Na minha opinião isto não é nada mais que uma consequência natural da mentalidade que tem vindo a ser imposta em Portugal desde o 25 de Abril, que é:
Democracia = anarquia
Não há respeito pela lei, não há respeito pela policia, não há respeito pela propriadade dos outros, nem pela propriadade pública (a merda do grafiti), não se respeita a lei da estrada, não se pune quem quebra a lei, enfim, uma bandalhice.
E mais, não só não deixam a policia fazer o seu trabalho como o deve fazer, nem os equipam para o fazer. E em vez de se aplicar pressão na policia para estes perseguirem e imporem a lei, encurtam-lhes as rédeas de atuação.
Cá por mim sou adepto do "cacetada" igual para todos, branco, preto, chinês, indiano, azul, amarelo, etc....cercar estes bairros onde há criminilidade e fazer rusgas de levar toda a gente preso. Quem anda a conduzir bêbado, prisão com eles, e carro apreendido. Quem anda a conduzir com velocidade a mais, multas pesadas, aumento de seguro em 100%, e senão pagarem ficam sem o carro, e perdem a carta. Quem anda a pintar grafiti ranhoso em propriadades alheias, multas pesadas, prisão, e ainda serem obrigados a limparem aquilo que sujaram.
Já chega de bandalhice, democracia não é sinômino de desrespeito à lei.