Acabam de anunciar.
Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/donald-trump-e-eleito-presidente-dos-estados-unidos-projeta-cnn/
E os republicanos estão também a fazer 'barba e cabelo': já levaram o senado e estão próximos da maioria na câmara.
Sds
Sinceramente, considerando que nas últimas semanas as sondagens apontavam todas para um empate técnico em termos de numero total de votos e sabendo-se que normalmente há uma franja do eleitorado que nunca diz nas sondagens que vai votar no Trump, o resultado acaba por não surpreender muito.
Putin e a Mariconaria internacional de armário, tiveram um dia em grande.
A pessoa mais perigosa na futura administração poderá ser o vice "desmariconizado", com a sua relação mais ou menos aberta com o oligarca maricas, Peter Thiel.
Aliás não deixa de ser engraçado que numa vitória eleitoral movida pelo ódio aos imigrantes, entre os principais apoiantes da campanha de Trump estejam o oligarca sul africano Elon Musk, a familia oligarca australiana Murdoch e este Peter Thiel, que também é um imigrante alemão.
Todos estes oligarcas, são demasiado poderosos e muito mais ricos que Donald Trump e a sua família toda junta.
Para controlar Trump, basta dizer-lhe coisas bonitas e fazer muitos elogios. O Trump derrete-se todo e diz que sim a tudo.
O problema, é que meia hora depois o Trump já não se lembra do que disse, pelo que o controlo do acesso ao presidente vai ser da maior importância.
Aparentemente o controlo do acesso estará nas mãos de um dos filhos, cuja relação com Peter Thiel e Elon Musk levou à escolha do senhor Vance do rimel para vice presidente...
O princiupal problema agora é que Trump já não tem os nomes sonantes que poderia ter no passado. Os generais que ele queria que fossem fieis, já disseram o que ele é, O projeto 2025 prevê a colocação nos lugares chave, de pessoas que obedeçam, e não de pessoas que sejam competentes.
Esta parte da América não entende, que a administração americana criou o país. O que eles chamam de "Deep State" é o cimento que mantém o país junto.
Ao atacar a máquina burocrática, pode-se poupar dinheiro, mas está-se a destruir as paredes da casa.
A mais antiga burocracia do mundo é a chinesa. Era considerada no século XIX completamente ultrapassada e obsoleta e era segundo muitos chineses, a razão da decadência chinesa que passou de país mais rico do planeta durante as guerras napoleónicas, para um país na idade da pedra.
Há quem afirme que, a razão da decadência, foi a destruição do edificio burocrático chinês, sem o qual a dinastia Qing (1) pura e simplesmente se desmoronou.
O trabalho dos chineses já depois de Mao Tsé Tung, não foi só a industrialização e modernização da China, foi também a reconstrução do enorme edificio da burocracia que mantém o país governável.
Alguns oligarcas americanos pensam que podem destruir o "Deep State" ...
Querem faze-lo se isso lhes permitir ganhar mais dinheiro.
O feitiço pode no entanto voltar-se contra o feiticeiro.
(1) - Já agora uma curiosidade engraçada, mas que eu gosto de lembrar às pessoas para análise dentro do contexto, é que a última dinastia imperial da China, a dinastia Quing, teve uma duração quase igual à dinastia dos Bragança. Começou quatro anos depois e acabou dois anos depois.