Então, suponho que falta:
- Montar as lanças
- Treinar e certificar tripulação do KC para reabastecimento ar-ar (ou isso foi incluido no treino inicial no Brasil?)
- Treinar e certificar tripulação dos EH-101 para reabastecimento ar-ar
Na minha opinião, se a decisão fosse tomada hoje, é coisa para demorar 2/3 anos.
Mas seria uma capacidade útil e com efeitos mediáticos assinaláveis numa altura em que o recrutamento é difícil.
Para a missão Combat SAR falta continuar a formação tática das tripulações para este tipo de missões, adquirir armamento defensivo (Miniguns/metralhadoras pesadas, por exemplo) para as aeronaves, atualização dos sistemas de navegação e comunicação, e atualização/modernização do sistema integrado de autoproteção eletrónica.
Para a missão SAR, não há interesse por parte da FAP em utilizar a capacidade de reabastecimento aéreo do EH-101 Merlin, ainda que a variante Mk.516 continue a ser hoje em dia primordialmente usada para busca e salvamento. As duas outras versões, Mk.514 SAR e Mk.515 SIFICAP, não possuem provisões para a instalação de uma lança de reabastecimento. Para Long Range SAR (LRSAR) temos o P-3C CUP+, o C-130H (este menos atualmente, por força das circunstâncias), e eventualmente no futuro os KC-390.