Agora temos que aguardar pelas teorias conspirativas, que seguramente não vão faltar.
A verdade é que o Serviço Secreto já esteve envolvido em vários escandalos no passado e a sua eficácia tem sido posta em causa.
A maior parte do trabalho do Serviço Secreto, nem sequer é conhecida, porque eles são responsáveis pela segurança de todos os ex-presidentes americanos.
Sempre que um ex-presidente vai a algum lugar, o Serviço Secreto tem que se deslocar com toda a parafernália atrás. São um serviço profissional, mas como todo o serviço do estado, em alguns casos começa a ser descuidado.
O que é mais estranho, é que não tenha havido mais atentados ...
Isto era uma coisa inevitável, era apenas uma questão de tempo...
Mas a verdade, é que é uma tradição americana e poderá ter relação com o sistema político e com a falta de sistemas de escape ou válvulas de escape.
Em Portugal, por exemplo, o presidente da República é suposto ser uma válvula de escape do sistema político, e é por isso que tem os poderes que tem (que deviam ser utilizados apenas in extremis).
Na América, não há válvula de escape, o sistema é pensado para manter tudo na mesma e até elegem um vice-presidente, cuja única utilidade é substituir o presidente, caso este morra.
Outro bloqueio, é o supremo, onde os juízes são vitalicios e só saem quando morrem.
A América é um país novo, mas o seu sistema politico - a sua democracia - é velha, caquética e bolorenta, inspirada no senado da República Romana.