Nao sou tao radical como o NOTEPAD, embora concorde que talvez tenha sido o pior PR (e algumas historias ainda estao no armario...) mas creio que o 'galardao' de pior PM seria muito mais discutivel...
Nao concordo também integralmente com NVF na sua apreciaçao da politica portuguesa do principio da década de 80' (governo AD de Balsemao-Freitas, suponho que era a esse que se referia), pois para la da delicada situaçao internacional (o choque petrolifero foi mais profundo e penoso ainda que o dos nossos dias) arrostavamos a consequencia das medidas 'revolucionarias' do pos-25Abril (e posterior tutela do Conselho da Revoluçao), que nos levaria muito longe se as debatessemos, mas penso ser consensual que, para o mal e bem, determinaram a vida politica e economica portuguesa até aos dias de hoje.Nao se entenda que defendo o governo AD, mas quem sentiu e viveu esse tempo deve ter de uma opiniao mais 'nuancée' (desculpem o francesismo).De resto dizer que Soares 'arrumou as finanças publicas' ...bem...O FMI e os fundos e medidas decorrentes da pré-adesao à entao CEE, certamente tiveram algum peso...
NOTA:Pessoalmente até aprecio Soares (conhecemo-nos durante varios anos no seu dia-a-dia de MPE, e se nao respondi ao convite para o seu 'jantar de candidatura' hà dias atras aqui em Bruxelas, foi porque era uma iniciativa unicamente de propaganda politica).Nao creio que esteja 'senil', mas concordo com NVF sobre a sua retirada da vida politica...ja devia ter partido ha alguns anos atras... e obviamente perante o dramatico desafio que Portugal e os portugueses estao e irao enfrentar no imediato e médio prazo, penso que ele estara muito longe de ser a pessoa ideal para a suprema magistratura.
Que aconteceu a Ernani Lopes ?... era uma pessoa que eu (e penso que NVF, pois estaria subentendido na sua apreciaçao do governo Soares) gostava que aparecesse agora na linha da frente...
Ora aí está um post interessante, sob vários pontos, pois levanta algumas questões....
Antes demais duas pequenas histórias que ouvi/li nos últimos dias.
Aquando do governo do Bloco Central, contava um senhor qualquer na rádio, o ministro das finanças e o seu secretário de estado decidiram impor várias medidas de contenção orçamental, e entre uma delas surgiu a ideia de cortar o 12º mês à função pública. Foram ter com Soares, que era PM, pois precisavam da sua assinatura.
Soares estava a jantar, uma feijoada por sinal e obrigou-os a sentar e a jantarem também. No final, Soares disse, não há problema nenhum, eu assino, no entanto se houver problemas de maior os culpados são vocês.
A outra história passou-se em 1976, durante a campanha eleitoral para a Assembleia de República, em que Soares em pleno Alentejo teve a coragem de afirmar que com o PS a reforma agrária tinha sido até mais profunda. Sabemos bem quem enterrou a Reforma Agrária.
Estas duas histórias atestam bem da personalidade do animal político de que estamos a falar.
Ainda assim não acho que tenha sido o pior PM de sempre. Esse para mim foi Durão Barroso (ou o Mentirolas, como o Paulo POrtas o chamava nos tempos d'O Independente). Foi para lá a apontar o dedo a quem tinha fugido, acabou por fazer o mesmo e acabou por esquecer a promessa de aproximar Portugal da Europa em 10 anos. Enfim, palavras que foram com o vento.
Foi o PR mais viajado, isso foi, mas mau não acho que tenha sido.
Agora deve-se sobretudo a ele a presença de Portugal na União Europeia.
É reconhecida a sua posição europeísta (e federalista), sendo mesmo ele um (o) responsável pela mudança estratégica de Portugal em relação ao Atlântico (e às entretanto ex-Colónias). Foi ele que virou o país de costas para o mar e de cara para a Europa. Logo, terá de se reconhecer que ele não fez mais do que justificar a sua opção. Ele lançou as bases para o Portugal da CEE. Foi graças a ele e ao seu prestigio (junto dos americanos, que sabemos mandam no FMI e Banco Mundial) que surgiram os emprestimos decisivos do FMI....
E não tinha o IVA, IRC, IRS (mais tarde introduzidos no país- 1985 se não estou em erro), Feoga, Feder, FSE, etc... que chegaram mais tarde.
Dinheiro que quanto a mim foi mal aplicado e mal «vigiado», daí não votar em Cavaco Silva nestas eleições....
Estão a falar de que choque petrolífero o de 1985? aquele que foi precisamente ao contrário e fez baixar o barril do petróleo (na altura 191 litros) para perto dos 10 dólares (chegaram a sair petroleiros do Golfo com barris negociados a 6 dólares) ?
é que a seguir a economia ocidental cresceu... mais produção, mais emprego, etc.... e os tais dinheiros de bruxelas...
De lembrar ainda que Cavaco não vai para lá fazer as leis e mudar ou salvar o rumo do país, como parece que muita gente anda a pensar.
Isso cabe ao Primeiro Ministro e ao seu Executivo (não estou a dizer que acredito que o façam).
Por outro lado, Cavaco não é uma pessoa que seja capaz de conciliar, o que pode acabar por ser mau para o ambiente económico... Onde há tricas governamentais não há investimento que resista.
Mas, como foi há 10 anos que Cavaco se afastou da política, será sempre um incógnita como será o seu comportamento. Ninguém sabe, nem as pessoas que vão votar nele.
PS - Um dia seria interessante discutir o que fizeram as Nacionalizações ao nosso país e a Reforma Agrária. Seria interessante desfazer alguns mitos criados pela direita.