Substituição dos Allouette III

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #315 em: Maio 19, 2017, 05:32:02 pm »
Mantendo o tema do Eurocopter/Airbus também existe o H-130 que é uma versão do H125 com fenestron e uma cabine mais espaçosa, mas do qual não existe versão militar, e que ainda estará dentro dos 20M€ para cinco/seis helicópteros.

Está aqui o link
http://airbushelicoptersinc.com/images/products/ec130/ec130b4-tech_data_2009.pdf

Cumprimentos
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #316 em: Maio 19, 2017, 05:57:30 pm »
Mantendo o tema do Eurocopter/Airbus também existe o H-130 que é uma versão do H125 com fenestron e uma cabine mais espaçosa, mas do qual não existe versão militar, e que ainda estará dentro dos 20M€ para cinco/seis helicópteros.

Está aqui o link
http://airbushelicoptersinc.com/images/products/ec130/ec130b4-tech_data_2009.pdf

Cumprimentos

Tanto é derivado do Ecureil/Fennec, como é a versão mais larga do H120 Colibri, em tempos falado para a FAP para a missão de instrução de pilotagem em helicópteros.

Fossem os requisitos mais ambiciosos e o bimotor H145M, ex-EC645 T2, é que vinha mesmo a calhar.  ;)

Saudações Aeronáuticas,
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tenente

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #317 em: Maio 19, 2017, 09:51:20 pm »
Mantendo o tema do Eurocopter/Airbus também existe o H-130 que é uma versão do H125 com fenestron e uma cabine mais espaçosa, mas do qual não existe versão militar, e que ainda estará dentro dos 20M€ para cinco/seis helicópteros.

Está aqui o link
http://airbushelicoptersinc.com/images/products/ec130/ec130b4-tech_data_2009.pdf

Cumprimentos

Independentemente da versão que vai ser adquirida, H125 ou mesmo o H130, que eu não acredito......... lembra-me este modelo onde, na década de 80, andei por algumas vezes, só isso, o que me leva a concluir que andamos mesmo de cavalo para Burro, sem ofensa aos equídeos !!

https://en.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9rospatiale_Gazelle

Abraços
« Última modificação: Maio 19, 2017, 09:53:06 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #318 em: Maio 20, 2017, 10:38:21 am »
Mantendo o tema do Eurocopter/Airbus também existe o H-130 que é uma versão do H125 com fenestron e uma cabine mais espaçosa, mas do qual não existe versão militar, e que ainda estará dentro dos 20M€ para cinco/seis helicópteros.

Está aqui o link
http://airbushelicoptersinc.com/images/products/ec130/ec130b4-tech_data_2009.pdf

Cumprimentos

Tanto é derivado do Ecureil/Fennec, como é a versão mais larga do H120 Colibri, em tempos falado para a FAP para a missão de instrução de pilotagem em helicópteros.

Fossem os requisitos mais ambiciosos e o bimotor H145M, ex-EC645 T2, é que vinha mesmo a calhar.  ;)


Se o ministro vê isto... :rir: :jok:
Citar
Hindustan Aeronautics Limited (HAL) has been awarded a contract by the Indian Ministry of Defence (MoD) for delivery of new Cheetal helicopters to the country's army.

The Rs4.18bn ($77.2m) contract covers production and supply of 20 helicopters, as well as associated equipment to the army.

Under the contract, which represents the first Cheetal helicopter delivery order for the service, HAL will also deliver training to pilots and technical crew.

Ordered for boosting the army's ability to conduct high-altitude operations in areas such as Siachen, the aircraft are being procured following persistent delays in acquiring new 197 light utility helicopters (LUH).

HAL has so far delivered nine out of the ten Cheetal helicopters ordered by the Indian Air Force (IAF) in 2006.

http://www.army-technology.com/news/newsindian-army-orders-cheetal-helicopters-hal






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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #319 em: Maio 20, 2017, 11:59:40 am »
Citar
Hindustan Aeronautics Limited (HAL) has been awarded a contract by the Indian Ministry of Defence (MoD) for delivery of new Cheetal helicopters to the country's army.

The Rs4.18bn ($77.2m) contract covers production and supply of 20 helicopters, as well as associated equipment to the army.

Under the contract, which represents the first Cheetal helicopter delivery order for the service, HAL will also deliver training to pilots and technical crew.

Ordered for boosting the army's ability to conduct high-altitude operations in areas such as Siachen, the aircraft are being procured following persistent delays in acquiring new 197 light utility helicopters (LUH).

HAL has so far delivered nine out of the ten Cheetal helicopters ordered by the Indian Air Force (IAF) in 2006.

http://www.army-technology.com/news/newsindian-army-orders-cheetal-helicopters-hal






Cumprimentos

O Lama indiano? Não dês ideias ao Costa sff.  ;D

O H145M foi um devaneio meu... um heli bimotor e por 8M€ cada? Nem pensar!  ::)
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #320 em: Junho 03, 2017, 07:18:19 pm »
Será que o vencedor já anda aí ?
 

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #321 em: Junho 03, 2017, 07:30:26 pm »
Será que o vencedor já anda aí ?

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ARIES

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #322 em: Junho 17, 2017, 12:26:26 pm »
Paris Air Show: European helicopter procurement
Shephard takes a look at the incumbent aircraft for Germany, Italy and Portugal and considers the future of their fleets and the capabilities the services might require.
https://www.shephardmedia.com/news/rotorhub/paris-air-show-european-helicopter-procurement/
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #323 em: Junho 17, 2017, 12:43:26 pm »
Paris Air Show: European helicopter procurement
Shephard takes a look at the incumbent aircraft for Germany, Italy and Portugal and considers the future of their fleets and the capabilities the services might require.
https://www.shephardmedia.com/news/rotorhub/paris-air-show-european-helicopter-procurement/

O Enstrom Falcon também está a ser considerado??? Que temível máquina de guerra...   :jaja2: ::)
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #324 em: Junho 17, 2017, 01:24:44 pm »
Paris Air Show: European helicopter procurement
Shephard takes a look at the incumbent aircraft for Germany, Italy and Portugal and considers the future of their fleets and the capabilities the services might require.
https://www.shephardmedia.com/news/rotorhub/paris-air-show-european-helicopter-procurement/

O Enstrom Falcon também está a ser considerado??? Que temível máquina de guerra...   :jaja2: ::)


 :rir:
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #325 em: Junho 17, 2017, 02:18:03 pm »
Já não me estou a lembrar se havia algum requisito que impedisse algo como o Enstrom Falcon de competir no concurso. É que passando depois a época de incêndios já ninguém se lembra de adquirir helicópteros capazes de fazer combate a incêndios para a FAP. No máximo até dizem que a FAP não tem recursos humanos suficientes e que portanto não fazia sentido estar a adquirir algo mais que um simples Enstrom ou Robinson.

De notar que a Guiné-Equatorial parece também operar uns quantos Enstrom, portanto depois até podíamos enviar os nossos pilotos para lá para receber formação. Até visto que eles também são um país membro da CPLP. :) :anjo:

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #326 em: Junho 17, 2017, 03:37:38 pm »
Já não me estou a lembrar se havia algum requisito que impedisse algo como o Enstrom Falcon de competir no concurso. É que passando depois a época de incêndios já ninguém se lembra de adquirir helicópteros capazes de fazer combate a incêndios para a FAP. No máximo até dizem que a FAP não tem recursos humanos suficientes e que portanto não fazia sentido estar a adquirir algo mais que um simples Enstrom ou Robinson.

De notar que a Guiné-Equatorial parece também operar uns quantos Enstrom, portanto depois até podíamos enviar os nossos pilotos para lá para receber formação. Até visto que eles também são um país membro da CPLP. :) :anjo:

Cumprimentos,

O link https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/107002700/details/maximized?at=c&serie=II&parte_filter=41&dreId=106982565 e até um Robinson R66 tinha hipóteses de ganhar com aqueles critérios de valoração.

Falta saber o mais importante, as peças do processo (como no VTLB que está a ser tratado pela nspa) mas isso só está acessível para consulta para os interessados que comprovem que se encontram autorizados para o exercício da actividade do comércio ou indústria de bens e tecnologias militares, em Portugal ou no país da sua sede.

Cumprimentos,
 
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #327 em: Junho 27, 2017, 05:08:54 pm »
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Os últimos voos da bolha
Portugal 27.06.2017 às 11h35 Pedro Miguel Costa, da SIC

O Governo autorizou a compra de cinco helicópteros ligeiros para, em 2018, substituir a frota de Alouette III da Força Aérea Portuguesa, que opera há mais de 50 anos. Conheça melhor este helicóptero, a que os operacionais chamam a "máquina", o "zingarelho", a "bolha"

Pedro Miguel Costa, da SIC
 
Carlos Fanado acabou ferido nos anos 60 na Guiné Bissau. Lembra-se ter sido a última grande emboscada que o PAIGC fez às tropas portuguesas, algures entre Piche e Nova Lamego. Olhando para trás, garante dever a vida a quem do ar chegou para o salvar. Pilotos e enfermeiros assumiam riscos elevados para voar onde o inimigo era certo. Para os homens que estavam no chão, o som do helicóptero é ainda hoje inesquecível. Já lá vão 54 anos desde que o primeiro chegou às mãos do país.

Portugal recebeu, diretamente de França, o primeiro Alouette III a 25 de Abril de 1963, na Base Aérea n.º 9, em Luanda, 4 anos depois do voo do primeiro protótipo. Foram produzidos cerca de 2000 Alouette III, sendo utilizados por mais de 200 operadores militares e civis colocando Portugal no terceiro lugar da lista. A aquisição deste helicóptero pelo estado português estava profundamente ligada ao momento histórico que o país atravessava, com o projeto ultramarino que Portugal ambicionava defender. Na Guerra de África, o Alouette III tornou-se essencial nas operações de contraguerrilha, nomeadamente, na infiltração e na extração vertical dos combatentes do exército diretamente na área do objetivo, no transporte tático de tropas, como helicóptero de ataque ao solo ou nas evacuações sanitárias.

Muitos militares devem-lhe a vida. A sua chegada significava a possibilidade de chegar a tempo ao hospital. Era ainda o que transportava as noticias da familia. Pela versatilidade das suas configurações foi ainda utilizado nas missões de ligação e como posto de comando, para o reconhecimento e o apoio de fogo. Em África, Portugal chegou a ter 142 Alouette III disponíveis para qualquer missão decidida pelas chefias. Ao longo da guerra, Portugal acabou por contribuir bastante para o desenvolvimento e evolução do helicóptero, um desenvolvimento reconhecido por parte da fábrica e dos outros países utilizadores.

Com o fim da guerra foi rapidamente reconvertido ao Teatro de Operações do espaço europeu: transporte tático, apoio aéreo ofensivo, busca e salvamento, evacuação médica e combate a incêndios. Todos os helicópteros regressam das ex-colónias. São divididos entre Tancos e o Montijo. No inverno, com as cheias, retiraram muita população isolada e em dificuldades e nos meses de verão estavam espalhados por todo o País para socorrer náufragos e banhistas e missões de apoio ao combate a incêndios. Ficarão ainda conhecidos para sempre pela sua Patrulha Acrobática, Rotores de Portugal, primeiro com quatro helicópteros e depois com três. Marcaram ainda presença na missão humanitária em Timor-Leste.

Quem o operou, diz que é extraordinário, extremamente manobrável e fiável. O Governo autorizou a compra de cinco helicópteros ligeiros para substituir a frota de Alouette III da Força Aérea Portuguesa, que opera há mais de 50 anos. A partir de 2018, a vida operacional do Alouette chega ao fim, ficando para sempre na história do país. Quando deixar de operar, terá sido até ao fim decisivo na formação de novos pilotos. Chamam-lhe a máquina, o zingarelho, a bolha. Promete deixar saudades entre pilotos, equipas de manutenção e antigos combatentes.

A Força Aérea Portuguesa celebra este ano o seu 65.º aniversário em várias localidades do distrito de Castelo Branco, com um festival aéreo, concertos, exposições e parada militar. Os pontos altos vão ser a cerimónia militar a 1 de julho, no Campo da Feira, e um festival aéreo no dia seguinte no aeródromo municipal, onde vão estar várias aeronaves em exposição incluído o Alouette III.

http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2017-06-27-Os-ultimos-voos-da-bolha
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #328 em: Junho 30, 2017, 10:16:39 pm »
Se o MDN sabe que encomendaram mais AL III à HAL...  ;D  :rir: :jok: :G-deal: http://hal-india.com/Product_Details.aspx?Mkey=54&lKey&CKey=26
Citar
Till date, HAL has produced and sold more than 350 of these versatile Helicopters which are in service both in India and abroad. Recently, HAL has received orders for Chetak helicopters from MOD Namibia & MoD Suriname.


Saudações  ;)
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #329 em: Julho 03, 2017, 08:01:59 pm »
Se o MDN sabe que encomendaram mais AL III à HAL...  ;D  :rir: :jok: :G-deal: http://hal-india.com/Product_Details.aspx?Mkey=54&lKey&CKey=26
Citar
Till date, HAL has produced and sold more than 350 of these versatile Helicopters which are in service both in India and abroad. Recently, HAL has received orders for Chetak helicopters from MOD Namibia & MoD Suriname.


Saudações  ;)

Não se consegue comprar cinco por 20M €, a Namíbia pagou 10M USD por 2 CHETAK. Os "clássicos" são mais caros que os helicópteros modernos :D

http://www.defenceweb.co.za/index.php?option=com_content&view=article&id=13611

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