Mário Soares viola lei eleitoral

  • 35 Respostas
  • 9943 Visualizações
*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
Mário Soares viola lei eleitoral
« em: Outubro 09, 2005, 07:28:54 pm »
Mário Soares viola lei eleitoral (outra vez !!!!!)

Notícia SIC online.

Citar
Mário Soares viola lei eleitoral

Fez apelo ao voto em JoãoSoares

"Toda a gente sabe que há um empate técnico e espero que se decida a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares", disse o ex-Presidente da República.

O candidato presidencial socialista, Mário Soares, violou a Lei Eleitoral ao apelar ao voto no candidato do PS à Câmara de Sintra no próprio dia da eleição, disse à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Em declarações aos jornalistas após exercer o direito de voto, Mário Soares defendeu a vitória do candiadto do Partido Socialista (PS) á Câmara de Sintra, João Soares.

"Toda a gente sabe que há um empate técnico e espero que se decuda a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares", disse o ex-Presidente da República.

Segundo o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, tais declarações
"violam claramente o nº2 do artigo 177 da Lei Eleitoral para as autarquias locais, que proíbe que no dia da eleição seja feito um apelo ao voto"

De acordo com o porta-voz da CNE, esta violação da lei eleitoral é punida com uma pena de prisão até seis meses ou uma multa até 60 dias.

Nuno Godinho acrescentou que "como se trata de um ilícito eleitoral de natureza criminal, é um crime da responsabilidade do Ministério Público, por isso a CNE vai dar conhecimento do caso (ao MP)".

Esta foi a segunda vez que Mário Soares violou a Lei Eleitoral.
A primeira aconteceu nas últimas eleições legislativas, a 20 de Fevereiro
deste ano, Mário Soares apelou à "maioria absoluta no PS"


 :?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 09, 2005, 07:37:18 pm »
Prisão para ele!!!  :lol:

Claro que isso nunca iria acontecer, isto é Portugal.

No fundo até acho que é melhor assim, senão ainda se tornaria um mártir, e ainda saía disto tudo como herói.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 09, 2005, 07:43:16 pm »
Isto é tudo táctica política! Se tiver problemas com a justiça, vai ter mais valia eleitoral! Se seguisse as tácticas de Fátima Felgueiras e fugisse para o Brasil, a vitória nas presidencias estava garantida!
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 09, 2005, 07:53:11 pm »
Já é a segunda fez...este gajo podia era ser preso,mas por este tipo de crimes ninguém é preso.Este Soares tem de se contentar com a derrota do filho e nas presidenciais vai ser a sua derrota.

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21309
  • Recebeu: 7282 vez(es)
  • Enviou: 8220 vez(es)
  • +8146/-13473
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 10, 2005, 10:20:38 am »
...é a senilidade a falar, tem de ser dar o desconto :lol:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 10, 2005, 03:09:06 pm »
Por favor... "Espero que X ganhe" é um apelo ao voto?! Às vezes fico parvo com a capacidade de perder tempo com questiúnculas que existe neste país.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 10, 2005, 09:25:24 pm »
Citar
Por favor... "Espero que X ganhe" é um apelo ao voto?! Às vezes fico parvo com a capacidade de perder tempo com questiúnculas que existe neste país.


Talvez, se não tivesse vindo de um candidato a Presidente de TODOS os Portugueses... :roll:


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Benny

  • Perito
  • **
  • 365
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 11, 2005, 06:58:58 pm »
É claro que ele se poderia abster de fazer comentários em frente à imprensa. Mas é inegável que ele havia sempre de apoiar o seu filho, ou será que alguém pensava coisa diferente?

Seja como for, é uma regra um bocado absurda, paternalista e desajustada hoje em dia, de difícil aplicação.

Quero lá saber quem é que apoia quem e não será certametne à boca da urna, só porque este ou aquele disseram que iam votar em não-sei-quem que vou mudar o meu voto.

Benny
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 11, 2005, 07:25:19 pm »
Benny, há quem mude, é a influência dos chamados "fazedores de opinião", por essas e por outras só os do costume é que têm razão e eles é que sabem (aka, os media no geral e os partidos).
"History is always written by who wins the war..."
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6578/-1413
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 11, 2005, 08:55:32 pm »
O problema, do meu ponto de vista, prende-se com o respeito da Lei.

Já basta uma parte da população achar que a Lei não serve para nada, e ainda por cima vem o Mário Soares a confirmar isso.

A nossa Lei Eleitoral é muito clara:

Quando chega Sábado às 00:00 acaba a campanha eleitoral e começa o chamado período de reflexão.

Das duas uma: Ou cumprimos a Lei e não fazemos declarações politicas, como "espero que ganhe X ou deve ganhar Y" ou então alteramos a lei e fazemos como nos Estados Unidos, e fazemos campanha até ao dia da eleição.

Mario Soares, ajudou a criar a imagem de decadência da justiça, da Lei e da Ordem.

Não sei se o faz por uma questão de senilidade, ou se por alguma outra razão, está interessado em provocar a erosão das instituições, que já estão demasiado erodidas, para no futuro (ganhe ou não as eleições) nos explicar que devemos entrar em outras uniões (da mesma forma que entrámos na União Europeia) para defender os interesses de Portugal, utilizando como argumento, o completo desleixo dos sistemas judicial, de saúde ou de ensino.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Portugues

  • 10
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 12, 2005, 12:57:40 pm »
Nada de novo ou de surpreendente, vindo de um senhor que há muito devia ter abandonado as lides politicas ( se é que alguma vez lá devia ter entrado! ) e que já mostrou o respeito que tem pelo país, nomeadamente quando cuspiu e pisou a Bandeira Nacional.

Prisão com ele!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6578/-1413
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 12, 2005, 03:42:20 pm »
A alegação de que Mário soares cuspiu e pisou a bandeira nacional, foi levada a tribunal há uns anos.

A verdade, é que ninguém conseguiu provar que tal tenha ocorrido. Não foi apresentada uma única testemunha que tivesse visto tal. Apenas houve quem disse que disse porque ouviu de alguém que ouviu que alguém disse.

Devemos criticar as pessoas pelo que sabemos que elas fizeram, pelo que sabemos que elas disseram. Podemos criticar com argumentos, mesmo que sejam baseados nas nossas opiniões.

Mas não podemos atacar baseados em boatos e ainda por cima em boatos infundados.

Vivemos num país onde o boato é uma arma porca, porque os portugueses não entendem que ao propagar um boato estão a colaborar com um crime.

No entanto, se o senhor "português" tem algum dado que ajude a provar que afinal Mario Soares cuspiu e pisou a bandeira, sugiro que contacte o Ministério Público. Talvês ainda se possa reabrir o processo.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 12, 2005, 03:46:30 pm »
é como os diamantes em angola ninguem viu mas todos sabemos que é verdade.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 12, 2005, 04:26:24 pm »
No meu ponto de vista pessoal, o problema não está no comentário do Mario Soares, mas sim na existência de uma lei imbecil e sem lógica.

Que importa se os candidatos fazem campanha até ao fim ou não. A maioria das pessoas quando vão votar já sabem em quem vão votar, e não é por causa de uns apelos de ultimo minuto que o vão deixar de fazer.

Em suma, uma lei ridícula e que não devia existir. E quantas outras, em todo o tipo de áreas não deve existir no livro das leis Portuguesas.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 12, 2005, 05:16:58 pm »
Lembrei-me agora dum episódio que Mário Soares ia com a comitiva toda e mais não sei quem num autocarro, quando a polícia  por uma razão qualquer manda encostá-lo. Márinho vai logo á janela do condutor bem rabugento e desata a gritar com o agente "Não queremos cá polícias vá-se embora homem" e mais não sei o quê... como se de um maldito fascista se tratasse o pobre polícia...
"History is always written by who wins the war..."