À parte a substituição dos allouette's, acho que todos têem um bocado de razão, mas estão a confundir conceitos.
É verdade que a economia portuguesa cada vez cresce menos e de facto nunca crescemos tanto como antes do 25 de Abril (principalmente na década de 60), mas também não deixa de ser verdade que a base actual é de longe muito melhor e por conseguinte é cada vez mais difícil crescer. (
http://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+crescimento+real+do+PIB-2298)
Agora esquecendo a parte económica, o país deu o seu maior salto, não de 74 a 86, mas sim depois de 1986. Para o bem e para o mal não há sequer termo de comparação entre o que era o país antes de 1986 e depois desse ano e deixo alguns aspectos para comprovarem por vocês:
- Quantas auto-estradas havia antes de 86? Digo mais, com base num estudo académico, de 1945 até 1985 o país perdeu km de estrada (abandonadas)e só recuperou a seguir:
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/61562/1/000148960.pdf
- O que era a nossa economia fechada (protegida) e obsoleta em 85 e depois dessa data? (sabem como se abriam as latas de conserva até 85?)
- Rede de água e esgotos com fundos comunitários a subsidiarem mais de 90% do custo.
- Telecomunicações. Todas as infraestruturas recentes, foram financiadas com fundos comunitários.
- A agricultura e pescas, apesar dos erros cometidos entre portas, é inegável a transformação e a modernização do sector.
E podia continuar, para onde quer que olhemos, vemos placas azuis do co-financiamento comunitário. Sem dúvida que os 5 mil milhões de euros que recebemos anualmente fazem a diferença. Mas há factores de crescimento e evolução do bem estar da população que aconteceram depois de 74, como é o caso dos municípios. Vejam as obras mais ou menos polémicas, mas sem dúvida melhoraram o bem estar da população, para quem está longe do poder central.
Mas verdadeiramente a importância da UE tem na origem a colaboração transfronteiriça em todas as áreas, incluindo a saúde e a educação, que tem permitido que os nossos quadros visitem todos os outros países europeus e copiem as suas melhores ideias para implementarem cá. Mais ou menos como fazem as Forças Armadas quando fazem exercícios com os restantes países da NATO.
E lembrem-se de uma coisa, o euro pode ter muitos defeitos, mas nunca mais vamos ter outra moeda com taxas de juro tão baixas. Quem tem empréstimo habitação, qual é a taxa de juro que paga? Eu neste momento pago ao banco 0,094% de taxa de juro ao ano ao banco!!!!!! (já com o spread e euribor incluídas).