Não era um porta-aviões era um transporte de aviões (seaplane tender) e chegou a ser começado. Só não foi comprado porque a Libra desvalorizou e os italianos quiseram renegociar o preço. Portugal negou-se a renegociar o preço e os italianos não o chegaram a construir.
===============================
Quanto ao navio do projecto sul africano creio que há algo que é necessário entender.
O que o pdf mostra, é um estudo que saiu do projecto base, para corresponder às especificações da África do Sul.
Para Portugal, as especificações portuguesas pelo que sei não são nada parecidas com as da África do Sul. Por isso, um eventual NavPol para Portugal, poderá até ter um aspecto geral idêntico, mas não será igual.
Isto não é um porta-aviões, nem um porta-helicópteros.
A designação de porta-helicópteros depende da utilização e configuração do navio.
Tudo depende dos preços apresentados.
O que é importante, é que ao oferecerem o projecto (porque querem lançar o modelo) os alemãs abateram € 15 milhões no preço.
Devemos aguardar e ver o que a marinha decide. Não nos esqueçamos de que a marinha também optou pelo U-214 quando se preparava para adquirir o U-209 ou o Scorpéne.
Aguardemos, portanto.