eu juro que li e tornei a ler este tópico outra vez e não consigo entender porque quase se teima em dizer que os Paras são a melhor unidade para ir para o GOE em detrimento de outras unidades das nossas FAP.
de todas as forças especiais ou tropas especiais que temos nas forças armadas nos vários ramos, vamos continuar a bater na mesma tecla dos paras serem a melhor força para quem quer ingressar no GOE só porque o Simbolo do GOE é similar ao dos paras? e a boina pelos vistos também é...
e o andar a discutir se são o maior grupo ou menor ou com maior representativade ou não...
a mim isso quer-me parecer que é errado e não faz sentido, porque esses elementos já foram paras, ou rangers ou comandos, já não o são.
neste momento são elementos de uma outra unidade numa outra força, pelo que honestamente não vejo que as coisas se possam colocar no sentido de serem mais ou menos representativos ou estarem em maior ou menos numero que as restantes unidades...
é isso que vai ditar a superioridade ou inferioridade de uma unidade em detrimento de outras?
eu não percebo muito do assunto, mas por exemplo um ranger, um Comando, um fuzileiro, ou elemento de um DAE ou um Rescom ou de que outra unidade seja, não estará ele apto para ser um elemento do DAE?
é claro que todas estas unidades devem ter treinos e doutrinas diferentes umas das outras, mas também se ingressarem num GOE, os operacionais vão ter a formação necessária pelo que não entendo o porque de se dizer que esta unidade é melhor que a outra para se aceder ao GOE....
a unica vantagem que honestamente eu vejo de alguém que já tenha estado em tropas ou forças especiais é que já tem certamente um maior know how que os restantes elementos que se calhar vêm apenas dos quadros da PSP com a formação básica que lhes é dada na escola de policia.
isto faz-me lembrar aquelas conversas tipicas de militares que se ouvem nos comboios do a minha unidade é melhor que a tua...