Subdesenvolvimento do Brasil, culpa portuguesa?

• 18 Respostas
  • 7531 Visualizações
*

J.Ricardo

• Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 04, 2005, 10:04:59 pm »
Citação de: "papatango"
Eu não digo que tenha sido uma opção do próprio Lula. Mas num governo que tem pessoas do calibre do Sr. Gilberto Gil, não é uma decisão estranha.

Hahahaha

Em relação ao Gilberto Gil não se preocupe, a única função dele no governo é ficar dançando com nativos africanos nas intermináveis visitas que o Lula faz pelos lados da África. Aliás se querem dar um lição naquele idiota é só fazerem um movimento de boicote a seus discos (CD), que ele rapidinho vai mudar de opinião!!! :wink:

*

Guilherme

• Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 11, 2005, 03:00:11 pm »
Hummm, deixa-me pensar...

Enquanto Portugal, nos últimos 30 anos, evoluiu bastante (é o que me parece, pelo que leio a respeito), o Brasil parece ter fetiche pelo atraso e terceiro-mundismo. Políticas econômicas retrógradas (lembro-me muito bem do Plano Cruzado em 1986, chegou a faltar comida nos mercados de minha cidade!), admiração por regimes toscos como Cuba, a casta superior de Brasília vivendo num mundo à parte (com seus cargos comissionados, às custas do povo). Essa teoria de que a culpa pelo atraso é de Portugal é irmã de outra teoria muito em voga por aqui, onde a culpa é dos EUA + FMI + etc.

Eu fico admirado na época das eleições, é incrível a quantidade de gente que passa a vida reclamando, mas na eleição se vende por um milheiro de tijolos ou um fogareiro a gás. E depois das eleições, dá-lhe reclamar de novo. Patético.

Este povo não se preocupa com nada. Só quer saber de Big Brother Brasil, futebol, bunda da Juliana Paes, etc. Assistir bons programas de TV? Nem pensar! Procurar informar-se sobre o que realmente acontece em Brasília? Longe disso! (Por favor, estou generalizando. Eu sei que muita gente não é assim, mas vocês sabem que a maioria não quer nada com nada.)

É hora do Brasil acordar e levantar de seu "berço esplêndido", e ter a certeza de que o processo de transformação de um país melhor ocorre de dentro para fora. Há muita coisa para ser corrigida no modo como pensamos, como conduzimos o país e como escolhemos quem nos representa.

Agora, se me perguntam se eu acho que este país tem jeito? Olha, sinceramente, eu já perdi as esperanças. Eu nem assisto mais noticiários na TV (só sobre economia), porque é um desgosto atrás do outro. Pode melhorar algumas coisas (com muito esforço), mas existem outras coisas que parece que não mudarão nunca.

*

J.Ricardo

• Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 11, 2005, 06:14:40 pm »
Neste ponto (e em outros tantos) concordo com você, se existe um culpado pelo atraso em que o Brasil esta hoje, é o povo brasileiro que pouco faz (e fez na história) para mudar a situação em viviamos/vivemos. Pouco fez para para escolher bem seus representantes no governo antes do golpe, pouco fez para retirar os militares do governo e pouco faz para escolher bem seus representantes hoje, mas também vamos ser coerentes, para uma família que quase não tem o que comer no nordeste, nunca viu um livro na vida, a chegada da eleição é um dos momentos mais esperados (o outro é a chuva) pois ai vai ganhar uma cesta-básica para alimentar seus filhos, vai ganhar um dinheiro para gastar no boteco, vai poder comprar uns trapos pros filhos (que são muitos), o mesmo vale para um favelado que quase não não expectativa de vida. Desse povo, pouco se pode esperar, mas e classe média (que somos nós) que tem cultura, educação, meios de se informar, o que faz???

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23411
  • Recebeu: 4311 vez(es)
  • Enviou: 3044 vez(es)
  • +3238/-4586
Brasil-Portugal
« Responder #18 em: Julho 28, 2005, 12:57:31 pm »
Nós estivemos sobre um regime ditatorial que dizia que os Portugueses tinham é que trabalhar e deixar a escola e todas as áreas do pensamento para as famílias de bem. O meu pai tem a 4ª classe, a minha mãe tem o antigo 6º ano mas que foi tirado à noite quando já estava a trabalhar. No entanto eu tenho o 12º ano, mais um curso de 2 anos técnico-profissional, portanto acho que houve uma franca mudança na sociedade portuguesa nos últimos 30 anos.
Se Portugal devia mudar os funcionalismo público e reduzir a burocracias é algo que todos nós concordamos. No entanto posso garantir-lhes que tb isso mudou bastante nos últimos anos, os portugueses é que ainda não se deram conta.
Eu falo todos os dias com pessoas de todo o mundo, umas dizem que isto é o paraíso, outras dizem que é o inferno, mas todas dizem que Portugal e os Portugueses primeiro estranha-se e depois entranha-se. Ficam todos com bastantes saudades. Acabei de mostrar os textos deste tópico a um Italiano e ele disse que isto não é um mal português mas sim latino. Então quem é que tem razão? Os que dizem que Portugal é "#$%&/, ou os que dizem que é o paraíso? Eu acho que fica algures no meio! Acho que os Portugueses são um tanto manioco-depressivos e basta vir um ventinho dizem logo que é um temporal. Não há dúvida que nós adoramos curtir o fado da vida. É a nossa maneira de ser!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...