função nos dias que correm.
Temos 37 Leo 2 A6, que como sabemos vieram usados e já com muito uso em cima (eram versoes A4 modernizadas), e agora estão grande parte deles enconstados. E mesmo 37 com os vizinhos que temos em caso de necessidade serviram para quê?
Os antigos P3 uma aeronave de deteção submarina e de superficie, no entanto grande parte do uso que tiveram foi SAR, tanto foi que os harpoon para eles so chegaram muitos anos depois de os ter-mos.
A maior parte dos meios da FAP e Armada tem esta dupla função militar mas principalmente policiamento e SAR, e orgulho-me bastante disso, temos poucos mas da-mos bastante uso e justificam o seu custo: salvam vidas.
 

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #355 em: Maio 29, 2013, 12:03:28 am »
Citação de: "ACADO"
Cada um fica com a sua!

Era o que eu ia dizer, andamos aqui em círculos, uma opinião é uma opinião e ninguém é obrigado a mudar, para finalizar eu continuo com a minha opinião que não vale a pena repetir mas admito que o que diz do EH101 é possível, no Reino Unido a Força Aérea (RAF) usa o EH101 praticamente só para missões militares, admito que o aparelho tem essa capacidade.
 

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Re: EH-101
« Responder #356 em: Maio 29, 2013, 12:17:02 am »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Se houvesse borrasca como em 1998, o EH-101 não serviria de muito, já que era necessário uma plataforma LPD- Navio polivalente logístico (na maquete) ou um reabastecedor em voo dedicado MC-130/KC-390 (não temos).

Se calhar vou dizer uma grande asneira :mrgreen:
http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agus ... 101-merlin

O EH101 tem uma velocidade cruzeiro de 240km/h e uma autonomia de 08H30m, o que dá um total de 2.040km à velocidade cruzeiro.
Também diz que o seu raio de acção é 740km, mas se não estou em erro isso é voar 740km da base para a zona de operação, fazer a operação e voar os mesmos 740km de volta à base, tudo com um depósito :(

PS: Para a próxima faço as contas todas antes de postar :oops:  :mrgreen:
 

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ACADO

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Re: EH-101
« Responder #357 em: Maio 29, 2013, 04:34:02 am »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Ó ACADO, reactivar células com 40 e tal anos, limitadas tecnologicamente e estruturalmente, com são os saudosos PUMAS, para combate a fogos e SAR, é coisa que não lembra a ninguém.


Citação de: "ACADO"
Cada um fica com a sua!
O sr prefere eh101 para ir buscar alguém aos Açores eu prefiro eh para ir buscar alguém dentro da guine!!

Isso é fácil, a TAP tem um voo semanal para Bissau  :mrgreen:

Se houvesse borrasca como em 1998, o EH-101 não serviria de muito, já que era necessário uma plataforma LPD- Navio polivalente logístico (na maquete) ou um reabastecedor em voo dedicado MC-130/KC-390 (não temos).

Bastava o berrio ter 1!!  Mas parece q o pessoal da forca aérea se esqueceu de treinar isso!!

Quanto aos reabastecedores, os americanos abastecem os franceses no Mali, porque nao fariam o mesmo por nos??
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Re: EH-101
« Responder #358 em: Maio 29, 2013, 04:44:45 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ACADO"
Cada um fica com a sua!

Era o que eu ia dizer, andamos aqui em círculos, uma opinião é uma opinião e ninguém é obrigado a mudar, para finalizar eu continuo com a minha opinião que não vale a pena repetir mas admito que o que diz do EH101 é possível, no Reino Unido a Força Aérea (RAF) usa o EH101 praticamente só para missões militares, admito que o aparelho tem essa capacidade.

O helicóptero é brutal para operacoes militares! Aguenta bastante blindagem! Ate os sistemas de acompanhamento do terreno e tudo, Ou lá como se chama! Aguenta uns atv ou utv! Etc
Em Portugal ta é muito sub-aproveitado...
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mafets

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Re: EH-101
« Responder #359 em: Maio 29, 2013, 10:23:49 am »
Citação de: "ACADO"
O helicóptero é brutal para operacoes militares! Aguenta bastante blindagem! Ate os sistemas de acompanhamento do terreno e tudo, Ou lá como se chama! Aguenta uns atv ou utv! Etc
Em Portugal ta é muito sub-aproveitado...

O problema é o tamanho...  :mrgreen:









E como vai ficar mais uns bons anos ao serviço da Fap... :G-beer2:
« Última modificação: Maio 29, 2013, 07:34:56 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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