Não sei se alguém teve a oportunidade de ver o episódio da série documental "Unsolve History" (em português chamam-lhe "Reescrevendo a História") dedicado ao ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de Dezembro de 1941, que passou terça-feira no Discovery. Foi bastante interessante. Do que vi, extraí 3 ideias principais que nunca havia considerado:
1 - Mesmo que os indícios verificados pouco antes do bombardeamento começar (o aviso emitido pelo destroyer Ward sobre a presença de pelo menos um submarino hostil à entrada do porto; o alerta do operador da estação de radar de Opana) tivessem dado origem a uma reacção dos americanos, estes não teriam tempo para mobilizar as tripulações dos aviões e navios (metade estava de licença), aprontar os aviões e fazer os navios principais sair do porto. Para além disso, mesmo que os inadequados, e em alguns casos obsoletos (P-36), aviões americanos tivessem levantado voo, a superioridade dos Zeros japoneses ter-lhes-ia sido fatal.
2 - Existe uma foto aérea tirada por um dos aviões japoneses atacantes, na qual se pode ver, na opinião de muitos peritos e analistas, o quinto mini-submarino japonês, desaparecido desde o dia do ataque. Nessa foto, caso acreditemos que é de facto o mini-sub, pode ver-se o pequeno submergível a apontar à fila dos couraçados americanos atracados no porto. Baseando-se nesta foto incrível, há muita gente que afirma que descobriram uma nova falha americana: a rede anti-submarinos que existia à entrada do canal que ia dar ao porto falhou no seu propósito, e houve um submarino japonês que a furou, subiu o canal e foi torpedear os couraçados americanos.
3 - Num cenário hipotético, caso os navios de guerra americanos tivessem conseguido sair de Pearl Harbor em direcção ao mar alto, defendem alguns especialistas, a derrota americana teria sido ainda mais estrondosa. Segundo estes experts, os bombardeiros e os aviões lança-torpedos japoneses teriam dizimado a maior parte dos grandes navios americanos em águas profundas (à semelhança do que viria a acontecer com o HMS Repulse eo HMS Prince of Wales ao largo de Singapura), o que teria inviabilizado a recuperação dos navios afundados (como aconteceu na realidade, à excepção do Arizona e do Oklahoma), e teria provocado mais baixas entre as respectivas tripulações (em Pearl Harbor houve muitos que se salvaram nadando para as margens próximas).
Por último, fiquei a saber que aconteceram vários episódios de "fogo amigo" durante e após o raide japonês. Por exemplo, durante a noite do dia 7, já após o final do ataque nipónico, enquanto os defensores americanos estavam agarrados às metralhadoras e canhões AA, seis caças Wildcat provenientes do porta-aviões Enterprise tentaram aterrar na ilha Ford e foram duramente atingidos (cinco foram mesmo abatidos) pelos nervosos artilheiros no solo, que esperavam uma terceira vaga japonesa de ataque que nunca chegou a acontecer.