Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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mafets

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #825 em: Dezembro 19, 2025, 02:40:05 pm »
Falaram-me hoje, que devido aos drones, parece que os tucanos ou similares vão vender que nem pães quentes.
Mas tens alguma dúvida? É, de longe, o meio mais adequado para defesa de ponto de alvos estratégicos contra UAVs low and slow como o Shaeed. Muito melhor, mais eficaz e mais barato que caças a jato…  não serve para tudo, como é óbvio, mas para essa “camada”, não há melhor. E quando se venderem, vai dar ainda mais azia a muita gente neste fórum. Ficaria muito surpreendido que não fosse enviado um destacamento para a Frente Leste em 2027…

Quando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Resta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone. Mesmo neste segmento não é um mercado garantido para a Embraer, mesmo que Portugal exerça a opção sobre mais 12 unidades. ;)

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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P44

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #826 em: Dezembro 19, 2025, 03:09:57 pm »
A fazer CAS na Lituânia ninguém os pára
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lampuka

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #827 em: Dezembro 19, 2025, 03:23:44 pm »
Citar
Quando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.  :mrgreen:

No KC-390 também fomos...

Citar
Resta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone

Alguma delas tem o currículo do ST em missões reais em combate neste tipo de aeronave?

Além de que, como parceiros, temos todo o interesse em que seja o ST o mais bem sucedido...

Ou não?
João Pereira
 
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sivispacem

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #828 em: Dezembro 19, 2025, 03:40:51 pm »
Video do Tubo que apresenta uma análise isenta (IMHO) e muito bem feita sobre o A-29N e a recente aquisição feita paela FAP:


Do seu visionamento surgem várias questões, umas novas outras nem por isso:
- O facto de estes primeiros aviões entregues serem usados (serão apenas estes? Há novos de produção?)
- O facto de a o seu recentíssimo papel como 'avião anti-UAS' ser uma parte da arquitectura de defesa contra UAS, e não as resposta total.
- Integração de novos sistemas de armamento. Creio que estará naturalmente a referir-se ao APKWS II - estão os nossos A-29 aptos e preparados para a sua utilização? Ou ainda há trabalho de conversão a realizar?
- QUando da sua aquisição foi indicado que seriam realizados nas OGMA trabalhos adicionais de conversão aos "standars NATO". Ou seja, instalação de Link 16, secure radios, IFF; ora nos que foram entregues não se vê a instalação das 2 M3, dos painéis de blindagem adicionais e do EO. O que é que estiveram a fazer estes meses nas OGMA? FOrmação de mecânicos apenas?

Era só, por agora  :)
Cumprimentos,
 

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mafets

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #829 em: Dezembro 19, 2025, 03:49:13 pm »
Citar
Quando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.  :mrgreen:

No KC-390 também fomos...

Citar
Resta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone

Alguma delas tem o currículo do ST em missões reais em combate neste tipo de aeronave?

Além de que, como parceiros, temos todo o interesse em que seja o ST o mais bem sucedido...

Ou não?

E não temos nenhuma linha de montagem em Portugal. Temos é dez KC de opção.

Saudações

P.S. Temos o interesse que tudo o que é produzido em Portugal seja bem sucedido. Agora mesmo a Embraer não produz por cá apenas o KC e apenas foi feito agora a montagem do material NATO em Alverca. E lá está, em Évora temos o Praetor 500 e Praetor 600, o E Jet e Portugal não comprou nenhum. Além disso:

https://www.publico.pt/2022/01/12/economia/noticia/embraer-vende-producao-evora-espanhois-aernnova-151-milhoes-1991643#

Portanto, não sejamos mais papistas que o papa.  ;)

P.S. 2 -  Pelo que sei de pessoal da FAP, todos os componentes nato do aparelho foram instalados em Alverca. Os 12 modelos encomendados são novos.
« Última modificação: Dezembro 19, 2025, 03:51:40 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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JohnM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #830 em: Dezembro 19, 2025, 03:56:22 pm »
Citar
Quando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.  :mrgreen:

No KC-390 também fomos...

Citar
Resta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone

Alguma delas tem o currículo do ST em missões reais em combate neste tipo de aeronave?

Além de que, como parceiros, temos todo o interesse em que seja o ST o mais bem sucedido...

Ou não?
Era difícil vender algo que não existia até agora… as mesmas vozes se levantarem contra o KC, preferindo a solução existente do C-130J, e foi o que se vê… o avião é um sucesso… vamos deixar as águas acalmarem e ver o que vai acontecer…

Desde 2023, com o aumento dos ataques de drones russos na Ucrânia e com os Houthi e o Irão a lançarem assaltos maciços com drones contra Israel, que se percebeu que C-UAS é uma capacidade  crítica. Ora, acontece que o A-29N está numa posição privilegiada para cobrir esse segmento C-UAS low and slow (deixem os mísseis de cruzeiro para os aviões a jato e os balísticos para  baterias AA), não só porque de tem o tipo de desempenho e carga adequados (só espero sinceramente que qualifiquem o A-29N para disparar APKWS II… ) mas porque, para já, tem o mercado para si. Se a Pilatus ou a Beechcraft apresentarem propostas nesta área, é um reconhecimento de que há mercado para este tipo de avião, ou não é? E aí, quantos mais, melhor… competição é sempre bom. Vou achar piada quando vierem aqui argumentar que o PC-21 CAS vai ser melhor que o ST, mas isso são outros quinhentos…
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #831 em: Dezembro 19, 2025, 03:59:31 pm »
Video do Tubo que apresenta uma análise isenta (IMHO) e muito bem feita sobre o A-29N e a recente aquisição feita paela FAP:


Do seu visionamento surgem várias questões, umas novas outras nem por isso:
- O facto de estes primeiros aviões entregues serem usados (serão apenas estes? Há novos de produção?)
- O facto de a o seu recentíssimo papel como 'avião anti-UAS' ser uma parte da arquitectura de defesa contra UAS, e não as resposta total.
- Integração de novos sistemas de armamento. Creio que estará naturalmente a referir-se ao APKWS II - estão os nossos A-29 aptos e preparados para a sua utilização? Ou ainda há trabalho de conversão a realizar?
- QUando da sua aquisição foi indicado que seriam realizados nas OGMA trabalhos adicionais de conversão aos "standars NATO". Ou seja, instalação de Link 16, secure radios, IFF; ora nos que foram entregues não se vê a instalação das 2 M3, dos painéis de blindagem adicionais e do EO. O que é que estiveram a fazer estes meses nas OGMA? FOrmação de mecânicos apenas?

Era só, por agora  :)

Quando os ST para a FAP estavam a ser testados no Brasil, tinham tanto os painéis de blindagem, como as M3.



Agora...zero. Se pensarmos qual é a Esquadra que vão ser colocados, liguem os pontos. Provavelmente o armamento e protecção não será usado no dia a dia.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #832 em: Dezembro 20, 2025, 12:10:43 pm »
Falaram-me hoje, que devido aos drones, parece que os tucanos ou similares vão vender que nem pães quentes.

Citar
Allag-E: Interceptor aircraft can hunt and kill drones flying at 124 mph like an eagle
https://interestingengineering.com/military/interceptor-aircraft-hunt-kill-drones


Citar
The Allag-E has a maximum takeoff weight of roughly 8.5 kg (18.7 lbs). This means it is compact and maneuverable enough for low-altitude operations. The aircraft can fly at speeds exceeding 250 km/h (155 mph).

It can engage targets up to 15 km (9 miles) away, flying at speeds of up to 200 km/h (124 miles) and at altitudes reaching 3,000 meters (9,900 feet). It also delivers a lethal blast radius of more than 5 meters (16 feet) with 10-meter (33-feet) accuracy.

Como venho dizendo desde que começou a era dos drones. A caça dos mesmos passará por outros drones.
Não faz sentido expor humanos para os caçar.

Comprar ST para o efeito não faz sentido. Nem curto, nem a médio e longo prazo.
Podem desenrascar mas não tentem fazer deles o que não são
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #833 em: Dezembro 20, 2025, 12:35:24 pm »

Quando os ST para a FAP estavam a ser testados no Brasil, tinham tanto os painéis de blindagem, como as M3.



Agora...zero. Se pensarmos qual é a Esquadra que vão ser colocados, liguem os pontos. Provavelmente o armamento e protecção não será usado no dia a dia.

Não é a Esquadra 101 que os vai utilizar em funções de combate, apesar de ser onde vão ser integrados para já, para a instrução.
Para  instrução logicamente não precisam de metralhadoras nem blindagem.
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #834 em: Dezembro 20, 2025, 12:40:44 pm »

Comprar ST para o efeito não faz sentido. Nem curto, nem a médio e longo prazo.
Podem desenrascar mas não tentem fazer deles o que não são

Até aparecerem drones que sejam competitivos em custo e eficácia por cada utilização, o binómio turboprop+APKWS é até ver a melhor combinação.
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #835 em: Dezembro 20, 2025, 02:27:40 pm »

Comprar ST para o efeito não faz sentido. Nem curto, nem a médio e longo prazo.
Podem desenrascar mas não tentem fazer deles o que não são

Até aparecerem drones que sejam competitivos em custo e eficácia por cada utilização, o binómio turboprop+APKWS é até ver a melhor combinação.

Faz sentido comprar ST para desempenhar essa função no máximo durante um ano?

Outros exemplos de drones interceptores:
 - Ukrainian STING Interceptor (custo estimado de ~2500$)


- Ukranian Octopus (Custo estimado de ~2500$ a ~3500$)

- Interceptor-MR (MARSS) (Custo estimado entre 30k$ e 50k$)

VS

Super Tucano com um custo médio de 16,7M por avião mais custo de hora de voo (estimado em 1000€).

Ora isso significa que UM Super Tucano permitiria comprar 6 680 Drones Interceptores Sting, sem expor nenhum português a risco de morte ou lesão permanente! Olhando ao contrato dos ST na globalidade permitira adquirir 80 000 drones de defesa o que permitira tornar o nosso territorio numa muralha para este tipo de ataque.

É estimado que a russia ataque em média com 3500 drones por mês. Ora 80 000 drones significaria uma capacidade teorica de repelir ataques de drones durante quase 2 anos. Mais uma vez, sem expor Portugueses ao risco de morte!

O que acontecerá quando o ST estiver a caçar drones e for caçado também por um? Se o ST tiver a caçar e lhe aparecer um S-70 Okhotnik-B? ou um Ghatak?

Prefiro alguem frustrado por ter perdido um drone durante a caçada, que uma mãe Portuguesa por ter perdido o seu filho num ST
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #836 em: Dezembro 20, 2025, 03:15:23 pm »

Comprar ST para o efeito não faz sentido. Nem curto, nem a médio e longo prazo.
Podem desenrascar mas não tentem fazer deles o que não são

Até aparecerem drones que sejam competitivos em custo e eficácia por cada utilização, o binómio turboprop+APKWS é até ver a melhor combinação.

Faz sentido comprar ST para desempenhar essa função no máximo durante um ano?

Outros exemplos de drones interceptores:
 - Ukrainian STING Interceptor (custo estimado de ~2500$)


- Ukranian Octopus (Custo estimado de ~2500$ a ~3500$)

- Interceptor-MR (MARSS) (Custo estimado entre 30k$ e 50k$)

VS

Super Tucano com um custo médio de 16,7M por avião mais custo de hora de voo (estimado em 1000€).

Ora isso significa que UM Super Tucano permitiria comprar 6 680 Drones Interceptores Sting, sem expor nenhum português a risco de morte ou lesão permanente! Olhando ao contrato dos ST na globalidade permitira adquirir 80 000 drones de defesa o que permitira tornar o nosso territorio numa muralha para este tipo de ataque.

É estimado que a russia ataque em média com 3500 drones por mês. Ora 80 000 drones significaria uma capacidade teorica de repelir ataques de drones durante quase 2 anos. Mais uma vez, sem expor Portugueses ao risco de morte!

O que acontecerá quando o ST estiver a caçar drones e for caçado também por um? Se o ST tiver a caçar e lhe aparecer um S-70 Okhotnik-B? ou um Ghatak?

Prefiro alguem frustrado por ter perdido um drone durante a caçada, que uma mãe Portuguesa por ter perdido o seu filho num ST


Só uma pergunta: qual o alcance desses drones?
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #837 em: Dezembro 20, 2025, 03:48:42 pm »

Comprar ST para o efeito não faz sentido. Nem curto, nem a médio e longo prazo.
Podem desenrascar mas não tentem fazer deles o que não são

Até aparecerem drones que sejam competitivos em custo e eficácia por cada utilização, o binómio turboprop+APKWS é até ver a melhor combinação.

Faz sentido comprar ST para desempenhar essa função no máximo durante um ano?

Outros exemplos de drones interceptores:
 - Ukrainian STING Interceptor (custo estimado de ~2500$)


- Ukranian Octopus (Custo estimado de ~2500$ a ~3500$)

- Interceptor-MR (MARSS) (Custo estimado entre 30k$ e 50k$)

VS

Super Tucano com um custo médio de 16,7M por avião mais custo de hora de voo (estimado em 1000€).

Ora isso significa que UM Super Tucano permitiria comprar 6 680 Drones Interceptores Sting, sem expor nenhum português a risco de morte ou lesão permanente! Olhando ao contrato dos ST na globalidade permitira adquirir 80 000 drones de defesa o que permitira tornar o nosso territorio numa muralha para este tipo de ataque.

É estimado que a russia ataque em média com 3500 drones por mês. Ora 80 000 drones significaria uma capacidade teorica de repelir ataques de drones durante quase 2 anos. Mais uma vez, sem expor Portugueses ao risco de morte!

O que acontecerá quando o ST estiver a caçar drones e for caçado também por um? Se o ST tiver a caçar e lhe aparecer um S-70 Okhotnik-B? ou um Ghatak?

Prefiro alguem frustrado por ter perdido um drone durante a caçada, que uma mãe Portuguesa por ter perdido o seu filho num ST


Só uma pergunta: qual o alcance desses drones?

O Octopus  tem um alcance estimado de 1000km
Qual o alcance do Javelin e o impacto que tem no campo de batalha?
 

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Cabeça de Martelo

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #838 em: Dezembro 20, 2025, 03:59:27 pm »
Só uma pergunta: qual o alcance desses drones?

Recuso-me a acreditar que um drone tão pequeno tenha tanto alcance.

 :arrow: http://www.hisutton.com/Ukrainian-Interceptor-Drones.html
« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 04:01:25 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #839 em: Dezembro 20, 2025, 04:06:51 pm »
Só uma pergunta: qual o alcance desses drones?

Recuso-me a acreditar que um drone tão pequeno tenha tanto alcance.

 :arrow: http://www.hisutton.com/Ukrainian-Interceptor-Drones.html

Exactamente.