Boa tarde!
Notícia interessante publicada hoje no DN:
Submarinos "são mais baratos" que fragatas
Submarinos como os que Portugal adquiriu custam 300 milhões de euros, metade de uma fragata da classe Vasco da Gama, informou ontem o comandante da esquadrilha de submarinos da Armada.
O capitão-de-mar-e-guerra Gouveia e Melo, que assistia a um debate organizado pelo Instituto Amaro da Costa sobre "Para que servem os submarinos?", adiantou que "uma fragata, em operação e manutenção, custa três vezes" mais que um submarino. "Se é pe-lo preço, então não teríamos fragatas", adiantou, aludindo às críticas a esse programa pelos valores envolvidos (cerca de mil milhões de euros por dois navios, parte dos quais resultantes do modelo de pagamento).
Gouveia e Melo precisou depois, ao DN, que um submarino como o Tridente ronda os 300 milhões de euros, enquanto uma fragata custa cerca de 600 milhões.
O almirante Vidal Abreu (antigo comandante da Armada) historiou os 17 anos de evolução do processo (em vez dos habituais 10, noutros países), enquanto o vice--almirante Reis Rodrigues (ex-n.º 2 do ramo) reafirmou o "papel único" dos sub no "controlo do mar" e na "defesa dos interesses" lusos.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1545247Suponho que o Sr.Capitão-de-mar-e-guerra se refira ao custo do bem (em linguagem contabilistica, o imobilizado corpóreo) em si mesmo aos quais poderão acrescer os custos de eventuais
upgrades ao longo do tempo e que ficarão a fazer parte do imobilizado, sem contabilizar os custos financeiros mobilizados para a sua aquisição.
Teremos depois os custos para manutenção e/ou operação do bem (recordo-me de numa vista á fragata Alvares Cabral F333, se não estou errado, o guia da visita ter referido que de cada vez, ou um x numero de vezes, que eram accionadas as turbinas do navio, terem de ser revistas) e tambem os custos com o pessoal para a operação do bem, treino, alimentação, salários, etc etc.
Penso tambem que quanto ao numero de navios e quanto aos custos para os operar, existem determinados tipos de custos fixos que não variam consoante o numero de navios, como por exemplo o caso das instalações de apoio.
Estarei errado?

Respeitosos cumprimentos