EH-101

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chaimites

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Re: EH-101
« Responder #360 em: Maio 29, 2013, 06:46:59 pm »
Mas isto não vai la so com querer. ou gostos
  Quem disse que o comves de voo do bérrio suporta um EH101?
  acho que nenhum navio da marinha portuguesa esta preparado para revceber a bordo aquele "autocarro" com pas!
 
  mas  por falar nisso o NRP Viana do castelo pode reabastecer qualquer Helicoptero em voo!
  não sei se algum vez  ja foi treinado ou se os Helis da Força aerea estao preparados para tal manobra
 

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #361 em: Maio 29, 2013, 07:32:57 pm »
Citação de: "chaimites"
não sei se algum vez  ja foi treinado ou se os Helis da Força aerea estao preparados para tal manobra

Também não sei se alguma vez foi treinado mas o EH101 tem essa capacidade.

http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agus ... 101-merlin

Citar
Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).
 

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #362 em: Maio 29, 2013, 07:43:11 pm »
Citação de: "chaimites"
acho que nenhum navio da marinha portuguesa esta preparado para revceber a bordo aquele "autocarro" com pas!

Talvez estas informações ajudem... :D

Comprimento: 19,30 m
Altura: 6,61 m
Diâmetro: 18,60 m
Envergadura: 18,60 m
Peso vazio: 9.600 kg
Peso Máx. Take-off: 15.600 Kg
 

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mafets

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ACADO

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Re: EH-101
« Responder #364 em: Maio 30, 2013, 12:51:39 am »
Citação de: "chaimites"
Mas isto não vai la so com querer. ou gostos
  Quem disse que o comves de voo do bérrio suporta um EH101?
  acho que nenhum navio da marinha portuguesa esta preparado para revceber a bordo aquele "autocarro" com pas!
 
  mas  por falar nisso o NRP Viana do castelo pode reabastecer qualquer Helicoptero em voo!
  não sei se algum vez  ja foi treinado ou se os Helis da Força aerea estao preparados para tal manobra

O convés do berrio aguenta, o das fragatas é q não.
A forca aérea simplesmente nunca "certificou" o heli para isso...
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Re: EH-101
« Responder #365 em: Maio 30, 2013, 11:00:05 am »
agora é que eu reparei...



é quase um porta-aviões  :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: EH-101
« Responder #366 em: Maio 30, 2013, 02:40:29 pm »
As fragatas ou o berrio  usam o HIFR?
   
 
 

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #367 em: Maio 30, 2013, 06:20:48 pm »
Citação de: "chaimites"
As fragatas ou o berrio  usam o HIFR?

Devem usar, eles são capazes de abastecer helicópteros estacionados no convés de voo, existe alguma diferença importante entre isso e um helicóptero em voo por cima desse convés, além de mais uns metros de mangueira?
 

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chaimites

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Re: EH-101
« Responder #368 em: Maio 30, 2013, 08:20:21 pm »
A unica diferença é o perigo do diferencial das cargas eletroestaticas entre navio e helicoptero
  As pas do helicoptero são uma autentica turbina geradora de eletricidade estatica  
   
  repara no video o "marujo" pega no cabo que desce do heli  com uma lança e liga o mesmo ao navio
  se o diferencial das cargas entre nvio e helicoptero não for anulado
   PUMMMMM
  O marujo se tocar no cabo  ou se se aproximar a poucos centimetros dele sem ele ter tocado primeiro no navio fica instantaneamente esturricado com a descarga eletrica  
 

  exige treino para a equipa de bordo, uns metros de mangueira  e  uma bomba para bombear o combustivel na pessão certa só isso :wink:  

  uma vez que é manobra que repesenta um risco acrescido so é praticada  e treinada para situações de emergencia  em que o heli não possa aterrar no conves!
   
   Uma  descargas dessas ficou imortalizada no filme caça ao Outubro vermelho,  não num reabastecimento mas na abordagem do "artista" ao submarino

  a partir do minuto 3:00

 
« Última modificação: Maio 31, 2013, 01:35:02 am por chaimites »
 

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #369 em: Maio 31, 2013, 12:06:52 am »
Sim estou a perceber, com as aeronaves quando aterram tem-se o mesmo procedimento em relação às descargas de eletricidade estática, e quando abastecem ainda mais cuidado tem que se ter, além do avião também o camião de combustível tem que estar ligado "à terra", e convém não usarmos o próprio corpo como ligação :mrgreen: , liga-se sempre do solo para o avião e nunca ao contrário.




 

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Re: EH-101
« Responder #370 em: Maio 31, 2013, 12:57:34 am »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "chaimites"
Mas isto não vai la so com querer. ou gostos
  Quem disse que o comves de voo do bérrio suporta um EH101?
  acho que nenhum navio da marinha portuguesa esta preparado para revceber a bordo aquele "autocarro" com pas!
 
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O convés do berrio aguenta, o das fragatas é q não.
A forca aérea simplesmente nunca "certificou" o heli para isso...

E siga as fotos:



Citar
Sea King VF (846 Sqdn) on deck.  RFA Grey Rover, June 1984.



Citar
RAF Puma over RFA Grey Rover, off Belize, September 1984

O Sea King  e Puma não aparentam exceder os limites do convés de voo



Citar
USN Sea Stallion Vertrep with RFA Grey Rover, February 1984

Nesta foto do UH-46 Sea Knight, aqui mal legendado (dimensões e peso máximo descolagem MTOW inferiores às do EH-10) nada podemos concluir.

ó diabo:

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Lightning

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Re: EH-101
« Responder #371 em: Maio 31, 2013, 01:05:44 am »
Boas fotos, mas o Sea Knight também não aterrou, na legenda diz que está a fazer VERTREP.
 

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Bravo Two Zero

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Re: EH-101
« Responder #372 em: Maio 31, 2013, 01:18:43 am »
Citação de: "Lightning"
Boas fotos, mas o Sea Knight também não aterrou, na legenda diz que está a fazer VERTREP.

Daí a minha afirmação que nada podia concluir, sei que no conflito das Falklands, pelo menos um Chinook da RAF (maior que o Sea Knight) levantou de um porta contentor (MV Atlantic Conveyor) requisitado para o transporte de helis e Harriers do Reino Unido para aquelas ilhas, mas não encontro outras fotos referentes a reabastecedores da classe Rover
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Re: EH-101
« Responder #373 em: Maio 31, 2013, 01:25:53 am »
Já está no youtube

Citar
Por ocasião do 35º aniversário da Esquadra 751 o realizador Austríaco Paul Wex realizou este filme sobre algumas das missões mais conhecidas da Força Aérea e que se enquadram numa tipologia de missão denominada "Salvaguarda da Vida Humana".
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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chaimites

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Re: EH-101
« Responder #374 em: Maio 31, 2013, 01:29:23 am »
O harrier esta brutal!!!
 siga.......... eles ja devem estar em preço de saldo!!!

 Pelo que consultei na wikipedia o sea knight  e os outros helis apresentados pesam bem menos que o EH101
 o unico com pesos maximos á descolagem semelhante é o harrier mas  livre de carga pesa cerca de metade de um EH101