Mercosul

  • 5 Respostas
  • 986 Visualizações
*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1566
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +45/-2752
Mercosul
« em: Setembro 16, 2025, 09:48:00 pm »
Mercosul e Efta assinam acordo que cria zona de livre comércio com PIB de US$ 4,3 tri

Tratado entre bloco sul-americano, presidido temporariamente pelo Brasil, e grupo que reúne Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein vai liberalizar 97% das exportações e deverá baratear chocolate suíço e bacalhau norueguês.

https://www.infomoney.com.br/economia/mercosul-e-efta-assinam-acordo-que-cria-zona-de-livre-comercio-com-pib-de-us-43-tri/

Sds
não vim para somar e sim para dividir
JC
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1566
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +45/-2752
Re: Mercosul
« Responder #1 em: Novembro 27, 2025, 03:54:26 pm »
Mercosur: Javier Milei viaja a Brasil para una cumbre marcada por la inminente firma del acuerdo con la Unión Europea

El presidente Javier Milei viajará a Brasil para participar de la cumbre de líderes del Mercosur prevista para el 17 de diciembre, un encuentro que este año adquiere un peso adicional por la confirmación de que el acuerdo entre el bloque sudamericano y la Unión Europea será firmado tres días después, el 20 de diciembre, también en territorio brasileño.
...

https://www.ambito.com/politica/mercosur-javier-milei-viaja-brasil-una-cumbre-marcada-la-inminente-firma-del-acuerdo-la-union-europea-n6218201
Sds
não vim para somar e sim para dividir
JC
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1566
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +45/-2752
Re: Mercosul
« Responder #2 em: Novembro 28, 2025, 01:03:27 am »
Pero...

Macron diz que acordo entre Mercosul e UE ainda é insatisfatório

Declaração contradiz promessa do presidente Lula de assinar pacto com europeus no dia 20 de dezembro e foi dada em Paris a grupo de empresários brasileiros

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/americo-martins/economia/macroeconomia/macron-diz-que-acordo-entre-mercosul-e-ue-ainda-e-insatisfatorio/

Sds
não vim para somar e sim para dividir
JC
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1566
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +45/-2752
Re: Mercosul
« Responder #3 em: Dezembro 09, 2025, 01:36:29 am »
A torcer que esse acordo de """livre""" comércio, saia... é nunca.

UE se blinda contra produtos agrícolas e põe acordo com Mercosul em risco
...
a Comissão Europeia (braço executivo da UE) propôs um mecanismo para suspender os descontos aplicados nas tarifas de importação a produtos agrícolas do bloco sul-americano caso eles "prejudiquem" produtores europeus.
...
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/ue-se-blinda-contra-produtos-agricolas-e-poe-acordo-com-mercosul-em-risco/

🤮
não vim para somar e sim para dividir
JC
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1566
  • Recebeu: 225 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +45/-2752
Re: Mercosul
« Responder #4 em: Dezembro 17, 2025, 09:18:13 pm »
Enquanto os agricultores 'queimam' (ou enchem de merd@) Paris, Lula pressiona:

Lula dá ultimato à UE sobre acordo com Mercosul: Se não fizer agora, Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente

https://istoedinheiro.com.br/lula-ultimato-ue-acordo-mercosul

Espero que esse acordo 'caracu' caia.
Pouco de bom veio de europa e nada de bom a esperar dali no futuro.

 c56x1

não vim para somar e sim para dividir
JC
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4754
  • Recebeu: 3060 vez(es)
  • Enviou: 1650 vez(es)
  • +8185/-6460
Re: Mercosul
« Responder #5 em: Dezembro 18, 2025, 10:27:58 am »
Para quem não perceber porque é difícil haver um acordo com o Mercosul, aqui está a resposta do porquê:

Já começou o grande protesto dos agricultores em Bruxelas. Veja as imagens

São esperados mais de 12 mil agricultores dos diferentes Estados-membros. Confederação de Agricultores Portugueses também vai estar no protesto.





Bruxelas, na Bélgica, é esta quinta-feira palco de um dos acontecimentos do dia que promete concentrar atenções. Milhares de agricultores dos diferentes países da União Europeia juntam-se para um grande protesto contra a nova Política Agrícola Comum (PAC). Os primeiros agricultores já chegaram à capital belga, onde vão protestar contra a redução do orçamento europeu para o setor agrícola.

"Estas políticas representam um retrocesso para a PAC, a única política verdadeiramente comum na Europa. Não se compreende que, quando o Orçamento da União Europeia aumenta 40%, se proponha uma redução de 20% para a agricultura, dando prioridade a outras áreas, como o investimento em defesa", sublinhou Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, num comunicado divulgado nesta semana.

A CAP, que estará representada por 20 agricultores, estima que mais de 12 mil profissionais do setor vão juntar-se ao protesto em Bruxelas. A concentração está oficialmente convocada para as 11:00 horas de Lisboa e deverá durar até às 14:30 horas. 

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) também vai estar na mira de vários protestantes.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/agricultura-e-pescas/detalhe/ja-comecou-o-grande-protesto-dos-agricultores-em-bruxelas-veja-as-imagens