Ou muito me engano ,ou este parece daqueles programas cujo vencedor já está escolhido à partida, ou seja, o AS350 B2 ou B3.
Desde o início que todo este concurso parece ter sido feito à medida do AS550 C3, hoje H125M Fennec.
De todas as missões que a FAP pretende que o novo helicóptero ligeiro execute - caso o vencedor seja o aparelho da hoje Airbus Helicopters - a que mais me levanta preocupações é o SAR costeiro. Parece-me que o Fennec é ligeiro demais para isso e que o Koala seria bem mais robusto para essa missão e para a de evacuação médica. Curioso ou talvez não, a missão de apoio aéreo próximo que o H125M até aparenta estar bem equipado para tal, não é mencionada nos requisitos. A não ser, claro, que venha a versão civil H125, antigo AS350B3e...

Com os sobreviventes B3 da ANPC, mais os cinco e dois de opção, dá um total de 10 aparelhos. De facto a coisa parece estar assim encaminhada.

Salvo-erro já foi por aqui insinuado que muito provavelmente os Kamov Ka32A-11BC serão vendidos. Apesar de todos os problemas que já enfrentaram, acho que isso a concretizar-se será um erro e que se poderia encontrar uma maneira destes aparelhos serem operados pela FAP, aí sim, para busca e salvamento costeiro, evacuação médica, combate a incêndios e mesmo operações especiais, com as Forças Armadas e forças de segurança. Mas que disparate estou eu para aqui a dizer?