Pode ser somente fruto da minha ignorância sobre a matéria, mas causa-me algum espanto que o governo não invista bem mais na produção de UAV/(eventualmente)UCAV made in Portugal, atribuindo incentivos financeiros e abrindo concursos com vista à criação de protótipos que mais tarde poderiam ser produzidos para as FAP e eventualmente até exportados para os PALOP africanos.
É-me doloroso ver as FAP com tanto drone "da FNAC", quando muitos deles não tem particular complexidade e poderiam perfeitamente ser concebidos e produzidos localmente.
Sabendo que não é um sistema simples, será que não temos R&D para conceber e construir loitering ammo made in PT para o Exército? Ou então participar nos programas europeus já em vigor e construí-los cá, com tech transfer.
A falta de investimento e visão é de facto grave. Temos pelo menos 3 empresas de drones em Portugal, mas não vemos grandes encomendas por parte das FA para adquirir os seus produtos, infelizmente. Nem vemos propriamente investimento por parte do país nas ditas empresas para financiar projectos mais ambiciosos.
Acho difícil sermos capazes de desenvolver um UCAV sozinhos, principalmente algo na classe do MQ-9. Quanto muito algo na classe do Bayraktar TB2, que já seria uma grande notícia, mas mesmo neste caso seria dependeríamos de investimento público e eventualmente alguma parceria (principalmente na parte do armamento).
Onde havia grande potencial era, em vez de investir 200M em avionetas COIN, termos entrado num programa internacional (como o EuroDrone), para um UCAV com participação nacional.
Esta participação nacional aumentava os nossos conhecimentos na área, e estaríamos melhor preparados para mais tarde participar num programa de UCAV furtivo a jacto
Loitering munitions, tínhamos o Elanus em desenvolvimento, mas nunca mais se soube nada do assunto. Se calhar tinha sido interessante uma parceria com alguém que já tenha experiência neste sector, para facilitar o processo.
Infelizmente é outra notícia para assinantes, mas aqui fica na mesma.
Portugal fora do apoio da UE ao fabrico de munições
O programa atribui 513 milhões de euros em financiamento para aumentar a capacidade de produção. “Existem conversações em curso com potenciais investidores”, garante o ministério da Defesa.
https://www.dn.pt/política/portugal-fora-do-apoio-da-ue-ao-fabrico-de-munições
É o que dá não termos qualquer capacidade de produção de munições.