Sem um eurocanard de stopgap podes te ver arredado para um segundo plano. Ou até não ter capacidade de fazer defesa aérea.
Não precisas de um stop-gap com um eurocanard para nada. Com eurocanards continuarás sempre num segundo plano, não só pela tecnologia de uma versão mais antiga (tipo Typhoon T2), como pelo tempo que vais demorar a atingir FOC com um avião completamente novo, como pelo anos que vais demorar a ter pilotos proficientes e em número suficiente no novo avião, como pelo número de munições que (não) tens.
Isto fora a parte de que precisariam de uma modernização se quisessem fazer algo mais do que os F-16 já fazem.
Queremos solução stop-gap? Arranjar F-16 C/D se necessário, sem problemas de fadiga estrutural, caso se pretenda adiar a decisão.
Para manter a nossa aviação de caça útil dentro da NATO, é adquirir todo o armamento necessário. Aproveitas a deixa, introduzes os APKWS-II nos ditos, e consegues oferecer à NATO pelo menos 1 esquadra com maior grau de especialização em C-UAS.
Isto tudom por metade do custo de um eurocanard em segunda-mão.
Na recente assinatura do protocolo entre Itália e Portugal, estará um artigo, em que se deixa claro, que a cooperação no setor aeronáutico, passará pela Leonardo, por intermédio da escolha do F-35 e Cameri....
Estou expectante...
Oxalá dê em alguma coisa. Isso dá ainda mais vantagens à proposta italiana para fragatas.