6 Geração

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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #15 em: Março 06, 2025, 03:34:54 pm »
Há que dizer que o GCAP está com bom aspecto.
 

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os_pero

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Re: 6 Geração
« Responder #16 em: Março 07, 2025, 11:23:10 am »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.
 
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Re: 6 Geração
« Responder #17 em: Março 07, 2025, 12:39:45 pm »
Não é sobre um caça de 6ª geração, mas sim o que vai acompanhar os mesmos.

Citação de: Marco Florian Geo
Now it is official: agreement signed b/n 🇮🇹 Leonardo and 🇹🇷 Baykar.
Key points:
➡️ European leaders in drones
➡️ JV & production located in 🇮🇹
➡️ production in 1 of Leo factories
➡️ independent from Piaggio
➡️ 🇹🇷 Baykar joins 🇮🇹🇬🇧🇯🇵GCAP?

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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dc

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Re: 6 Geração
« Responder #18 em: Março 07, 2025, 01:08:10 pm »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.

Em princípio nenhum dos programas terá o mesmo nível de problemas, e custos, do programa F-35, por não contemplar uma versão STOVL.

No caso do FCAS é que pode haver a complicação de uma versão naval para os franceses.

Uma dúvida que tenho, é a nível dos motores. Vão avançar para motores de ciclo variável, ou vão simplificar com motores "convencionais"? Que outras novas tecnologias vão ser incorporadas?
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #19 em: Março 07, 2025, 04:00:00 pm »
Sempre que leio que o FCAS estará pronto em 2040 ou o Tempest em 2035 lembro-me que até os poderosos EUA e a sua cutting edge indústria de defesa, com décadas de know how e recursos praticamente ilimitados teve sérios teething problems com o F-35.
Todos aqui (creio) sabemos que problemas foram esses.

Estamos mesmo a contar que estes futuros sistemas estejam devida e plenamente operacionais nas datas anunciadas?
Colocaria mais uns 2 a 3 anos em cima, sendo otimista. Provavelmente mais.

Sim, serão programas cheios de desafios. É por isso que acho difícil a Saab desenvolver um modelo competitivo, se a Suécia desenvolver o avião sozinha. Eles simplesmente não têm dinheiro suficiente para desenvolver do zero, a não ser que reduzam o nível de ambição para a aeronave.

O GCAP é capaz de ser o que tem mais hipóteses de "correr bem", já que todos os membros do programa tiveram algum tipo de envolvimento no programa F-35.
O FCAS é capaz de ser o mais complicado, não tendo nenhum dos países envolvidos qualquer experiência prévia com a 5ª geração.

Mas vamos ver. Também ainda não se sabe muito bem quais são os critérios exactos para um caça ser considerado de 6ª geração.

Sim o GCAP - Global Combat Air Programme (ex-Tempest) pelo que estive a ler deverá ser o projeto que mais avançado está e provavelmente o que vai sair primeiro do "forno", pelo que li a para evitar os problemas do F-35, o consorcio vai usar um Boeing para testar várias tecnologias (radares, comunicações, sensores, software, ...) já integradas umas nas outras enquanto o resto do projeto (desenho do frame e e outros componentes) avança, a ideia é ter o miolo já funcional e testado quando for a altura de montar tudo do avião. Inclusive é suposto esses testes com o Boeing começares já este ano.

A ideia é prevenir o que aconteceu com o F-35 onde os componentes foram pouco testados antes de montarem tudo no avião e depois era difícil testar tudo pois havia sempre algum problema mais básico que impedia de testar o resto o que prolongou em muito o desenvolvimento do avião.

Em princípio nenhum dos programas terá o mesmo nível de problemas, e custos, do programa F-35, por não contemplar uma versão STOVL.

No caso do FCAS é que pode haver a complicação de uma versão naval para os franceses.

Uma dúvida que tenho, é a nível dos motores. Vão avançar para motores de ciclo variável, ou vão simplificar com motores "convencionais"? Que outras novas tecnologias vão ser incorporadas?
À partida, serão de ciclo variável, a Rolls Royce já está a trabalhar nos protótipos…
 
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Re: 6 Geração
« Responder #20 em: Março 21, 2025, 05:16:47 pm »
Mais um. O novo NGAD ou F47 dos EUA.
João Pereira
 

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JohnM

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Re: 6 Geração
« Responder #21 em: Março 21, 2025, 05:26:05 pm »
F-47 em homenagem ao 47º Presidente dos EUA… onde isto chegou…
 
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Re: 6 Geração
« Responder #22 em: Março 21, 2025, 05:27:23 pm »
Cumprimentos,
 

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Re: 6 Geração
« Responder #23 em: Março 21, 2025, 05:29:25 pm »
F-47 em homenagem ao 47º Presidente dos EUA… onde isto chegou…

O chamado culto de personalidade.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: 6 Geração
« Responder #24 em: Março 21, 2025, 05:30:16 pm »
Mais um. O novo NGAD ou F47 dos EUA.

O F-47 será o substituto do F-22, ou seja, não é para as nossas mãozinhas.

« Última modificação: Março 21, 2025, 05:33:59 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: 6 Geração
« Responder #25 em: Março 21, 2025, 05:37:03 pm »
Será interessante dentro de 10 anos ver como se comparam os dois 6ª geração americanos com os dois europeus. Aguardemos...
 

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Re: 6 Geração
« Responder #26 em: Março 21, 2025, 05:39:47 pm »
Statement by Chief of Staff of the Air Force Gen. David Allvin on the USAF NGAD Contract Award
 
Published March 21, 2025
Secretary of the Air Force Public Affairs
ARLINGTON, Va. (AFNS) -- 
The Next Generation Air Dominance Platform (the F-47) contract is a monumental leap forward in securing America’s air superiority for decades to come. This contract reaffirms our commitment to maintaining the United States’ position as the world’s most dominant Air Force, under the direction and leadership of our Commander in Chief, President Trump, and Secretary of Defense Hegseth.

With the F-47, we are not just building another fighter – we are shaping the future of warfare and putting our enemies on notice. This platform will be the most advanced, lethal, and adaptable fighter ever developed – designed to outpace, outmaneuver, and outmatch any adversary that dares to challenge our brave Airmen.

Despite what our adversaries claim, the F-47 is truly the world’s first crewed sixth-generation fighter, built to dominate the most capable peer adversary and operate in the most perilous threat environments imaginable. For the past five years, the X-planes for this aircraft have been quietly laying the foundation for the F-47 — flying hundreds of hours, testing cutting-edge concepts, and proving that we can push the envelope of technology with confidence. These experimental aircraft have demonstrated the innovations necessary to mature the F-47’s capabilities, ensuring that when we committed to building this fighter, we knew we were making the right investment for America.

While our X-planes were flying in the shadows, we were cementing our air dominance – accelerating the technology, refining our operational concepts, and proving that we can field this capability faster than ever before. Because of this, the F-47 will fly during President Trump’s administration.

In addition, the F-47 has unprecedented maturity. While the F-22 is currently the finest air superiority fighter in the world, and its modernization will make it even better, the F-47 is a generational leap forward. The maturity of the aircraft at this phase in the program confirms its readiness to dominate the future fight.

Compared to the F-22, the F-47 will cost less and be more adaptable to future threats – and we will have more of the F-47s in our inventory. The F-47 will have significantly longer range, more advanced stealth, be more sustainable, supportable, and have higher availability than our fifth-generation fighters. This platform is designed with a “built to adapt” mindset and will take significantly less manpower and infrastructure to deploy.

Our mission is clear. We will ensure America’s skies remain secure and our deterrence remains unshakable. With the F-47, we will strengthen our global position, keeping our enemies off-balance and at bay. And when they look up, they will see nothing but the certain defeat that awaits those who dare to challenge us – ‘Airpower Anytime, Anywhere’ is not just an aspiration, it’s a promise.

https://www.af.mil/News/Article-Display/Article/4131094/statement-by-chief-of-staff-of-the-air-force-gen-david-allvin-on-the-usaf-ngad/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: 6 Geração
« Responder #27 em: Março 21, 2025, 06:28:57 pm »
Não deixa de ser curioso que neste momento os EUA terão 4 caças de 3 gerações distintas em produção(F-47, F-35, F-15 EX e F-16 Block 70), dos quais 3 para a USAF (tanto quanto sei o F-16 Block 70 já só é produzido para exportação)...
Cumprimentos,
 

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Drecas

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Re: 6 Geração
« Responder #28 em: Março 21, 2025, 06:39:49 pm »
posso estar errado mas os americanos não têm F-16 block 70


E agora com o F-47 percebem porque é que o Nuno Melo disse que não ao F-35  8) 8) 8)
 

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Lampuka

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Re: 6 Geração
« Responder #29 em: Março 21, 2025, 07:28:07 pm »
Uma coisa é certa, se tiver dedo do Musk, esse alien disfarçado 🤫, promete.
É ver o que ele fez no espaço e como até certo ponto pulverizou a própria NASA.
João Pereira