F-35A Lightning II na FAP

  • 3102 Respostas
  • 462055 Visualizações
*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2325 em: Março 17, 2025, 02:58:10 pm »
O SAAB Gripen E/F

Na minha opinião, o maior defeito que tem é o motor americano.

De resto, com tudo o que li até agora é equivalente ou superior aos últimos Rafale e Typhoon.
Uma iteração futura do Gripen será equivalente ao Rafale F5.
Com Wingman.

O open architecture do software permite muita flexibilidade.

Esperem...
A FAP não gosta de caças mono-motor?

E que tal uma solução intermédia para não chatear muito os americanos?
Um caça sueco com motor americano? 

No fim, vai tudo depender das contrapartidas oferecidas pelos fabricantes SAAB, Dassault e Airbus.
E da Suécia pode vir a melhor solução - diga-se o que se disser aqui no Forum Defesa.

Quanto á FAP:
As notícias lançadas aqui de que a FAP exclui liminarmente o Gripen, e visto o que se tem passado ultimamente na FAP, são para mim uma indicação de uma alta probabilidade de que é esse mesmo que a FAP vai ter.





 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6848
  • Recebeu: 7571 vez(es)
  • Enviou: 5136 vez(es)
  • +10193/-2930
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2326 em: Março 17, 2025, 02:59:08 pm »
Creio que as estimativas davam conta que os F-16 PA I poderiam aguentar até 2040 ou 2045 (em termos de horas de voo disponíveis das células). Os PA II é que têm menor disponibilidade de h/voo, enquanto os 3 PA III (adquiridos mais recentemente para compensar a venda de F-16 à Roménia) ainda têm muito para dar. Lembro-me que alguns problemas levantados, eram relativamente aos motores - este problema é de solução fácil, basta adquirir mais motores, juntamente com um upgrade aos caças.

Há umas quantas (poucas) células perto das 4000HV, mas convém recordar que isso é apenas metade da sua vida útil de 8000HV. O C/D Block 70/72, por exemplo, já vem estruturalmente preparado para que possa atingir as 12000HV.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1160
  • Recebeu: 420 vez(es)
  • Enviou: 523 vez(es)
  • +314/-1842
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2327 em: Março 17, 2025, 03:02:01 pm »
Caça aos fantasmas???
Ou aos patos...
Anda tudo traumatizado.
E ainda a guerra vem longe. 🙈🙈🙈
Quanto à ideia do mafets, uma dúzia de cada davam 36. Não era mau e confundia o inimigo.
É fazer uma petição online. 🤣😉
João Pereira
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +74/-33
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2328 em: Março 17, 2025, 03:32:46 pm »
Pá, isto aqui anda tudo muito exaltado. Eu resolvo já:

Avô Lula negoceia com os suecos licença para a Embraer construir Gripens em Beja. Motores Rolls-Royce para dar uma abébia aos antigos aliados e dar a volta aos vetos americanos.

Não têm de agradecer.
 

*

os_pero

  • Analista
  • ***
  • 695
  • Recebeu: 270 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1555/-111
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2329 em: Março 17, 2025, 03:36:53 pm »
Hoje em dia é preciso infelizmente preciso fazer uma ressalva, por isso digo já que não existe aqui nenhuma preferência ou opinião. Apenas um artigo muito interessante:

https://hushkit.net/2025/03/14/f-35-versus-gripen-e-a-deep-deep-dive/

Não consegue aqui partilhar o resto do artigo? só dá para ver praticamente o inicio.

Estou curioso em relação a analise da capacidade Stealth .
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2330 em: Março 17, 2025, 04:07:39 pm »
Creio que as estimativas davam conta que os F-16 PA I poderiam aguentar até 2040 ou 2045 (em termos de horas de voo disponíveis das células). Os PA II é que têm menor disponibilidade de h/voo, enquanto os 3 PA III (adquiridos mais recentemente para compensar a venda de F-16 à Roménia) ainda têm muito para dar. Lembro-me que alguns problemas levantados, eram relativamente aos motores - este problema é de solução fácil, basta adquirir mais motores, juntamente com um upgrade aos caças.

Há umas quantas (poucas) células perto das 4000HV, mas convém recordar que isso é apenas metade da sua vida útil de 8000HV. O C/D Block 70/72, por exemplo, já vem estruturalmente preparado para que possa atingir as 12000HV.

Não entendo.

O upgrade que os americanos estão a fazer dos seus F-16 para V - com SABR -inclui reforço estrutural (como os nossos P-3) para aumentar a vida de voo.

Querem um upgrade mais barato, é?

O Forum tem destas coisas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5368/-1113
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2331 em: Março 17, 2025, 05:45:39 pm »
Há umas quantas (poucas) células perto das 4000HV, mas convém recordar que isso é apenas metade da sua vida útil de 8000HV. O C/D Block 70/72, por exemplo, já vem estruturalmente preparado para que possa atingir as 12000HV.

E as restantes células, alguma ideia de como estão em termos do seu estado? Inclusive as 3 mais recentes?

Hoje em dia é preciso infelizmente preciso fazer uma ressalva, por isso digo já que não existe aqui nenhuma preferência ou opinião. Apenas um artigo muito interessante:

https://hushkit.net/2025/03/14/f-35-versus-gripen-e-a-deep-deep-dive/

Não consegue aqui partilhar o resto do artigo? só dá para ver praticamente o inicio.

Estou curioso em relação a analise da capacidade Stealth .

Atenção que o artigo foi escrito com base nas opiniões de alguém da Saab, logo não representam uma opinião imparcial, nem tão pouco as experiências em cenário real de um Gripen contra um caça de 5ª geração.

Também convém distinguir um caça 5G como o F-35, dum caça 5G russo ou chinês, cujos RCS tendem a ser consideravelmente maiores.

Também convém relembrar que, tal como o artigo fala da suposta "rivalidade" entre o F-35 e o Gripen E, o F-35 venceu o Gripen em todos os concursos em que participou, mesmo quando a Saab incluiu um AWACS no pacote.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2332 em: Março 17, 2025, 05:58:12 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1192 vez(es)
  • +260/-1684
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2333 em: Março 17, 2025, 06:04:15 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Normal, são dois sodomitas ! :bang:

*

Lampuka

  • Especialista
  • ****
  • 1160
  • Recebeu: 420 vez(es)
  • Enviou: 523 vez(es)
  • +314/-1842
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2334 em: Março 17, 2025, 06:04:38 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Como diria o JJ, Oitchentcha e Otcho (88) Rafales para o Canadá.
E eles a meterem dinheiro e engenharia no projecto FCAS.
Digo eu...
João Pereira
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2335 em: Março 17, 2025, 06:06:28 pm »

Em breve, vamos assistir a certos maluquinhos do F-35 redireccionarem as suas energias para derrotar o SAAB Gripen.
Assim, qualquer outra opção que seja escolhida derá uma grande vitória.  ::)

Vamos ver como isso corre.

 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2336 em: Março 17, 2025, 06:17:06 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Normal, são dois sodomitas ! :bang:

Boa mayo!

Se te deixam andar por aqui, aproveita.

Eu tenho uma pequena ligação ao Etendard.

O melhor luthier a trabalhar em Portugal chama-se Christian Bayon.
Ele começou a sua carreira como mecânico de Etendards no Foch.
Eu comprei-lhe uma coisa.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2337 em: Março 17, 2025, 06:19:34 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Como diria o JJ, Oitchentcha e Otcho (88) Rafales para o Canadá.
E eles a meterem dinheiro e engenharia no projecto FCAS.
Digo eu...

Dizes muito bem.
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1192 vez(es)
  • +260/-1684
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2338 em: Março 17, 2025, 06:41:10 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Normal, são dois sodomitas ! :bang:

Boa mayo!

Se te deixam andar por aqui, aproveita.

Eu tenho uma pequena ligação ao Etendard.

O melhor luthier a trabalhar em Portugal chama-se Christian Bayon.
Ele começou a sua carreira como mecânico de Etendards no Foch.
Eu comprei-lhe uma coisa.

Em que anos esteve no ativo  ?

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2339 em: Março 17, 2025, 06:46:33 pm »

Para verem como está o ambiente sugiro vivamente verem o discurso conjunto do Macron e o PM do Canadá.

O PM do C escolheu a França como primeiro país a visitar.

Tirem as vossas conclusões.

Normal, são dois sodomitas ! :bang:

Boa mayo!

Se te deixam andar por aqui, aproveita.

Eu tenho uma pequena ligação ao Etendard.

O melhor luthier a trabalhar em Portugal chama-se Christian Bayon.
Ele começou a sua carreira como mecânico de Etendards no Foch.
Eu comprei-lhe uma coisa.

Em que anos esteve no ativo  ?

Estou a tirar esta info da AI;

Entrou na Marinha em 71 com 16 anos.
Esteve na Marinha 6 anos.
Mecânico de hidraulica