O A119Kx é o único que está vocacionado para fazer Medevac, é o que tem a cabine mais espaçosa e versátil da classe.
O H125 por exemplo para caber uma maca instalada com o equipamento de suporte de vida devidamente instalado, tem de ser retirado o assento de um dos pilotos. Operando a aeronave só com um piloto.
Para missões SAR (costeiro) e treinamento de pilotos estão os dois muito equiparados.
Transporte, o A119Kx leva uma enorme vantagem, Pode levar confortavelmente 6 passageiros ou tropas. O H125 (excluindo os pilotos) leva 2 sem dificuldade, 3 assim-assim e 4 apertados.
Autonomia não tem qualquer comparação, o Leonardo leva também uma enorme vantagem.
A haver critérios de escolha objectivos o A119Kx ganha claramente. Agora se o concurso se tornar apenas num pró forma que é para fazer ganhar o H125 que é para depois aproveitar os 3 já existentes na Protecção Civil, tudo não passará mais de outra palhaçada tipica à portuguesa em que as FA's são altamente profícuas nesta matéria.
Esperemos que não. Porque com esta "malta", fruto das experiências do passado, temos de estar sempre com um pé atrás.