Viva! Não, na verdade não posso ter a certeza de que Portugal não se vá envolver numa guerra. Mas também não vejo qual possa ser neste momento ou nos próximo anos, talvez décadas, a ameaça real do nosso território vir a ser invadido. Quem é que nos quereria invadir? Os espanhóis? Os marroquinos? As guerras hoje ganham-se pela via económica e essa já a Espanha nos ganhou à muito (infelizmente para nós).
Confesso que não percebo nada de estratégia militar. Nem nunca me interessei muito por isso. Mas no quadro actual em que Portugal se encontra (geográfico, político e económico - União Europeia), não creio que alguma vez venhamos a ser invadidos.
Se isso viesse de facto a ocorrer, também não era a GNR que nos ia defender do invasor. A GNR não tem equipamento, armamento nem homens treinados física e psicologicamente para a guerra. As velhas H&K G3 e Walther P38 não chegam!!!! nesse item, estão todos iguais: GNR; PSP; PJ; Guarda Prisional; Policia Maritima e SEF. Não creio que a GNR por ser uma força militar esteja em melhores condições relativamente às outras, de fazer frente a uma ameaça desse genero.
Quanto à necessidade de existência de forças armadas, vou dar-lhe a minha opinião (de leigo como já disse). Acho que faz muito mais falta navios ligeiros de superfície (“baratos”) em número suficiente para patrulhar convenientemente as nossas águas (continente, Açores e Madeira) do que os dois submarinos que querem comprar. Os recursos subaquáticos – peixe – estão a ser roubado e nós portugueses não estamos a fazer nada para impedir isso. No Açores está estacionada uma Corveta (ou Fragata, não sei) para aquela imensidão de mar. Quanto aos F16, acho que não nos fazem falta nenhuma, nós precisamos é de aviões para apagar incêndios, patrulhar as tais águas de que falei à pouco e de helicópteros para ajudar em salvamentos (também podiam servir para patrulhar a zona económica exclusiva). Carros de combate? Os M60 estão velhos, a sua substituição vai custar uma fortuna. Esse dinheiro dava muito mais jeito aplicado na educação/ensino e em cuidados médicos para a nossa população. Fecham-se hospitais, maternidades, centros de saúde e escolas no interior do país, por falta de dinheiro!!!!!!!! Que falta nos fazem os carros de combate, os F16 e os submarinos aqui no nosso território? Achei piada àquela situação (no tempo do Sr. Ministro Paulo Portas) em que foi usado um submarino para apanhar uns traficantes de droga, numa tentativa infantil justificar a existência e a necessidade absoluta desta arma na nossa marinha de guerra. Com um décimo do dinheiro gasto na aquisição de um só submarino, dava para comprar uma lancha rápida para cada agente da Polícia Marítima, empestávamos as nossas águas com lanchas rápidas, não havia traficante que se atrevesse a entrar nas nossas águas.
Esta é a minha opinião simplista de uma problemática muito mais abrangente, quis apenas responder ao Jorge Pereira e não quero entrar em polémica.
Um abraço a todos.