Preparar as FA para um conflito no curto prazo

• 540 Respostas
  • 50350 Visualizações
*

Viajante

• Investigador
  • 4543
  • Recebeu: 2843 vez(es)
  • Enviou: 1568 vez(es)
  • +7977/-5711
Re: Preparar as FA para um conflito no curto prazo
« Responder #300 em: Fevereiro 19, 2025, 09:19:16 pm »
Portugal adere à iniciativa para o escudo antimíssil europeu

Ministério da Defesa Nacional confirma ao ECO a adesão de Portugal ao Sky Shield que tem como objetivo promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea.

Portugal aderiu à iniciativa European Sky Shield, uma proposta criada pelo chanceler alemão Olaf Scholz em 2022 para criar um futuro escudo antimíssil continental, confirma ao ECO o Ministério da Defesa Nacional.

“Portugal aderiu recentemente ao Sky Shield, com o objetivo de fortalecer o pilar europeu da NATO”, afirma ao ECO fonte oficial do Ministério da Defesa Nacional, sem mencionar qual o gasto para o país.

“Trata-se de uma iniciativa da Alemanha lançada em 2022, com o objetivo de promover o fortalecimento de capacidades europeias de defesa aérea de curto, médio e longo alcance, levando as nações participantes a adquirir em conjunto os equipamentos”, detalha o Ministério da Defesa Nacional.

Liderado pela Alemanha, este sistema de proteção antimíssil, que surgiu como resposta à invasão russa da Ucrânia, foi concebido com o objetivo de “criar um sistema europeu de defesa aérea e antimísseis através da aquisição comum de equipamentos de defesa aérea e mísseis pelas nações europeias”.

24 países europeus já aderiram a esta iniciativa, sendo Portugal e a Albânia os mais recentes. Para já, países como Espanha, França ou Itália não mostraram interesse em fazer parte desta iniciativa.

https://eco.sapo.pt/2025/02/19/portugal-adere-a-iniciativa-para-o-escudo-antimissil-europeu/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10609
« Responder #301 em: Fevereiro 19, 2025, 09:50:18 pm »
O que é que Portugal trás para a mesa a não ser vinho, bacalhau e queijo da serra?
Nem o elementar tem.
Como a noção do ridículo, por exemplo...
« Última modificação: Fevereiro 19, 2025, 10:02:24 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +566/-225
« Responder #302 em: Fevereiro 19, 2025, 10:18:59 pm »
O que é que Portugal trás para a mesa a não ser vinho, bacalhau e queijo da serra?
Nem o elementar tem.
Não precisa de trazer nada, o ESSI é para facilitar compras conjuntas e reduzir custos

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

P44

• Investigador
  • 20802
  • Recebeu: 6980 vez(es)
  • Enviou: 7990 vez(es)
  • +8123/-12970
« Responder #303 em: Fevereiro 20, 2025, 07:39:48 am »
Nem o elementar tem.

Pode ser "estilo EPC", desculpa para umas passeatas e encher o bandulho

Neste país nada é para levar a sério
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso

*

sivispacem

• Investigador
  • 1465
  • Recebeu: 815 vez(es)
  • Enviou: 852 vez(es)
  • +459/-526
« Responder #304 em: Fevereiro 20, 2025, 10:27:10 am »
Hoje, no DN. Nada que não se saiba, mas que sintetiza as causas da situação actual nas FA's:

https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/for%C3%A7as-armadas-os-alertas-dos-generais-em-10-pontos
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Malagueta

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1079/-10609
« Responder #305 em: Fevereiro 20, 2025, 04:41:52 pm »
Nem o elementar tem.

Pode ser "estilo EPC", desculpa para umas passeatas e encher o bandulho

Neste país nada é para levar a sério

Por mais evidências que se apresentem - e ainda para mais com a recente comunicado do GREI - certo pessoal continua a acreditar em histórias da carochinha.
Parece desesperado por conservar uma narrativa falsa e completamente falida. E não me acredito que quem esteja a fazer isso seja por burrice ou estupidez. Porque nem são estúpidos nem burros.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6534/-1403
« Responder #306 em: Fevereiro 20, 2025, 05:42:01 pm »

Quando, creio que no ano passado, foi anunciado o Skyshield, vimos várias pessoas a criticar o fato de Portugal não fazer parte.
Agora as criticas são porque fazemos parte e não servimos para nada ...

Este projeto faz todo o sentido e o governo percebeu que era um oportunidade e ainda bem.
Trata-se de uma iniciativa para centralizar compras racionalizar e baixar preços e uniformizar sistemas.

O problema que aqui vejo, é que os franceses e os italianos estão de fora e é imprescindivel que entrem principalmente porque na nova realidade que estamos a viver, a aceitação de sistemas americanos será cada vez mais contestadas.

Nas últimas 48 horas, tenho visto comentários que há dois meses atrás seriam improváveis.
Toda a gente está à espera das eleições alemãs.

A reunião organizada pelo Macron em Paris não foi tão infrutífera e inutil quanto se pensa e o que foi discutido, já tinha sido pensado anteriormente.

Ou seja: Como manter a Ucrânia independente, mesmo que sem o apoio dos americanos.
A utilização do dinheiro dos russos tem sido uma das possibilidades aventadas embora até agora ainda tenha opositores.

Não vão sair conclusões deste tipo de reuniões porque ninguém quer que as reações de criança mimada do Trump atrapalhem quaisquer negociações.

.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

nelson38899

• Investigador
  • 5601
  • Recebeu: 920 vez(es)
  • Enviou: 879 vez(es)
  • +736/-2712
« Responder #307 em: Fevereiro 20, 2025, 07:10:07 pm »
Eu nem deveria informar o fórum, mas aqui vai.

Disseram-me de fonte segura que o estado tuga não vai gastar nem 2, nem 3, nem 5% em defesa, enquanto não houver sanções americanas ou europeias.

Uma vez que nem o Chega, nem o PS querem-se comprometer com esses números, pois o objectivo agora é ganhar as próximas eleições e isso só se consegue através do aumento do número de funcionários públicos, salários e as reformas.

Neste momento o objetivo dos partidos é aumentar para cima de 75%, o peso que as pensões e salários tem no orçamento de estado.

Se não houver PRR para a defesa não haverá investimentos avultados. 
« Última modificação: Fevereiro 20, 2025, 10:36:58 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, Charlie Jaguar, sivispacem

*

sivispacem

• Investigador
  • 1465
  • Recebeu: 815 vez(es)
  • Enviou: 852 vez(es)
  • +459/-526
« Responder #308 em: Fevereiro 20, 2025, 08:05:20 pm »

Disse-me fonte segura que o estado tuga não vai gastar nem 2, nem 3, nem 5% em defesa, enquanto não houver sanções americanas ou europeias.

Uma vez que nem o Chega, nem o PS querem-se comprometer com esses números, pois o objectivo agora é ganhar as próximas eleições e isso só se consegue através do aumento do número de funcionários públicos, salários e as reformas.

Neste momento o objetivo dos partidos é aumentar para cima de 75%, o peso que as pensões e salários no orçamento de estado.

Infelizmente não me surpreeende nada....  :(
Cumprimentos,

*

Viajante

• Investigador
  • 4543
  • +7977/-5711
« Responder #309 em: Fevereiro 20, 2025, 10:13:10 pm »
Infelizmente nem o PSD nem o PS têem pessoas com visão para investirem na Defesa e lucrarem com isso! Estou a lembrar-me da vantagem do país estar nos antípodas da rússia e ter energia barata disponível para deslocalizar fábricas para Portugal, mesmo que essa deslocalização implique comprometimento de gastos anuais para instalar essas fábricas.

Por exemplo, o Governo incentivar a instalação de uma fábrica em território nacional, com participação minoritária e com o compromisso de abastecer as nossas próprias FA! Ganhávamos em toda a linha!

Outro assunto, ouvi à minutos o Milhazes referir na SIC Notícias que a Rheinmetall pretende instalar uma fábrica de carros de combate em Portugal!!! A ser verdade é uma excelente notícia!!!!

Se conseguirmos instalar em território nacional uma fábrica de munições....... seria excepcional!!!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1079/-10609
« Responder #310 em: Fevereiro 20, 2025, 10:45:04 pm »
Infelizmente nem o PSD nem o PS têem pessoas com visão para investirem na Defesa e lucrarem com isso! Estou a lembrar-me da vantagem do país estar nos antípodas da rússia e ter energia barata disponível para deslocalizar fábricas para Portugal, mesmo que essa deslocalização implique comprometimento de gastos anuais para instalar essas fábricas.

Por exemplo, o Governo incentivar a instalação de uma fábrica em território nacional, com participação minoritária e com o compromisso de abastecer as nossas próprias FA! Ganhávamos em toda a linha!

Outro assunto, ouvi à minutos o Milhazes referir na SIC Notícias que a Rheinmetall pretende instalar uma fábrica de carros de combate em Portugal!!! A ser verdade é uma excelente notícia!!!!

Se conseguirmos instalar em território nacional uma fábrica de munições....... seria excepcional!!!!!

Só me espanta isso não ter acontecido mais cedo: mão de obra barata (que permite redução de custos e por consequência o aumento de reservas de guerra, país que faz do mesmo bloco geopolítico, longe de pontos de tensão, pessoal formado, sinergias com empresas locais, nomeadamente metalomecânica e polímeros.
Mas como isto é um país de advogados chico espertos e de jotinhas...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +566/-225
« Responder #311 em: Fevereiro 20, 2025, 10:46:50 pm »

Tenho duvidas que o milhazes esteja certo, não vi nada que aponea para isso

É que a Rheinmetall nem faz carros de combate  :mrgreen:

E os que vai fazer vão ser na Itália

*

Viajante

• Investigador
  • 4543
  • +7977/-5711
« Responder #312 em: Fevereiro 20, 2025, 11:20:20 pm »

Só me espanta isso não ter acontecido mais cedo: mão de obra barata (que permite redução de custos e por consequência o aumento de reservas de guerra, país que faz do mesmo bloco geopolítico, longe de pontos de tensão, pessoal formado, sinergias com empresas locais, nomeadamente metalomecânica e polímeros.
Mas como isto é um país de advogados chico espertos e de jotinhas...

Totalmente de acordo!
Mas julgo que no nosso caso há raízes históricas de ainda antes de eu ter nascido para o actual poder político, claramente de centro-esquerda, odiar ou temer as FA e os militares! Uma parte atribuo ao facto do poder militar forte, estar normalmente associado a um ditador no poder, seja ele militar ou não!

Não me esqueço as picardias de Mário Soares com o sr Gen Ramalho Eanes, que até levou a alterar a lei para o prejudicar pessoalmente (corte na pensão), que o Sr General respondeu e muito bem com a aprovação da lei e em seguida meteu o Estado em Tribunal! E ganhou! Outra bofetada de luva branca foi o pormenor de ser indemnizado pelo Estado, por todos os valores monetários que se viu privado e o mesmo ter oferecido esse montante para a caridade!!!!!

Também não me esqueço aquando de uma inauguração de uma auto-estrada, o Mário Soares ter ordenado a 2 GNR que desandassem dali para fora...... só porque estavam a fazer o que lhes pediram, fazer a escolta do autocarro!!!!!

A realidade é que passamos de um país com uma força militar apreciável para o seu tamanho, em 1974, para uma caricatura dos dias de hoje!!!! Apesar de relembrar que antes de 74 era natural que o tamanho das FA fossem maiores, não só devido ao tamanho territorial da altura, mas também dos conflitos que enfrentávamos!!!!!

Também relembro que pelo facto de sermos um país de centro-esquerda, somos formatados para atacar tudo o que é privado!!!! O lucro é um pecado!!!! Parece que gostamos de enriquecer ao invés as empresas estrangeiras!!!!! E em simultãneo somos avessos ao risco e atacamos qualquer um que decida a sua sorte quando aposta o seu património numa empresa!!!!! Até parece que gostamos mais das empresas que dão prejuízo, para termos de ir a seguir e paternalmente injectar o dinheiro de todos os portugueses para a salvar  ::)
Os políticos ficam bem na fotografia com o dinheiro de todos nós, mas o país sai sempre a perder!!!!!!

Somos demasiado conservadores e avessos ao risco!!!!

E depois também acho que é um problema, o facto da Assembleia da República estar cheia de advogados e funcionários públicos!!!!!!

Temos pouca gente com visão!!!!!

Somos pobres, mas desde 2022 podíamos ganhar tanto dinheiro com este conflito!!!
« Última modificação: Fevereiro 20, 2025, 11:23:31 pm por Viajante »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6852
  • Recebeu: 7577 vez(es)
  • Enviou: 5139 vez(es)
  • +10193/-2930
« Responder #313 em: Fevereiro 21, 2025, 09:16:00 am »

Disseram-me de fonte segura que o estado tuga não vai gastar nem 2, nem 3, nem 5% em defesa, enquanto não houver sanções americanas ou europeias.

Neste momento o objetivo dos partidos é aumentar para cima de 75%, o peso que as pensões e salários tem no orçamento de estado.

O que escreveste vem de encontro ao que também deixei aqui há umas semanas atrás:

Ainda ontem um conhecido meu, que por esta altura trabalha na cúpula do PSD, afirmava off the record que o PM, quando confrontado internamente com a questão dos 5% do PIB para a Defesa, diz quase sempre de imediato "é que nem pensar!". E isso deixa-me (deixa-nos) curioso(s) para ver o que irá ser então daqui para a frente caso o Governo entretanto não mude de ideias.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6852
  • Recebeu: 7577 vez(es)
  • Enviou: 5139 vez(es)
  • +10193/-2930
« Responder #314 em: Fevereiro 22, 2025, 03:56:01 pm »
José Neves, presidente do cluster AED, que reúne as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa, defende que, se Portugal antecipasse neste momento o objetivo de investir 2% do PIB em defesa, só iria aumentar as importações para 95%, porque a indústria ainda não está preparada para aumentar a produção. Quatro anos é um bom prazo para chegar ao objetivo e o limite deve ser os 2,5%, segundo este.

"Antecipar agora o investimento em Defesa para 2% do PIB só aumenta as importações"

https://rr.pt/especial/duvidas-publicas/2025/02/22/antecipar-agora-o-investimento-em-defesa-para-2-do-pib-so-aumenta-as-importacoes/414674/?utm_source=cxultimas
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, PTWolf