Se se confirmar de facto que serão 5 Lima mais os 4 Alpha já entregues, é uma boa decisão dadas as maiores capacidades da versão UH-60L. No entanto, isto levanta algumas questões:
- primeiro, porque razão se alterou a intenção inicial de 6 A para agora apenas 4?
- o que levou, ou forçou, a FAP a mudar de ideias e/ou a alterar o contrato?
- porque razão afinal não se contratou originalmente todas as 9 aeronaves na versão Lima?
- os UH-60A serão pelo menos alvo de remotorização, de modo a manter a comunalidade de motores na frota Black Hawk?
- ficarão os 4 Alpha para uso quase exclusivo no combate a incêndios rurais e projeção de forças no terreno, podendo libertar assim o mais capaz UH-60L para um variado leque de missões?
- o UH-60L, tal como vem equipado, poderá ser candidato a substituir no futuro o AW119 Koala na função SAR?
Recorde-se que a Esq. 551 tem como objetivo executar missões de combate a incêndios florestais e de mobilidade aérea.
ELEMENTOS DE MISSÃO
Operações de Combate a Incêndios.
Operações de Transporte Aéreo.
https://www.emfa.pt/esquadra-158-esquadra-551-panteras
CG, segundo sei os LIMA, irão mesmo substituir os Kualitas que são destacados para o SAR a norte, isso é ponto assente.
Comenta-se tsmbem a possibilidade de destacar este modelo para os arquipélagos complementando os já presentes 101 nas suas missões SAR.
Eu já venho defendendo há uns bons anos, a necessidade de existir nas ilhas um heli, bimotor, de menores dimensões e capacidades como alternativa ao empenhamento do 101 nas missões que não exigem o emprego do " grande " 101, esperemos para ver.
Os dois extra UH-60L, não são mais que is dois UH-60A já adquiridos, remotorizados, o que poderá atrasar um pouco o calendário de entrega destes dois helis.
O que também sei é que está praticamente decidido avançar com a aquisição de mais UH-60L, sendo que os, responsáveis Militares, mais fervorosos apoiantes deste modelo, defendem a necessidade de criar uma outra ESQ que possua até helis de versão mais actual e com um conjunto de equipamentos letais para execução de outro tipo de missões.
Vê se consegues validar algumas destas infos.
Abraço