Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

• 903 Respostas
  • 114846 Visualizações
*

Tikuna

• Perito
  • **
  • 374
  • Recebeu: 262 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +190/-2515
Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #885 em: Dezembro 26, 2025, 01:57:32 pm »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, joaopeniche, goncalobmartins

*

P44

• Investigador
  • 22450
  • Recebeu: 8030 vez(es)
  • Enviou: 9140 vez(es)
  • +8190/-14167
« Responder #886 em: Dezembro 29, 2025, 01:53:46 pm »
Que burros estes polacos

Com o super hiper mega phuderator aqui a mão

Poland has decided not to upgrade its initial FA-50GF aircraft to the FA-50PL standard, judging the conversion as not cost-effective. Instead, these jets will be used mainly as advanced trainers, while still retaining enough capability for air policing and low-intensity missions—reducing wear on F-16s and F-35s.

Only the new-build FA-50PL aircraft will receive full combat enhancements.

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1997
  • Recebeu: 1490 vez(es)
  • Enviou: 628 vez(es)
  • +399/-134
« Responder #887 em: Dezembro 29, 2025, 02:05:23 pm »
Que burros estes polacos

Poland has decided not to upgrade its initial FA-50GF aircraft to the FA-50PL standard, judging the conversion as not cost-effective. Instead, these jets will be used mainly as advanced trainers, while still retaining enough capability for air policing and low-intensity missions—reducing wear on F-16s and F-35s.

Deixa-me ver se percebi bem o que estás a implicar… a Força Aérea Polaca tem aviões imediatamente disponíveis e operacionais para treino avançado e operações de policiamento aéreo e isso de alguma forma é visto por ti como uma demonstração que o ST não serve? É isso? Nossa senhora, o ponto a que alguns foristas se contorcem para demonstrar que o ST é uma bosta… eu continuo a achar piada e a comer pipocas enquanto vejo o pessoal a atar-se em nós…

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 374
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 1285 vez(es)
  • +86/-92
« Responder #888 em: Dezembro 29, 2025, 05:49:00 pm »
Eu sinceramente acho que os ST podem ser de alguma forma úteis. Na minha total ignorância, acredito que não seja dinheiro deitado fora nos 12 ST A-29N adquiridos.

VAMOS BENFICA!  :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 29, 2025, 06:39:56 pm por LightningBolt »

*

PTWolf

• Investigador
  • 1457
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 3875 vez(es)
  • +1441/-355
« Responder #889 em: Dezembro 29, 2025, 07:12:58 pm »
Eu sinceramente acho que os ST podem ser de alguma forma úteis. Na minha total ignorância, acredito que não seja dinheiro deitado fora nos 12 ST A-29N adquiridos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 374
  • +86/-92
« Responder #890 em: Hoje às 05:06:40 am »

;D

*

goncalobmartins

• Investigador
  • 1343
  • Recebeu: 674 vez(es)
  • Enviou: 909 vez(es)
  • +97/-12
« Responder #891 em: Hoje às 11:05:25 am »
Força Aérea abre concurso para construção de edifício da Esquadra de Voo do A-29N em Beja

https://sapo.pt/artigo/forca-aerea-abre-concurso-para-construcao-de-edificio-da-esquadra-de-voo-do-a-29n-em-beja-6953a9b02c7b75270a22b6ed

*

P44

• Investigador
  • 22450
  • Recebeu: 8030 vez(es)
  • Enviou: 9140 vez(es)
  • +8190/-14167
« Responder #892 em: Hoje às 01:29:33 pm »
Que burros estes polacos

Deixa-me ver se percebi bem o que estás a implicar… a Força Aérea Polaca tem aviões imediatamente disponíveis e operacionais para treino avançado e operações de policiamento aéreo e isso de alguma forma é visto por ti como uma demonstração que o ST não serve? É isso? Nossa senhora, o ponto a que alguns foristas se contorcem para demonstrar que o ST é uma bosta… eu continuo a achar piada e a comer pipocas enquanto vejo o pessoal a atar-se em nós…

Ok fanboy
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1997
  • Recebeu: 1490 vez(es)
  • Enviou: 628 vez(es)
  • +399/-134
« Responder #893 em: Hoje às 01:31:42 pm »
Que burros estes polacos

Ok fanboy
Fanboy? É essa a melhor resposta que consegues? Confesso que estou um pouco desiludido, mas quando não se têm argumentos válidos, recorre-se à desconversa. Andas a aprender com o dc, não andas? Fiz-te uma pergunta, és capaz de responder, pf?

P.S.- Se eu sou fanboy, isso faz de ti e do teu ódio visceral ao aparelho, o quê, idiossincrata? Não aprendas muita coisa com o dc em termos de comportamento social, vamos manter a discussão sem insultos pessoais, pode ser?
« Última modificação: Hoje às 02:30:04 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 374
  • +86/-92
« Responder #894 em: Hoje às 03:05:41 pm »
hihihi  :new_argue: :mrgreen:

*

Red Baron

• Investigador
  • 3187
  • Recebeu: 733 vez(es)
  • Enviou: 396 vez(es)
  • +200/-559
« Responder #895 em: Hoje às 04:05:31 pm »
Então passamos de o ST é capaz de fazer C-UAS para talvez lá para 2027 vamos ter essa capacidade.

Embraer will make counter-unmanned aircraft system (C-UAS) capabilities available for its A-29 Super Tucano light combat aircraft in the second half (H2) of 2026, the company has told Janes.

Mas os fanboys continuam forte no apoio

*

Bubas

• Analista
  • 624
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 665 vez(es)
  • +213/-93
« Responder #896 em: Hoje às 04:06:45 pm »
Então os ST não podem fazer missões de policiamento e de baixa intensidade nem servir de treino avançado?

Que burros estes polacos

*

Bubas

• Analista
  • 624
  • +213/-93
« Responder #897 em: Hoje às 04:09:28 pm »
 ;D ;D ;D

Confesso que estava confiante que o P44 se tinha curado do dc e do pescador... será que ainda existe esperança?

Que burros estes polacos

Ok fanboy
Fanboy? É essa a melhor resposta que consegues? Confesso que estou um pouco desiludido, mas quando não se têm argumentos válidos, recorre-se à desconversa. Andas a aprender com o dc, não andas? Fiz-te uma pergunta, és capaz de responder, pf?

P.S.- Se eu sou fanboy, isso faz de ti e do teu ódio visceral ao aparelho, o quê, idiossincrata? Não aprendas muita coisa com o dc em termos de comportamento social, vamos manter a discussão sem insultos pessoais, pode ser?

*

Bubas

• Analista
  • 624
  • +213/-93
« Responder #898 em: Hoje às 04:11:14 pm »
E os haters não sabem mais o que inventar...

2027, ui que longe.  ???

Então passamos de o ST é capaz de fazer C-UAS para talvez lá para 2027 vamos ter essa capacidade.

Embraer will make counter-unmanned aircraft system (C-UAS) capabilities available for its A-29 Super Tucano light combat aircraft in the second half (H2) of 2026, the company has told Janes.

Mas os fanboys continuam forte no apoio

*

Red Baron

• Investigador
  • 3187
  • Recebeu: 733 vez(es)
  • Enviou: 396 vez(es)
  • +200/-559
« Responder #899 em: Hoje às 04:18:23 pm »
Então os ST não podem fazer missões de policiamento e de baixa intensidade nem servir de treino avançado?

Nem um A220 conseguem intercetar.  Mas todos nós sabemos o problema das avionetas, ai sim é importante.

Nós formamos 1 piloto de caça por ano, o investimento de 200M dava para 200 anos de mandarmos pilotos para a escola da nato.