Casas invadidas: Um problema bicudo?

• 10 Respostas
  • 1549 Visualizações
*

O Portal do Direito

• Membro
  • *
  • 51
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +84/-12
Casas invadidas: Um problema bicudo?
« em: Março 08, 2025, 02:10:14 pm »
A propósito das ocupações ilegais de imóveis que têm sido noticiadas nos últimos tempos:

1.º Será que a conduta ilícita não se mantém, de forma contínua, enquanto os ocupantes se mantiverem no lugar vedado, sem consentimento ou autorização de quem de direito [cfr. art.º 191.º do Código Penal (CP)]?

2.º Será que não estamos perante um crime de execução permanente (cuja consumação não se esgota na entrada, perdurando enquanto subsistir a situação antijurídica, ou seja, a permanência), que legitima a detenção em flagrante delito [art.ºs 255.º n.ºs 1 al.ª a) e 3 e 256.º, ambos do Código de Processo Penal (CPP)]?

3.º E, mesmo tendo em consideração que o crime de usurpação de coisa imóvel (p. e p. pelo art.º 215.º n.º 1 do CP) se consuma com a invasão ou ocupação por meio de violência (sobre pessoas ou sobre coisas) – crime de execução instantânea –, não poderia, em algumas das situações descritas, haver presunção de flagrante delito (art.º 256.º n.º 2, 2.ª parte, do CPP)?

Quid Juris?

https://oportaldodireito.blogspot.com/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Kleofas

*

Kleofas

• Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-34
Re: Casas invadidas: Um problema bicudo?
« Responder #1 em: Abril 16, 2025, 07:55:56 pm »
 Não é um problema bicudo. As forças policiais têm de agir e deixar de ter medo de possiveis processos. O artigo 190 do código penal assim o diz.
 Quanto a mim,acho que no caso de uma ocupação,o proprietário poderia pôr fim à vida dos ocupantes sem ser punido. Isto num país com leis que protegessem as vitimas e a propriedade privada.

*

Viajante

• Investigador
  • 4590
  • Recebeu: 2873 vez(es)
  • Enviou: 1576 vez(es)
  • +8059/-5913
« Responder #2 em: Abril 16, 2025, 09:30:49 pm »
Ou o proprietário!

Tenho licença de uso e porte de arma de defesa, se eu tentar desocupar uma casa minha ou dos meus familiares e for ameaçado, qual é o impedimento legal que eu tenho de usar uma das minhas armas para defesa pessoal minha ou dos meus? Eu não vejo nenhum!!!!!

Entretanto daqui a 1000 anos talvez a justiça debruçar-se-ía sobre o problema!?!?!
« Última modificação: Abril 16, 2025, 09:39:18 pm por Viajante »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Kleofas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23609
  • Recebeu: 4377 vez(es)
  • Enviou: 3096 vez(es)
  • +3403/-4608
« Responder #3 em: Maio 14, 2025, 03:35:47 pm »

Citação de: PSP - Polícia de Segurança Pública
🚨 PSP das Caldas da Rainha deteve em flagrante delito um casal (20 e 22 anos) por ocupação ilegal de habitação.
Arrombaram a porta com uma pá e já tinham bens no interior.
Casa devolvida à proprietária.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5397
  • Recebeu: 565 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +645/-9973
« Responder #4 em: Maio 14, 2025, 03:44:41 pm »
Ou o proprietário!

Tenho licença de uso e porte de arma de defesa, se eu tentar desocupar uma casa minha ou dos meus familiares e for ameaçado, qual é o impedimento legal que eu tenho de usar uma das minhas armas para defesa pessoal minha ou dos meus? Eu não vejo nenhum!!!!!

Entretanto daqui a 1000 anos talvez a justiça debruçar-se-ía sobre o problema!?!?!

Supondo que os ocupas são ciganos, o que é que tu vais fazer com uma 6,35 ou com um .32? quando eles têm 7.62x39mm ...
Potius mori quam foedari

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23609
  • Recebeu: 4377 vez(es)
  • Enviou: 3096 vez(es)
  • +3403/-4608
« Responder #5 em: Maio 14, 2025, 03:48:43 pm »
Ou o proprietário!

Supondo que os ocupas são ciganos, o que é que tu vais fazer com uma 6,35 ou com um .32? quando eles têm 7.62x39mm ...

Uma AK nas mãos de um qualquer cigano...ok. ::)
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5397
  • +645/-9973
« Responder #6 em: Maio 14, 2025, 06:05:44 pm »
Ou o proprietário!

Vais me desmentir????

Alegadamente armas de caça...
Potius mori quam foedari

*

Camuflage

• Investigador
  • 1532
  • Recebeu: 209 vez(es)
  • Enviou: 91 vez(es)
  • +272/-1451
« Responder #7 em: Maio 14, 2025, 11:05:25 pm »
Não vejo qualquer problema bicudo, é tirar os ocupantes a bem ou a mal e cagar nessa ladaínha "ah coitadinhos não têm casa". Acho piada que as pessoas ficam à espera dos tribunais, toda a gente sabe que são lentos e tardios, mas mesmo assim vivem cheios de medo e preferem ter a propriedade ocupada em vez de forçar a retirada do povo.

*

Duarte

• Investigador
  • 3827
  • Recebeu: 563 vez(es)
  • Enviou: 1917 vez(es)
  • +2916/-1277
« Responder #8 em: Maio 14, 2025, 11:38:56 pm »
Esta de ocupar casas alheias não é mesmo que os russos fizeram na Ucrânia e Crimeia? Asking for a friend.  ::)
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5397
  • +645/-9973
« Responder #9 em: Maio 15, 2025, 02:14:48 pm »
Ou o proprietário!

Potius mori quam foedari

*

Lusitano89

• Investigador
  • 26171
  • Recebeu: 3493 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1828/-1748
« Responder #10 em: Junho 18, 2025, 12:05:18 pm »
Ocupação ilegal de casas: França aprovou Lei anti-ocupação em 2023