A participação da FA em ações de proteção civil só vai criar mais prestigio das mesmas junto da população, não é por acaso que nas ilhas as FA tem maior reconhecimento na população que no continente... Acho que aqui estão ver a situação a curto prazo... Mesmo a ideia dos políticos seja poupar dinheiro no futuro a situação pode alterar com as FA terem mais poder de revindicação
Pois, e por isso nas ilhas não há FA, há uma agência pública de transportes, transporte de doentes, de polícia e mercadorias e outras coisas que tais.
Se alguém decidir atacar as ilhas, se calhar nem munições lá têm, mas também não têm armas.....
O ganhar de prestígio com ações de protecção civil pode ser uma grande armadilha, vai transformar aos olhos da população as FA como agente de PC, eventualmente vai desinvestir-se noutros agentes de PC bem como se vai desinvestir na componente militar.
No final do dia vai haver mais rubricas para assignar custos a fazer de conta que são gastos militares.
E como diz o ditado: "quem muitos burros toca, algum deixa para trás" e claramente para trás ficará o burro da defesa, porque é caro e não dá prestígio, porque o que dá prestígio são as coisas fofinhas.
E assim, as FA passarão exclusivamente a ser um prestigiado organismo de Protecção Civil, Transportes & Logística, SA.
No fim, quando as coisas apertarem, na eventualidade de termos um conflito militar, o duplo uso vai ser uso nenhum, nem vamos ter equipamento militar à séria e, se o equipamento de brincar for utilizado no conflito, vamos ficar sem material de socorro.
Além disto, não esquecer que o prestígio é só quando as coisas correm bem, e aqui há muito para correr mal, os bombeiros também são muito prestigiados quando as coisas correm bem, quando as coisas correm mal (mesmo não sendo por sua culpa directa) passam de amadores para baixo, o INEM também era muito prestigiado até deixar de ser.
O que aconteceu em Espanha com a UME nas cheias de Alcântara, deixou muitas questões aos espanhóis.
Enfim, o prestígio nestas coisas das emergências, das aflições das pessoas pode ser muito volátil, veremos....