Casas invadidas: Um problema bicudo?

• 9 Respostas
  • 824 Visualizações
*

O Portal do Direito

• Membro
  • *
  • 51
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +69/-12
Casas invadidas: Um problema bicudo?
« em: Março 08, 2025, 02:10:14 pm »
A propósito das ocupações ilegais de imóveis que têm sido noticiadas nos últimos tempos:

1.º Será que a conduta ilícita não se mantém, de forma contínua, enquanto os ocupantes se mantiverem no lugar vedado, sem consentimento ou autorização de quem de direito [cfr. art.º 191.º do Código Penal (CP)]?

2.º Será que não estamos perante um crime de execução permanente (cuja consumação não se esgota na entrada, perdurando enquanto subsistir a situação antijurídica, ou seja, a permanência), que legitima a detenção em flagrante delito [art.ºs 255.º n.ºs 1 al.ª a) e 3 e 256.º, ambos do Código de Processo Penal (CPP)]?

3.º E, mesmo tendo em consideração que o crime de usurpação de coisa imóvel (p. e p. pelo art.º 215.º n.º 1 do CP) se consuma com a invasão ou ocupação por meio de violência (sobre pessoas ou sobre coisas) – crime de execução instantânea –, não poderia, em algumas das situações descritas, haver presunção de flagrante delito (art.º 256.º n.º 2, 2.ª parte, do CPP)?

Quid Juris?

https://oportaldodireito.blogspot.com/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Kleofas

*

Kleofas

• Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-34
Re: Casas invadidas: Um problema bicudo?
« Responder #1 em: Abril 16, 2025, 07:55:56 pm »
 Não é um problema bicudo. As forças policiais têm de agir e deixar de ter medo de possiveis processos. O artigo 190 do código penal assim o diz.
 Quanto a mim,acho que no caso de uma ocupação,o proprietário poderia pôr fim à vida dos ocupantes sem ser punido. Isto num país com leis que protegessem as vitimas e a propriedade privada.

*

Viajante

• Investigador
  • 4520
  • Recebeu: 2817 vez(es)
  • Enviou: 1562 vez(es)
  • +7939/-5640
« Responder #2 em: Abril 16, 2025, 09:30:49 pm »
Ou o proprietário!

Tenho licença de uso e porte de arma de defesa, se eu tentar desocupar uma casa minha ou dos meus familiares e for ameaçado, qual é o impedimento legal que eu tenho de usar uma das minhas armas para defesa pessoal minha ou dos meus? Eu não vejo nenhum!!!!!

Entretanto daqui a 1000 anos talvez a justiça debruçar-se-ía sobre o problema!?!?!
« Última modificação: Abril 16, 2025, 09:39:18 pm por Viajante »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Kleofas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23133
  • Recebeu: 4197 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2901/-4528
« Responder #3 em: Maio 14, 2025, 03:35:47 pm »

Citação de: PSP - Polícia de Segurança Pública
🚨 PSP das Caldas da Rainha deteve em flagrante delito um casal (20 e 22 anos) por ocupação ilegal de habitação.
Arrombaram a porta com uma pá e já tinham bens no interior.
Casa devolvida à proprietária.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5349
  • Recebeu: 535 vez(es)
  • Enviou: 108 vez(es)
  • +610/-9408
« Responder #4 em: Maio 14, 2025, 03:44:41 pm »
Ou o proprietário!

Tenho licença de uso e porte de arma de defesa, se eu tentar desocupar uma casa minha ou dos meus familiares e for ameaçado, qual é o impedimento legal que eu tenho de usar uma das minhas armas para defesa pessoal minha ou dos meus? Eu não vejo nenhum!!!!!

Entretanto daqui a 1000 anos talvez a justiça debruçar-se-ía sobre o problema!?!?!

Supondo que os ocupas são ciganos, o que é que tu vais fazer com uma 6,35 ou com um .32? quando eles têm 7.62x39mm ...
Potius mori quam foedari

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23133
  • Recebeu: 4197 vez(es)
  • Enviou: 2948 vez(es)
  • +2901/-4528
« Responder #5 em: Maio 14, 2025, 03:48:43 pm »
Ou o proprietário!

Supondo que os ocupas são ciganos, o que é que tu vais fazer com uma 6,35 ou com um .32? quando eles têm 7.62x39mm ...

Uma AK nas mãos de um qualquer cigano...ok. ::)
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5349
  • +610/-9408
« Responder #6 em: Maio 14, 2025, 06:05:44 pm »
Ou o proprietário!

Vais me desmentir????

Alegadamente armas de caça...
Potius mori quam foedari

*

Camuflage

• Investigador
  • 1525
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +270/-1347
« Responder #7 em: Maio 14, 2025, 11:05:25 pm »
Não vejo qualquer problema bicudo, é tirar os ocupantes a bem ou a mal e cagar nessa ladaínha "ah coitadinhos não têm casa". Acho piada que as pessoas ficam à espera dos tribunais, toda a gente sabe que são lentos e tardios, mas mesmo assim vivem cheios de medo e preferem ter a propriedade ocupada em vez de forçar a retirada do povo.

*

Duarte

• Investigador
  • 3298
  • Recebeu: 448 vez(es)
  • Enviou: 1681 vez(es)
  • +2588/-1136
« Responder #8 em: Maio 14, 2025, 11:38:56 pm »
Esta de ocupar casas alheias não é mesmo que os russos fizeram na Ucrânia e Crimeia? Asking for a friend.  ::)
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5349
  • +610/-9408
« Responder #9 em: Maio 15, 2025, 02:14:48 pm »
Ou o proprietário!

Potius mori quam foedari