........... a China até podia pagar o petróleo em galinhas, pedaços de rocha do Tibete ou em processadores de computadores, isso é indiferente, o que interessa (e para pecado dos europeus), é que o petróleo é expresso em dólares. O dólar é que serve de referência. Quer isto dizer que se o yuan desvalorizar em relação ao dólar, vai ter de entregar mais yuans aos Russos para pagar as mesmas quantidades de petróleo. Percebes o poder que isto dá aos americanos?
Precisamente por causa disso, faço todos os votos para que o Euro vença e não seja destruído, como querem americanos e russos........... basta ver de onde vêem as vozes da desgraça: O euro vai acabar..... é melhor Portugal saír do euro........ o euro é um erro......
Com todo o respeito, estás enganado. As commodities até podem estar tabeladas em denários romanos, caricas da superbock ou cascas de caracol, interessa é a moeda em que depois a transacção é efectuada e quem controla a emissão dessa moeda. Se eu pago em rublos ou yuans e controlo a emissão dessa moeda, tanto faz que a moeda de tabela seja outra.
Agora se o país que vende só aceitasse o USD (como a Arábia Saudita e toda uma série de países antes) aí sim, terias razão no que escreves.
O Foxtroop não percebeu o que eu queria dizer ou não me fiz entender. O Petróleo vendido em todo o mundo é cotado em dólares, seja o Brent ou seja o wti. Outra coisa totalmente diferente é na moeda que ele é transaccionado. Vou tentar explicar em miúdos......
Os EUA têem uma enorme vantagem sobre qualquer outro país, pelo facto dos commodities (maiores bens de consumo como petróleo, ouro, cobre, prata, níquel, alimentos, etc) serem cotados todos eles em dólares! Só este enorme facto faz com que as variações mundiais das economias, principalmente as crises, sejam muito menos sentidas pelos americanos, porque não há variação cambial, é tudo cotado em dólares!!!!!
Pelo contrário, todos os outros países do mundo, para além das crises simétricas ou assimétricas sofridas como os americanos, ainda têem o enorme problema de sofrer com a diferença de câmbio da sua moeda em relação ao dólar!!!! É que só economias muito fortes aguentam uma moeda forte sem desvalorizar (temos o euro, franco suiço, libra, iene e pouco mais), todas as outras economias com moedas mais fracas (tendência para desvalorizar a sua moeda), vão comprar o petróleo cada vez mais caro! (era o que acontecia com Portugal quando tínhamos o escudo, como a nossa moeda estava sempre a desvalorizar, cada vez ficava mais caro comprar o petróleo).
Agora ao petróleo some-lhe o ouro, o cobre, o alumínio, prata, níquel, bens alimentares, etc.......
Percebe agora o poder económico que isto dá aos EUA? É que eles têem uma moeda que é o principal referencial de quase todos os bens no mundo, e são apenas eles que podem imprimir dólares!
Fui claro? Por isso devemos para nosso bem, esperar que o euro vingue, mesmo que nos custe bastante.
Abraço