Só mais um off-topic em relação ao AN-70 versus A400M. a empresa ANTONOV como a SUKHOI, MYKOYAN, ILYUSHIN etc do ex-bloco soviético eram acima de tudo organizações que desenhavam aviões e criavam os protótipos que depois eram fabricados pelas diversas fábricas espalhadas pelo País.
Por esse prisma não havia nenhum obstáculo económico a ser fabricado na Ucrânia ou na Europa, pois para o pessoal da ANTONOV financeiramente o resultado era similar. Seria muito semelhante ao que passa na relação dos estaleiros navais com os gabinetes de arquitectura naval, tal como sucedeu em vários projectos do ENVC.
De certeza que os "Doutores e Engenheiros"

da MBDA e outras companhias europeias terão usado os argumentos dos postos de trabalho, perda de capacidades de design etc... ignorando convenientemente que os componentes de um avião vêm de todo o mundo e que muitos deles até são fabricados ou nas suas fábricas ou de empresas associadas.
Ainda mais of-topic sempre achei irónico que os indivíduos/entidades que são nos diversos países grandes defensores da produção nacional, inclusive apoiando a fusão de empresas para ganharem "massa crítica" no mercado internacional e criando monopólios no mercado nacional, são os mesmos que em nome da racionalização económica e da competitividade acabam por extinguir mais postos de trabalho e recorrer à subcontratação ou deslocalização da produção. No caso de um país à beira-mar plantado esses campeões nacionais até acabam vendidos ao melhor preço após os artistas que os dirigiam terem tido oportunidade de mostrarem toda a sua incompetência e eventual falta de escrúpulos.
Cumprimentos,
nota: o post acabou com uma emenda por ter carregado na teclas shift... acidentalmente