Com a nossa colecção de "indecisores políticos" temo que a minha solução seja a pior, mesmo que seja a mais barata se um estudo económico honesto o afirmar (devido tachistas e coisas do género).
Se os nossos "políticos" estiverem um pouco acima do nível intelectual e coragem da ameba e optarem pela G36 tal como foi fornecida aos GNR (com as miras duplas) então ficarei todo contente.
Mas continuo a dizer que a XM8 é uma G36 com refinamentos (por exemplo, esticando o indicador, deixando de primir o gatilho, podem soltar o carregador, algo que não podem fazer na G36 (mas que já podiam na M16).
Mudança de calibre: seria necessário mudar a cabeça do ferrolho (ou torneá-la (sp?) para a "abrir"), mudar cano e válvula de recepção de gás.
Dizem que não é preciso mudar de carregadores, mas os de 30 tiros .223 terão capacidade de, para aí, uns 25 tiros.
Se querem que vos digam, não tenho certezas. Não me parece que haja uma vaga de fundo suficiente para mudar de calibre, mesmo que haja alguns problemas.
Entretanto, vamos ver como a 77gr Mk262 Mod1 (5.56mm) se vai revelar.
É que poderá ser suficiente para resolver alguns dos problemas da M855, e assim teremos uma solução barata e razoávelmente eficaz, se bem que sempre inferior ao 6.8x43.
Balística:
http://www.constantforce.com/index4.htm;Forum:
http://64.177.53.248/ubb/Forum78/HTML/000512-5.html (este tema tem 16 páginas!
