Infelizmente nem o PSD nem o PS têem pessoas com visão para investirem na Defesa e lucrarem com isso! Estou a lembrar-me da vantagem do país estar nos antípodas da rússia e ter energia barata disponível para deslocalizar fábricas para Portugal, mesmo que essa deslocalização implique comprometimento de gastos anuais para instalar essas fábricas.
Por exemplo, o Governo incentivar a instalação de uma fábrica em território nacional, com participação minoritária e com o compromisso de abastecer as nossas próprias FA! Ganhávamos em toda a linha!
Outro assunto, ouvi à minutos o Milhazes referir na SIC Notícias que a Rheinmetall pretende instalar uma fábrica de carros de combate em Portugal!!! A ser verdade é uma excelente notícia!!!!
Se conseguirmos instalar em território nacional uma fábrica de munições....... seria excepcional!!!!!
Só me espanta isso não ter acontecido mais cedo: mão de obra barata (que permite redução de custos e por consequência o aumento de reservas de guerra, país que faz do mesmo bloco geopolítico, longe de pontos de tensão, pessoal formado, sinergias com empresas locais, nomeadamente metalomecânica e polímeros.
Mas como isto é um país de advogados chico espertos e de jotinhas...
Totalmente de acordo!
Mas julgo que no nosso caso há raízes históricas de ainda antes de eu ter nascido para o actual poder político, claramente de centro-esquerda, odiar ou temer as FA e os militares! Uma parte atribuo ao facto do poder militar forte, estar normalmente associado a um ditador no poder, seja ele militar ou não!
Não me esqueço as picardias de Mário Soares com o sr Gen Ramalho Eanes, que até levou a alterar a lei para o prejudicar pessoalmente (corte na pensão), que o Sr General respondeu e muito bem com a aprovação da lei e em seguida meteu o Estado em Tribunal! E ganhou! Outra bofetada de luva branca foi o pormenor de ser indemnizado pelo Estado, por todos os valores monetários que se viu privado e o mesmo ter oferecido esse montante para a caridade!!!!!
Também não me esqueço aquando de uma inauguração de uma auto-estrada, o Mário Soares ter ordenado a 2 GNR que desandassem dali para fora...... só porque estavam a fazer o que lhes pediram, fazer a escolta do autocarro!!!!!
A realidade é que passamos de um país com uma força militar apreciável para o seu tamanho, em 1974, para uma caricatura dos dias de hoje!!!! Apesar de relembrar que antes de 74 era natural que o tamanho das FA fossem maiores, não só devido ao tamanho territorial da altura, mas também dos conflitos que enfrentávamos!!!!!
Também relembro que pelo facto de sermos um país de centro-esquerda, somos formatados para atacar tudo o que é privado!!!! O lucro é um pecado!!!! Parece que gostamos de enriquecer ao invés as empresas estrangeiras!!!!! E em simultãneo somos avessos ao risco e atacamos qualquer um que decida a sua sorte quando aposta o seu património numa empresa!!!!! Até parece que gostamos mais das empresas que dão prejuízo, para termos de ir a seguir e paternalmente injectar o dinheiro de todos os portugueses para a salvar

Os políticos ficam bem na fotografia com o dinheiro de todos nós, mas o país sai sempre a perder!!!!!!
Somos demasiado conservadores e avessos ao risco!!!!
E depois também acho que é um problema, o facto da Assembleia da República estar cheia de advogados e funcionários públicos!!!!!!
Temos pouca gente com visão!!!!!
Somos pobres, mas desde 2022 podíamos ganhar tanto dinheiro com este conflito!!!