F-35A Lightning II na FAP

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2310 em: Março 16, 2025, 09:50:01 pm »
É caro hoje mas no futuro 12 Rafale + 14 FCAS não era mau a propria frança planeia um modelo semelhante, eu sei são aviões deles mas no futuro a cadeia logistica pode não ser assim tão má...

12 Rafale + 14 FCAS, ficava ao mesmo preço que 12 F-35 + 14 FCAS. Preço por preço, mais valia optar por uma dupla em que ambas as aeronaves não têm qualquer limitação de operar em ambientes contestados. No custo global das coisas, saía mais barato simplesmente adquirir 24 FCAS.

Quando se falava na possibilidade de um misto de F-35 + F-16V, a lógica era ter um caça de 5ª geração mais caro e um caça de 4.5 relativamente barato (nomeadamente em custos de operação). O Rafale tem custos de operação muito próximos aos de um caça de 5ª geração, com todas as limitações de um caça de 4.5. Não compensa.

Se Portugal não tem hábito de operar caças bimotores, ia de repente operar 2 modelos distintos de bimotores?

Agora em português (a precedente msg em latim foi para matar saudades do meu tempo de seminarista e em honra do LM) :

Como o F16 também tem o mesmo problema que o F35 (kill switch), acho que não se deve gastar muito mais dinheiro com esse material...apenas o estrito necesssário para que ele cumpra as suas missões de policia até virem os novos aparelhos. Com os 1000 milhões do MLU compram-se alguns novos aparelhos europeus.
Rafale ou Grippen não sei dizer, não estudei bem o assunto. Acho que anda por aqui pelo menos um piloto que nos pode ajudar...se ele não for tímido  :)

Com 1000M, compram-se meia dúzia de caças europeus, desarmados. Esse investimento não é sequer comparável ao de uma modernização V para uns 18-20 F-16.

Tendo em conta a forte probabilidade de conflitos de larga escala nos próximos 10 anos, nem sequer podemos olhar para as nossas esquadras de F-16 apenas para "policiamento aéreo".



Entretanto, aparenta confirmar-se que o Canadá está a re-considerar a compra do caça F-35.
Se consigo perceber bem tudo o que até ao momento tem sido dito, o Canadá já assumiu compromissos para a aquisição de 18 caças F-35.

Segundo alguns analistas, esta primeira tranche poderá não ter volta e o Canadá poderá mesmo ter que os comprar. O problema são os restantes 70 (setenta) caças do total de oitenta e oito que o Canadá pretendia comprar inicialmente.

Embora a questão do Kill Switch tenha inicialmente sido levada ao ridiculo, parece mais que evidente que toda a gente sabe que essa é uma possibilidade real.
Numa aeronave extraordiariamente complexa, e que está constantemente a contactar a base para saber se há alguma atualização de software, a possibilidade de algumas linhas de código incluídas no download poderem pura e simplesmente impedir o arranque dos sistemas dos aviões é vista como perfeitamente possível.

O problema aqui, é que os F-35 precisam de conectar-se constantemente, para obterem dados que são fornecidos pelos americanos, ao nivel de informações táticas, modificações ao nível de comunicações, e uma parafernalia de dados que só os americanos podem disponibilizar.

Sem que exista uma fonte alternativa de dados deste tipo, recolhidos, produzidos e tratados por outras fontes, não há dada que voe - absolutamente ada - que possa ter a capacidade de um F-35

No Canadá é um pouco diferente da maioria dos clientes de F-35, porque o Trump teve a excelente ideia de dizer que podiam vir a ser o 51º estado. O conceito do "Kill Switch" pouco ou nada influenciou as dúvidas do Canadá, havendo uma questão obviamente mais relevante.

O problema do Canadá, é que não importa que caça comprem, seriam facilmente eliminados pelas FA americanas.

Se o Canadá viesse a desistir de vez dos F-35, mesmo ficando com 18, o problema seria encontrar uma verdadeira opção. Qualquer outra opção no mercado, apenas garante que o Canadá fica preso na "2ª Divisão" durante décadas. A única chance que teriam, era pedirem uns Typhoon para desenrascar, e tentar participar no GCAP. Lá está, para toda a gente, os únicos caças que podem ser vistos como alternativa ao F-35, virão dos programas FCAS e GCAP.

A LM é que não deve ficar muito satisfeita com isto, tal como a maioria das empresas de Defesa americanas,que vêem clientes internacionais a optar por não adquirir os seus produtos. Estou curioso para ver os desenvolvimento futuros.

Para nós, a opção mais lógica, passa por modernizar os F-16 a curto prazo, ganhando uns 10 anos de margem de erro para procurar um substituto definitivo.
 
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Viajante

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2311 em: Março 16, 2025, 11:31:37 pm »
Já referiram mas volto ao tema, onde é que leram que o MDN descartou o F-35? Não li em nenhum lado essa afirmação, o que ele refere é que dada a pouca confiança que a Europa (e não só) tem nos EUA de Trump, vão estudar outras alternativas, para além do F-35.

Outro pormenor, o Governo está em gestão até à tomada de posse do novo Governo que saír vencedor de 18 de Maio!

Quem poderá tomar a decisão de compra do futuro caça da FAP, não é seguramente este governo e palpita-me que terá de ser com o aval dos 2 maiores partidos, tal o valor a investir.

Outra questão, se a nossa decisão pelo novo caça for feita daqui a 5 anos, Trump já não estará no poder!!!!!
Perderam uma enorme oportunidade de encomendarem o F-35 em 2024, mesmo com o cabeça laranja no poder, agora, só chegaria até nós depois deste saír do cargo, seguramente, e para lá de 2030!

Quanto às alternativas que referiram e como já alguns recordaram, passamos para bimotores? E que vão ser substituídos em 2040 no país que os produz?
Sem qualquer dúvida que a melhor opção agora seria urgentemente actualizar a frota de F-16 e estar atento a uma oportunidade que exista nos nossos aliados!
 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2312 em: Março 17, 2025, 01:42:43 am »
É caro hoje mas no futuro 12 Rafale + 14 FCAS não era mau a propria frança planeia um modelo semelhante, eu sei são aviões deles mas no futuro a cadeia logistica pode não ser assim tão má...

12 Rafale + 14 FCAS, ficava ao mesmo preço que 12 F-35 + 14 FCAS. Preço por preço, mais valia optar por uma dupla em que ambas as aeronaves não têm qualquer limitação de operar em ambientes contestados. No custo global das coisas, saía mais barato simplesmente adquirir 24 FCAS.

Quando se falava na possibilidade de um misto de F-35 + F-16V, a lógica era ter um caça de 5ª geração mais caro e um caça de 4.5 relativamente barato (nomeadamente em custos de operação). O Rafale tem custos de operação muito próximos aos de um caça de 5ª geração, com todas as limitações de um caça de 4.5. Não compensa.

Se Portugal não tem hábito de operar caças bimotores, ia de repente operar 2 modelos distintos de bimotores?

Agora em português (a precedente msg em latim foi para matar saudades do meu tempo de seminarista e em honra do LM) :

Como o F16 também tem o mesmo problema que o F35 (kill switch), acho que não se deve gastar muito mais dinheiro com esse material...apenas o estrito necesssário para que ele cumpra as suas missões de policia até virem os novos aparelhos. Com os 1000 milhões do MLU compram-se alguns novos aparelhos europeus.
Rafale ou Grippen não sei dizer, não estudei bem o assunto. Acho que anda por aqui pelo menos um piloto que nos pode ajudar...se ele não for tímido  :)

Com 1000M, compram-se meia dúzia de caças europeus, desarmados. Esse investimento não é sequer comparável ao de uma modernização V para uns 18-20 F-16.

Tendo em conta a forte probabilidade de conflitos de larga escala nos próximos 10 anos, nem sequer podemos olhar para as nossas esquadras de F-16 apenas para "policiamento aéreo".



Entretanto, aparenta confirmar-se que o Canadá está a re-considerar a compra do caça F-35.
Se consigo perceber bem tudo o que até ao momento tem sido dito, o Canadá já assumiu compromissos para a aquisição de 18 caças F-35.

Segundo alguns analistas, esta primeira tranche poderá não ter volta e o Canadá poderá mesmo ter que os comprar. O problema são os restantes 70 (setenta) caças do total de oitenta e oito que o Canadá pretendia comprar inicialmente.

Embora a questão do Kill Switch tenha inicialmente sido levada ao ridiculo, parece mais que evidente que toda a gente sabe que essa é uma possibilidade real.
Numa aeronave extraordiariamente complexa, e que está constantemente a contactar a base para saber se há alguma atualização de software, a possibilidade de algumas linhas de código incluídas no download poderem pura e simplesmente impedir o arranque dos sistemas dos aviões é vista como perfeitamente possível.

O problema aqui, é que os F-35 precisam de conectar-se constantemente, para obterem dados que são fornecidos pelos americanos, ao nivel de informações táticas, modificações ao nível de comunicações, e uma parafernalia de dados que só os americanos podem disponibilizar.

Sem que exista uma fonte alternativa de dados deste tipo, recolhidos, produzidos e tratados por outras fontes, não há dada que voe - absolutamente ada - que possa ter a capacidade de um F-35

No Canadá é um pouco diferente da maioria dos clientes de F-35, porque o Trump teve a excelente ideia de dizer que podiam vir a ser o 51º estado. O conceito do "Kill Switch" pouco ou nada influenciou as dúvidas do Canadá, havendo uma questão obviamente mais relevante.

O problema do Canadá, é que não importa que caça comprem, seriam facilmente eliminados pelas FA americanas.

Se o Canadá viesse a desistir de vez dos F-35, mesmo ficando com 18, o problema seria encontrar uma verdadeira opção. Qualquer outra opção no mercado, apenas garante que o Canadá fica preso na "2ª Divisão" durante décadas. A única chance que teriam, era pedirem uns Typhoon para desenrascar, e tentar participar no GCAP. Lá está, para toda a gente, os únicos caças que podem ser vistos como alternativa ao F-35, virão dos programas FCAS e GCAP.

A LM é que não deve ficar muito satisfeita com isto, tal como a maioria das empresas de Defesa americanas,que vêem clientes internacionais a optar por não adquirir os seus produtos. Estou curioso para ver os desenvolvimento futuros.

Para nós, a opção mais lógica, passa por modernizar os F-16 a curto prazo, ganhando uns 10 anos de margem de erro para procurar um substituto definitivo.

isso não é possível o FCAS não vai estar pronto antes do fim dos f 16 porque quantos menos caças vamos ter com o passar do tempo mais horas vão fazer.  Sobra GCAP que pode ser um projeto problemático com sócios fora da Europa podendo um ser a Arábia saudita

https://internationaldefenceanalysis.com/italy-confirms-saudi-arabias-potential-role-in-gcap-project/

https://thediplomat.com/2025/01/japan-the-uk-and-italy-discuss-bringing-saudi-arabia-into-their-next-generation-fighter-jet-project/


Não acredito vai ser possível comparar o mais caro dos equipamentos militares sem o financiamento do Rearm Europe, nenhum partido o vai fazer, esse mecanismo permite continuar apresentar contas bonitas...
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2313 em: Março 17, 2025, 06:38:25 am »
A Arábia Saudita não vai participar no projecto, mas falasse da possibilidade de adquirirem 100 KAAN.

http://breakingdefense.com/2025/02/a-joint-project-turkeys-kaan-fighter-program-attracts-gulf-interest-exec-says/
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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aasg

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2314 em: Março 17, 2025, 10:43:03 am »
Hoje em dia é preciso infelizmente preciso fazer uma ressalva, por isso digo já que não existe aqui nenhuma preferência ou opinião. Apenas um artigo muito interessante:

https://hushkit.net/2025/03/14/f-35-versus-gripen-e-a-deep-deep-dive/
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2315 em: Março 17, 2025, 11:31:55 am »
Hoje em dia é preciso infelizmente preciso fazer uma ressalva, por isso digo já que não existe aqui nenhuma preferência ou opinião. Apenas um artigo muito interessante:

https://hushkit.net/2025/03/14/f-35-versus-gripen-e-a-deep-deep-dive/


É interessante constatar que este forista sente a necessidade de pedir imensa desculpa antes de colocar aqui informação sobre determinado caça.

Aos responsaveis por este estado de coisas...

Lindo serviço.

E já agora,
Quando é que chega o primeiro F-35 mesmo?
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2316 em: Março 17, 2025, 11:42:22 am »
Ainda não perceberam que Portugal não vai ter o F-35 ! É um avião caro a utilização, 40 000 US$/H , sem falar da manutenção ! E antes de tudo nada indica que seja melhor que um outro caça ! Este avião só provou ser um poço sem fundo !

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2317 em: Março 17, 2025, 11:52:45 am »

Aos Moderadores

Constato o seguinte.

Acabei de fazer um post.
Apareço no fundo da página principal, na Central de Informações, como tendo estado activo nos ultimos 15 minutos.

Este mayo faz um post a seguir ao meu e não aparece.

Quase parece que o mayo é um dos moderadores.

Expliquem-me lá isso por favor.
Amigos de Russos têm um estatuto especial no Forum?
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2318 em: Março 17, 2025, 12:21:37 pm »
Será que o Tejas tem um "botão para desligar" ?  Mandamos para lá KC e ST, made in tugal e em troca temos um caça das índias sem killer Stich..  :mrgreen:



Saudações   :mrgreen:


P.S. PRR da Defesa Europeia e anti Trump. 3 esquadras de Rafale, Gripen e Typhoon, este último na Terceira. E toda a gente fica feliz e contente.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2319 em: Março 17, 2025, 12:41:56 pm »

Aos Moderadores

Constato o seguinte.

Acabei de fazer um post.
Apareço no fundo da página principal, na Central de Informações, como tendo estado activo nos ultimos 15 minutos.

Este mayo faz um post a seguir ao meu e não aparece.

Quase parece que o mayo é um dos moderadores.

Expliquem-me lá isso por favor.
Amigos de Russos têm um estatuto especial no Forum?

???????

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2320 em: Março 17, 2025, 12:49:57 pm »

Aos Moderadores

Constato o seguinte.

Acabei de fazer um post.
Apareço no fundo da página principal, na Central de Informações, como tendo estado activo nos ultimos 15 minutos.

Este mayo faz um post a seguir ao meu e não aparece.

Quase parece que o mayo é um dos moderadores.

Expliquem-me lá isso por favor.
Amigos de Russos têm um estatuto especial no Forum?

Repete-se a mesma coisa.

O que é que este mayo tem de especial aqui?

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2321 em: Março 17, 2025, 01:25:30 pm »
isso não é possível o FCAS não vai estar pronto antes do fim dos f 16 porque quantos menos caças vamos ter com o passar do tempo mais horas vão fazer.  Sobra GCAP que pode ser um projeto problemático com sócios fora da Europa podendo um ser a Arábia saudita

https://internationaldefenceanalysis.com/italy-confirms-saudi-arabias-potential-role-in-gcap-project/

https://thediplomat.com/2025/01/japan-the-uk-and-italy-discuss-bringing-saudi-arabia-into-their-next-generation-fighter-jet-project/


Não acredito vai ser possível comparar o mais caro dos equipamentos militares sem o financiamento do Rearm Europe, nenhum partido o vai fazer, esse mecanismo permite continuar apresentar contas bonitas...

Creio que as estimativas davam conta que os F-16 PA I poderiam aguentar até 2040 ou 2045 (em termos de horas de voo disponíveis das células). Os PA II é que têm menor disponibilidade de h/voo, enquanto os 3 PA III (adquiridos mais recentemente para compensar a venda de F-16 à Roménia) ainda têm muito para dar. Lembro-me que alguns problemas levantados, eram relativamente aos motores - este problema é de solução fácil, basta adquirir mais motores, juntamente com um upgrade aos caças.

É possível que os PA I e PA III, com uma modernização, aguentassem até 2040, quiçá 45, dependendo do nível de uso até lá. Os PA II é provável que não aguentem os mesmos anos, e como tal, é preciso averiguar se vale a pena modernizá-los sequer.

Se não for considerado viável modernizar os ditos caças, podemos substituir os 6 PA II (creio que são 6, se não estiver a fazer mal as contas):
-por outros 6 (ou mais) F-16 provenientes do AMARG - que fariam toda a modernização para V na LM;
-por 6 ou mais F-16V novos de fábrica (por já haver logística instaurada em Portugal, saía bem mais barato do que comprar qualquer outro caça novo);
-comprar caças europeus em 2ª mão (custos idênticos ou superiores a comprar F-16V novos, aos quais se soma uma segunda linha logística);
-comprar 12 FA-50, substituindo os PA II e os Alpha Jet de uma assentada;
-ou aguentar os PA II sem modernização até 2030, e aí decidir por comprar 12 F-35 para os substituir.

Se ignorarmos o F-35, das opções acima a mais "exequível" deverá ser a compra de um lote adicional de F-16 do AMARG. A razão é simples: custos.
Esta opção também permitiria algo difícil de fazer com as outras opções: aumentar o nº de caças, sem custos astronómicos. Se entre os PA I e PA III tivermos 22 unidades, é possível substituir os 6 PA II por 10/12 F-16 do AMARG modernizados, a FAP consegue ficar com 32-34 F-16V.
Esta opção permite que cada aeronave faça muito menos horas de voo, e portanto aguentando mais anos, e portanto dando maior margem de erro para se esperar pelo FCAS.
« Última modificação: Março 17, 2025, 02:17:27 pm por dc »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2322 em: Março 17, 2025, 01:49:36 pm »

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Quase parece que o mayo é um dos moderadores.

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Repete-se a mesma coisa.

O que é que este mayo tem de especial aqui?

Fiz alguma coisa ????? !!!!!!

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Duarte

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2323 em: Março 17, 2025, 02:36:55 pm »

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Quase parece que o mayo é um dos moderadores.

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Repete-se a mesma coisa.

O que é que este mayo tem de especial aqui?

Configurações da Conta / Mostrar aos outros o meu estado em linha

De nada.  c56x1
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2324 em: Março 17, 2025, 02:52:39 pm »

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Repete-se a mesma coisa.

O que é que este mayo tem de especial aqui?

Fiz alguma coisa ????? !!!!!!

Afinal está tudo bem.
Podes continuar.