Hummm, deixa-me pensar...
Enquanto Portugal, nos últimos 30 anos, evoluiu bastante (é o que me parece, pelo que leio a respeito), o Brasil parece ter fetiche pelo atraso e terceiro-mundismo. Políticas econômicas retrógradas (lembro-me muito bem do Plano Cruzado em 1986, chegou a faltar comida nos mercados de minha cidade!), admiração por regimes toscos como Cuba, a casta superior de Brasília vivendo num mundo à parte (com seus cargos comissionados, às custas do povo). Essa teoria de que a culpa pelo atraso é de Portugal é irmã de outra teoria muito em voga por aqui, onde a culpa é dos EUA + FMI + etc.
Eu fico admirado na época das eleições, é incrível a quantidade de gente que passa a vida reclamando, mas na eleição se vende por um milheiro de tijolos ou um fogareiro a gás. E depois das eleições, dá-lhe reclamar de novo. Patético.
Este povo não se preocupa com nada. Só quer saber de Big Brother Brasil, futebol, bunda da Juliana Paes, etc. Assistir bons programas de TV? Nem pensar! Procurar informar-se sobre o que realmente acontece em Brasília? Longe disso! (Por favor, estou generalizando. Eu sei que muita gente não é assim, mas vocês sabem que a maioria não quer nada com nada.)
É hora do Brasil acordar e levantar de seu "berço esplêndido", e ter a certeza de que o processo de transformação de um país melhor ocorre de dentro para fora. Há muita coisa para ser corrigida no modo como pensamos, como conduzimos o país e como escolhemos quem nos representa.
Agora, se me perguntam se eu acho que este país tem jeito? Olha, sinceramente, eu já perdi as esperanças. Eu nem assisto mais noticiários na TV (só sobre economia), porque é um desgosto atrás do outro. Pode melhorar algumas coisas (com muito esforço), mas existem outras coisas que parece que não mudarão nunca.