Boa questao, mas o Dremanu talvez sugira mais alguma medida de indole socialista, do tipo nacionalizar as matas
hehehe....entrei em contradição na minha própria mensagem.....Paciência!
A questão do Luso é muito boa.
A minha família têm uma propriedade no Fundão onde cresce bastante vegetação selvagem. A solução que se encontrou para manter a propriedade limpa foi a de fazer um acordo com um lavrador local que vêm e corta tudo para alimentar o gado dele. É uma solucão onde ambos saímos a ganhar.
Ao mesmo tempo temos uns terrenos espalhados pelo meio de uma serra que basicamente ninguém lá vai limpar aquilo. No entanto, esses terrenos durantes anos e anos foram usados para a agricultura, então não têm nenhumas árvores a crescer por aqueles lugares, e não me lembro de alguma vez ter havido fogos por aquela área.
Mas como encontrar uma solução de prevenção de fogos?
Uma coisa é certa, o território Português necessitava ser re-ordenado. Existem muitos terrenos espalhados pelo centro e norte de Portugal que estão "abandonados", fruto da mudança da nossa ecónomia, e das imigrações que levaram ao abandono por muita gente, de muitas aldeias.
Talvéz, e neste caso, não fosse má ideia o governo "apropriar"-com indeminizações é claro- muitos destes terrenos e transformar-los em parques naturaís. Replantar árvores e outra fauna nativa ao nosso país, e basicamente passar a gerir esses recursos naturaís do nosso país.
Acho que o governo devia também fiscalizar e punir severamente quem não cumpre com a legislação do governo em relação a manutenção de padrões de limpeza como forma de prevenção de fogos. Se as pessoas se recusam a pagar, e se recusam a fazer o que têm que ser feito, a culpa é do governo que não governa e impêm a lei, parece-me óbvio.
Talvez fosse também necessário de se fazer campanhas de educação às populações ruraís, e ao povo em geral, para se ter mais respeito pelo ambiente natural Português, para se ter orgulho na beleza natural do país, e que tomar medidas preventivas para que não se dêm fogos é contribuir para que continue a existir essa beleza natural, etc....
São algumas das ideias que me vêm à cabeça.