Tu não queres um concurso, tu queres que seja escolhida a opção que menos favorece o país, só para ser do contra. Na compra dos STs não te preocupaste com concurso.
Um concurso legítimo e aberto, daria a vitória ao F-35.
Um concurso nos termos actuais, corre o risco de colocar de lado a opção F-35 pela sua "nacionalidade", e consequentemente limita a FAP a opções 4.5G, o que penaliza o futuro do ramo.
A FAP quer dar um salto geracional significativo, que justifique o investimento necessário. Nenhum dos 4.5G proporciona isso.
E aqui das duas uma, ou avança para F-35 nos próximos anos, ou arranja uma solução stop-gap (cuja opção de modernizar os F-16 é a financeiramente mais favorável) e adia o salto geracional para a década de 40, quiçá entrando num programa 6G europeu.
Eu posso responder pelo CJ, AQUI no tópico do F35 na FAP, este assunto deveria ser discutido aqui:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5206.0
No tópico da Substituição do do F16.
De resto como a maioria dos últimos posts deste mesmo tópico, deveria ser transferidos para lá.
Tecnicamente, a compra do Rafale M para a Marinha da Índia, é assunto para os tópicos Rafale/Dassault e Marinha Indiana.
No fim de contas, Portugal não procura um caça naval que eu saiba, e os indianos não tem autorização para comprar F-35 (neste caso C), não dá para fazer paralelismo algum com o caso português.