Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #90 em: Março 01, 2025, 11:30:06 am »
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

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Ghidra

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #91 em: Março 02, 2025, 06:20:42 am »
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

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Quando não e têm argumentos passa para os issultos e tentativa ridicularizar essa é velha
 
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #92 em: Março 02, 2025, 08:53:29 pm »
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

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Não posso pedir-te que sejas honesto. Mas ao menos deixa de ser palerma.
 

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saabGripen

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #93 em: Março 17, 2025, 10:40:22 pm »

O Chipmunk não vai para lado nenhum.

DMSA 5025002076    Concurso Público    AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE REPARAÇÃO DE COMPONENTES PARA O SISTEMA DE ARMAS CHIPMUNK    Força Aérea Portuguesa    A receber propostas

A BOLD têm exemplos de ocque é, o que se faz e a quantidade.

Parece-me barato para reparações num clássico.



1 A09 ACCELERÓMETRO
6610016027893 GM510-2 3NSB8 GM5102170115
REPARAÇÃO 6 4.980€
6610005153324 3419-5AA1 19315  AF5112982E
6610MD0163666 C661015
0102 71379
1790
FA0104123
FA0104118
FA0104113
2 A09 ALTERNADOR
2925013381687 ALU8421LS
24975
5Y000023
REPARAÇÃO 3 2.400€ 2925MD0033416 ALU8521LS I061970
2925014392646 ALU8421RS 7100795
3 A09 ALTÍMETRO
6610002329479 671BU010 89944 AF451463
REPARAÇÃO 4 4.600€
6610002329480 671BU011 89945 AF45-4266
6610005144183 67CPX4-037 88044 39585
6610MD0163667 C661071
0202 71379 94333
4 A09 CARBURADOR 2915MD0433835 AV 10-4164-1 6U1U1 AV171421022 REPARAÇÃO 2 2.600€ 2915014831322 10-3878 73C92 MS815801
5 A09
SUPORTE (BRACKETT)
CENTRAL
ARTICULAÇÃO FLAP
1560994203451 C1W354A
K0400
FA0102052
REPARAÇÃO 2 1.000€ 1560MD0011812 C1W353A FA0102060
6 A09 BOMBA COMBUSTÍVEL
ANTERIOR 2915MD0390096 AF15472 0T2P5  067K11 REPARAÇÃO 1 450€
7 A09 INDICADOR
COMBUSTÍVEL 6680994333054 1335FG K0481 64434 REPARAÇÃO 1 920€
8 A09 INDICATOR CHT 6620MD0313650 2A1-2
00210
2024
REPARAÇÃO 3
9 A09 INDICATOR TRIPLO 6620009939564 MS28043T2 96906 037/77 REPARAÇÃO 1 1.200€
10 A09 CAIXA DE
INTERCOMUNICAÇÃO 5821MD0382110 11922 03PV8 VN-09121 REPARAÇÃO 1 1.100€
11 A09 MAGNETO DIREITO
2925MD0462946 ES4370 65PY1 J-K07085
REPARAÇÃO 3 2.400€ 2925014833519 4370 09033  10020270
00100350
12 A09 MAGNETO ESQUERDO
2920014702246 66GC25SFNN 09033 7092631
REPARAÇÃO 6 4.800€
2925014948284 4373 09033 8062561
2925MD0462947 ES4371 65PY1  J-K08117
J-K08120
2925014833517 4371 09033 08100214
0AFL6 F-07471
13 A09 REGULADOR TENSÃO 6110MD0135841 LR3B-28 147ZK 11129181 REPARAÇÃO 1 250€
14 A09 PANELA DE ESCAPE 2995MD0371620 CA5617 P2114 FA0111160 REPARAÇÃO 2 1.700€ FA012012-0004
15 A09 COLECTOR CILINDRO
Nº1 2995015808285 62230-00 77294 195729 REPARAÇÃO 2 600€ FA0111132
16 A09 COLECTOR CILINDRO
Nº3 2995015808286 62232-00 77294 FA0111140 REPARAÇÃO 2 600€ FA0111118
17 A09 TAQUÍMETRO 6680MD0363572 3TA3-1TA 00210 1029 REPARAÇÃO 2 1.300€ 1001
18 A19 TRANSCEIVER VHF 5821123146948 0767.018-910 D2356 7660 REPARAÇÃO 1 1.600€
19 A09 VARIÓMETRO 6610001901414 1636-6AB1 09747 AF4316909 REPARAÇÃO 1 920€
 

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sidewinder

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #94 em: Julho 15, 2025, 10:36:45 am »
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?
 

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #95 em: Julho 15, 2025, 10:38:27 am »
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?

?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #96 em: Agosto 07, 2025, 12:30:10 pm »
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?

Alguma novidade acerca deste dossier? A aquisição sempre foi cancelada, ou tratam-se apenas de rumores?
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #97 em: Agosto 07, 2025, 12:59:36 pm »
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?

Alguma novidade acerca deste dossier? A aquisição sempre foi cancelada, ou tratam-se apenas de rumores?

Ainda hoje me lembrei disto...  :o
 

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mayo

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #98 em: Agosto 07, 2025, 07:08:47 pm »
Para ter esse tipo de aeronaves, melhor é mandar o pessoal para Tires !

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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #99 em: Agosto 08, 2025, 11:57:56 am »
Citar
NOVO CONCURSO PARA SUBSTITUIR O CHIPMUNK

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Foi publicado ontem, 7 de agosto de 2025, em Diário da República, o anúncio de procedimento para novo concurso para a "aquisição de aeronaves de instrução elementar" de pilotagem, para a Força Aérea Portuguesa, o que parece significar que o anterior concurso de outubro de 2024, para encontrar um substituto da frota Chipmunk Mk.20 terá ficado sem efeito, ou o contrato daí decorrente sido resolvido.

Ao que nos é dado a perceber, o Caderno de Encargos deste novo concurso público é sensivelmente idêntico ao do ano transacto, que terá tido como vencedor aeronaves Cirrus, de modelo específico que não chegou a ser conhecido. O valor global base mantém-se nos 7,317M EUR para sete aeronaves, sistemas de treino sintéticos e demais bens e serviços, tendo no entanto sido recalendarizados os pagamentos para os anos 2026 a 2030.

O prazo para apresentação de propostas é de apenas 30 dias, propostas essas que serão válidas por mais 120, pelo que, sendo o concurso bem sucedido, até ao final do ano deverá ser conhecido o sucessor do venerável Chipmunk, que voa já há 74 anos com a Cruz de Cristo.

http://www.passarodeferro.com/2025/08/novo-concurso-para-substituir-o-chipmunk.html

 :arrow: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/21303-2025-928294575

« Última modificação: Agosto 08, 2025, 12:02:34 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
« Responder #100 em: Agosto 18, 2025, 01:01:49 pm »
Citar
NOVO CONCURSO PARA SUBSTITUIR O CHIPMUNK

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Foi publicado ontem, 7 de agosto de 2025, em Diário da República, o anúncio de procedimento para novo concurso para a "aquisição de aeronaves de instrução elementar" de pilotagem, para a Força Aérea Portuguesa, o que parece significar que o anterior concurso de outubro de 2024, para encontrar um substituto da frota Chipmunk Mk.20 terá ficado sem efeito, ou o contrato daí decorrente sido resolvido.

Ao que nos é dado a perceber, o Caderno de Encargos deste novo concurso público é sensivelmente idêntico ao do ano transacto, que terá tido como vencedor aeronaves Cirrus, de modelo específico que não chegou a ser conhecido. O valor global base mantém-se nos 7,317M EUR para sete aeronaves, sistemas de treino sintéticos e demais bens e serviços, tendo no entanto sido recalendarizados os pagamentos para os anos 2026 a 2030.

O prazo para apresentação de propostas é de apenas 30 dias, propostas essas que serão válidas por mais 120, pelo que, sendo o concurso bem sucedido, até ao final do ano deverá ser conhecido o sucessor do venerável Chipmunk, que voa já há 74 anos com a Cruz de Cristo.

http://www.passarodeferro.com/2025/08/novo-concurso-para-substituir-o-chipmunk.html

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Pedi ao Grok para fazer um resumo do procedimento:

TL;DR da Aquisição de Aeronaves de Instrução Elementar (AIE)

Aeronaves: 7 unidades novas de fábrica, asa fixa, glass cockpit, motor único a hélice, certificadas IFR/IMC, RNAV/RNP; frota para 2.300 horas/ano; vida útil 10k horas; base em Sintra, Portugal.
Simuladores: 2 FSTD novos, com CBT para pilotos (120 alunos/ano); desejável: 6 RV devices.
Valor Total: Preço base €7.317.073,17 (excl. IVA), repartido 2026-2030.
Entregas: Aeronaves e simuladores entre T0+6 e T0+10 meses (T0: vigência contrato); formação e logística para 5 anos.
Outros: Inclui IPL, suporte engenharia, garantia 2 anos/500h; certificação militar; penalidades por atrasos.

Resumo da Aquisição de Aeronaves de Instrução Elementar (AIE)
Os documentos analisados detalham um procedimento de concurso público para a aquisição de aeronaves e equipamentos relacionados pela Força Aérea Portuguesa. A seguir, um resumo focado nos elementos solicitados, baseado nas informações extraídas dos anexos e cláusulas principais. Nota: As datas de entrega são relativas à data de entrada em vigor do contrato (T0), sem datas absolutas fixas nos documentos. O valor total refere-se ao preço base do procedimento (não o preço final adjudicado, que depende das propostas).
Número e Características das Aeronaves a Adquirir

Número: 7 aeronaves de asa fixa para instrução elementar (AIE).
Características Principais:

Condição: Novo de fábrica ("Factory New").
Configuração: Glass cockpit (com instrumentos analógicos mandatórios conforme certificação); no mínimo dois assentos (tandem ou lado a lado); pilotável por um ou dois pilotos; no mínimo dois Primary Flight Displays (PFD); um Navigation Display (ND) por piloto (em tandem) ou compartilhado (lado a lado); um Integrated Engine Display System (IEDS) certificado por piloto (em tandem) ou compartilhado; um G-Meter por piloto ou compartilhado.
Propulsão: Motor único a hélice (propeller-driven).
Certificações e Conformidades: Cumprimento com requisitos European Communications, Navigation and Surveillance/Air Traffic Management (CNS/ATM); certificada para operações Instrument Flight Rules (IFR)/Instrument Meteorological Conditions (IMC); certificada RNAV 2, RNP 1 e RNP APCH.
Outros: Vida útil de fadiga mínima de 10.000 horas de voo; manutenção preferencialmente em níveis O (Organizacional) e I (Intermédio); intervalo mínimo entre inspeções programadas de 50 horas de voo ou 60 dias (desejável).
Capacidade Operacional: Regime anual total de 2.300 horas de voo para a frota; base operacional principal (MOB) na Base Aérea Nº 1, Sintra, Portugal.

Número e Características dos Simuladores a Adquirir

Número: 2 simuladores de aeronave (Flight Simulation Training Device - FSTD).
Características Principais:

Condição: Novo de fábrica ("Factory New"), com configuração idêntica entre si e à aeronave real.
Funcionalidades: Replicam características de voo, comportamento de sistemas em avarias, configuração da aeronave; sistema visual replicando o campo de visão de ambos os pilotos; capacidade para simular cenários em condições IMC, com várias luminosidades (alvorecer, dia, crepúsculo, noite, alta/baixa visibilidade); base de dados de imagens de alta definição para Portugal continental, incluindo infraestruturas aeronáuticas específicas (Bases Aéreas de Ovar, Sintra, Monte Real, Montijo, Beja; aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, com modelos 3D).

Outros Elementos de Treino Sintético:

1 sistema Computer Based Training (CBT) para pilotos, com acesso a 120 alunos por ano.
Desejável: No mínimo 6 equipamentos/sistemas de Realidade Virtual (RV) para formação de pilotos.

Valor Total da Compra

Preço Base Global: 7.317.073,17 € (sete milhões, trezentos e dezassete mil, setenta e três euros e dezassete cêntimos), excluindo IVA.
Repartição por Ano Econômico (baseada em consulta preliminar ao mercado):

2026: 6.178.861,79 €.
2027: 325.203,25 €.
2028: 325.203,25 €.
2029: 325.203,25 €.
2030: 162.601,63 €.

Nota: Este é o preço base do procedimento; o valor final depende das propostas adjudicadas. Inclui aeronaves, simuladores, formação, solução logística e outros entregáveis. Pode haver adiantamentos até 30% do preço contratual.

Datas de Entrega das Aeronaves e dos Simuladores

Referencial: Todas as datas são relativas a T0 (data de entrada em vigor do contrato, após visto do Tribunal de Contas). T1 refere-se à entrega da primeira aeronave. O programa completo não pode exceder T1 + 60 meses.
Aeronaves:

Entrega das 7 aeronaves: Entre T0 + 6 meses e T0 + 10 meses.
Primeira aeronave (T1): Até T0 + 10 meses (entrega individual com aceitação em Portugal continental, incluindo verificações documentais, inspeções, testes no solo e em voo).
Aeronaves subsequentes (Tn, onde n=2 a 7): Sequenciais após T1, dentro do intervalo acima.

Simuladores:

Entrega dos 2 FSTD: Entre T0 + 6 meses e T0 + 10 meses.
Primeiro simulador: Até T1 (entrega do primeiro FSTD).
Nota: Inclui formação de técnicos para FSTD até TS (entrega do primeiro simulador) e fornecimento de kits de spares em subkits (um até TS, outro até TS + 24 meses).

Outras Informações Relevantes

Formação e Treino: Para pilotos instrutores (teórica até T1, prática até T1 + 1 mês), mecânicos/técnicos (teórica até T1), gestores de frota/manutenção (até T1). Apoio on-the-job (OJT) na MOB por 6 meses a partir de T1; representante de suporte de campo por 12 meses a partir de T1; assistência técnica remota por 60 meses a partir de T1.
Solução Logística (SL): Para 5 anos de operação (até T1 + 60 meses), incluindo Initial Provisions List (IPL) para 100% de manutenção programada e 90% não programada; suporte de engenharia; atualizações de documentação e software; gestão de obsolescência para ciclo de vida de 30 anos.
Certificação: Aeronaves devem ter Certificado-Tipo civil (TC) de autoridade reconhecida (EASA, FAA, etc.), seguido de Certificado-Tipo Militar (MTC) pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN). Requerimento de MTC/MSTC até T0 + 1 mês; documentação até T0 + 2 meses.
Garantia: 2 anos ou 500 horas de voo por aeronave (o que ocorrer primeiro); garantia contra defeitos de fabrico e materiais.
Outros Entregáveis: Mission Planning and Debriefing Stations (até T1); CBT para mecânicos (desejável, até T1); documentação técnica (até T0 + 2 meses); matriz de verificação de requisitos; catalogação NATO/NSN.
Penalidades e Resolução: Penalidades de 0,5% por semana de atraso (até 20% do preço contratual); resolução por incumprimento grave (ex.: atraso >6 meses).
Cauções: Caução de 5% do preço contratual para bom cumprimento; caução para adiantamentos se aplicável.
Idioma e Direito: Documentos em português e inglês; direito aplicável português; litígios no Tribunal Administrativo de Lisboa.
« Última modificação: Agosto 18, 2025, 01:03:19 pm por goncalobmartins »
 
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