F-35A Lightning II na FAP

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1830 em: Fevereiro 15, 2025, 09:32:50 pm »
Mas qual foi o país que tem o F35 que foi impedido de voar pelos EUA ?  Parece me ser uma resposta simples. Se não é nenhum que tal esperar até que algum dos usuários chateie os americas e ver como corre,? Se sempre é impossível como uns afirmam ou possível?Simples, em vez de paredes de texto ou futurologia. 😁

Saudações

P. S. Os F14 e o F16, não sei se tinha sistemas  baseados no sinclar ou no commodore ( de qualquer forma na altura eram os mais avançados que existiam, e resmas de entrevistas a fabricantes e peritos militares juravam a pés juntos, serem incontornáveis por fontes externas aos EUA). De backdoor ou backround system, que por acaso ate são coisas diferentes, a questão é que nos anos 70 e 80 a conversa era a mesma: sem os EUA os aviões não voam. E surpresa: até hoje, milagrosamente, os do Irão e da Venezuela voam. E voam, mesmo quando os EUA continuam zangados faz décadas, com essas nações, que os usam, e continuam a usar, sem que os EUA os consigam impedir.  Cá estarei para comentar quando acontecer ou não o mesmo com o F35. Novamente Simples. 😉
« Última modificação: Fevereiro 15, 2025, 11:42:52 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1831 em: Fevereiro 15, 2025, 09:59:47 pm »
Mas qual foi o país que tem o F35 que foi impedido de voar?  Parece me ser uma resposta simples. Se não é nenhum... 🤔

Saudações

P. S. É completamente errelevante se os F14 e o F16 têm o sistema  backdoor ou backround, que por acaso ate são coisas diferentes, e se é isso ou outra coisa qualquer que os faz voar. Voam, mesmo quando os EUA se zangaram com algumas nações que os usam, e continuam a voar sem que os EUA consigam impedir que voem.  Cá estarei para comentar quando acontecer ou não o mesmo com o F35. 😉

Eu concordo.

A probabilidade de os Americanos desligarem o software dos F35 que vamos comprar é a mesma de os Koreanos desligarem o software dos Chungmugong Yi Sun-sin-class destroyers que vamos comprar a eles.

Não é coisa que se faça.
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1832 em: Fevereiro 16, 2025, 08:30:01 am »
Mas qual foi o país que tem o F35 que foi impedido de voar pelos EUA ?  Parece me ser uma resposta simples. Se não é nenhum que tal esperar até que algum dos usuários chateie os americas e ver como corre,? Se sempre é impossível como uns afirmam ou possível?Simples, em vez de paredes de texto ou futurologia. 😁

Saudações

P. S. Os F14 e o F16, não sei se tinha sistemas  baseados no sinclar ou no commodore ( de qualquer forma na altura eram os mais avançados que existiam, e resmas de entrevistas a fabricantes e peritos militares juravam a pés juntos, serem incontornáveis por fontes externas aos EUA). De backdoor ou backround system, que por acaso ate são coisas diferentes, a questão é que nos anos 70 e 80 a conversa era a mesma: sem os EUA os aviões não voam. E surpresa: até hoje, milagrosamente, os do Irão e da Venezuela voam. E voam, mesmo quando os EUA continuam zangados faz décadas, com essas nações, que os usam, e continuam a usar, sem que os EUA os consigam impedir.  Cá estarei para comentar quando acontecer ou não o mesmo com o F35. Novamente Simples. 😉

Peço desculpa, mas os F-16 da Venezuela voarem, em alguma coisa a ver com a questão ?
Os F-16A/B são aeronaves analogicas. Comparar um F-16, com um cockpit analogico desenhado ainda na década de 1960 não tem nada a ver com um cockpit de um F.35 e nem sequer com um F-16 mais moderno.


Estamos a fazer comparações que não fazem sentido e a comparar alhos com bugalhos.

Como também não faz qualquer sentido perguntar que país é que viu os seus F-35 ficarem no chão.
Esta afirmação não tem em consideração a realidade politica atual...

Eu também poderia perguntar, o que é que aconteceu quando um presidente americano ameaçou invadir um país europeu ...
A resposta seria: NADA, porque desde a II guerra mundial que isso não aconteceu uma única vez.

Fico com impressão de que a questão do F-35 está a ser vista com algum autismo.
A realidade politica, é de molde a deixar os dirigentes europeus em pânico, e nós aqui, a fingir que a realidade politica não sofreu uma alteração cataclismica.


O mísseis Stormshadow britânicos e Scalp franceses , só para lhe dar uma exemplo, precisam de autorização dos americanos para serem utilizados.
Os britânicos foram avisados de que os norte-americanos não autorizam a utilização dos sistemas que permitem aos mísseis atacar território russo, sem recorrer ao GPS. E isto na administração BIDEN ...

Mas o Trump, esse é bonzinho e se lhe der na telha não manda fechar a torneira do acesso aos dados, sem os quais o F-35 deixa de servir para mais que uma aeronave turistica.

Citar
One of the defense sources informed the news outlet that Storm Shadows, which are jointly constructed by the UK and France, “probably would not survive in the contested, electronically jammed environment that the Russians have.”

“Russian electronic warfare has rendered GPS useless. They jam it. So it has to use another type of data set instead, which is American-owned,” the source added. According to The Times, although the data is confidential, it is likely related to American ground-mapping capabilities.

https://english.almayadeen.net/news/politics/ukraine-could-not-effectively-use-uk-missiles-without-us-dat


O F-35 desde o inicio, que foi construído e pensado  para permitir uma versão que pudesse pelo menos interagir com aeronaves não tripuladas, e eventualmente até  voar sem piloto.
Os americanos controlam frotas de UAV's por exemplo na Ucrânia, com os pilotos sentados a milhares de quilómetros de distância, em território americano.
Mas agora vêm-me dizer que afinal não se pode controlar um avião por via remota ?
   ::) ::) ::) ::)

Por amor da santa, digam-me qual é a marca do Tintol, que de aqui a bocado vou ao supermercado e também quero comprar  :mrgreen:



« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 08:41:47 am por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1833 em: Fevereiro 16, 2025, 09:47:34 am »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1834 em: Fevereiro 16, 2025, 10:13:42 am »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.
O KF-21 também poderá ser opção?
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1835 em: Fevereiro 16, 2025, 10:20:35 am »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.
O KF-21 também poderá ser opção?

Não deveria, pois tal como o Gripen ambos utilizam motores norte-americanos e, como tal, susceptíveis de serem desligados em pleno vôo pelos EUA.....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1836 em: Fevereiro 16, 2025, 01:12:29 pm »
Mas qual foi o país que tem o F35 que foi impedido de voar pelos EUA ?  Parece me ser uma resposta simples. Se não é nenhum que tal esperar até que algum dos usuários chateie os americas e ver como corre,? Se sempre é impossível como uns afirmam ou possível?Simples, em vez de paredes de texto ou futurologia. 😁

Saudações

P. S. Os F14 e o F16, não sei se tinha sistemas  baseados no sinclar ou no commodore ( de qualquer forma na altura eram os mais avançados que existiam, e resmas de entrevistas a fabricantes e peritos militares juravam a pés juntos, serem incontornáveis por fontes externas aos EUA). De backdoor ou backround system, que por acaso ate são coisas diferentes, a questão é que nos anos 70 e 80 a conversa era a mesma: sem os EUA os aviões não voam. E surpresa: até hoje, milagrosamente, os do Irão e da Venezuela voam. E voam, mesmo quando os EUA continuam zangados faz décadas, com essas nações, que os usam, e continuam a usar, sem que os EUA os consigam impedir.  Cá estarei para comentar quando acontecer ou não o mesmo com o F35. Novamente Simples. 😉

Peço desculpa, mas os F-16 da Venezuela voarem, em alguma coisa a ver com a questão ?
Os F-16A/B são aeronaves analogicas. Comparar um F-16, com um cockpit analogico desenhado ainda na década de 1960 não tem nada a ver com um cockpit de um F.35 e nem sequer com um F-16 mais moderno.


Estamos a fazer comparações que não fazem sentido e a comparar alhos com bugalhos.

Como também não faz qualquer sentido perguntar que país é que viu os seus F-35 ficarem no chão.
Esta afirmação não tem em consideração a realidade politica atual...

Eu também poderia perguntar, o que é que aconteceu quando um presidente americano ameaçou invadir um país europeu ...
A resposta seria: NADA, porque desde a II guerra mundial que isso não aconteceu uma única vez.

Fico com impressão de que a questão do F-35 está a ser vista com algum autismo.
A realidade politica, é de molde a deixar os dirigentes europeus em pânico, e nós aqui, a fingir que a realidade politica não sofreu uma alteração cataclismica.


O mísseis Stormshadow britânicos e Scalp franceses , só para lhe dar uma exemplo, precisam de autorização dos americanos para serem utilizados.
Os britânicos foram avisados de que os norte-americanos não autorizam a utilização dos sistemas que permitem aos mísseis atacar território russo, sem recorrer ao GPS. E isto na administração BIDEN ...

Mas o Trump, esse é bonzinho e se lhe der na telha não manda fechar a torneira do acesso aos dados, sem os quais o F-35 deixa de servir para mais que uma aeronave turistica.

Citar
One of the defense sources informed the news outlet that Storm Shadows, which are jointly constructed by the UK and France, “probably would not survive in the contested, electronically jammed environment that the Russians have.”

“Russian electronic warfare has rendered GPS useless. They jam it. So it has to use another type of data set instead, which is American-owned,” the source added. According to The Times, although the data is confidential, it is likely related to American ground-mapping capabilities.

https://english.almayadeen.net/news/politics/ukraine-could-not-effectively-use-uk-missiles-without-us-dat


O F-35 desde o inicio, que foi construído e pensado  para permitir uma versão que pudesse pelo menos interagir com aeronaves não tripuladas, e eventualmente até  voar sem piloto.
Os americanos controlam frotas de UAV's por exemplo na Ucrânia, com os pilotos sentados a milhares de quilómetros de distância, em território americano.
Mas agora vêm-me dizer que afinal não se pode controlar um avião por via remota ?
   ::) ::) ::) ::)

Por amor da santa, digam-me qual é a marca do Tintol, que de aqui a bocado vou ao supermercado e também quero comprar  :mrgreen:

Deve ser vata talin que é mais forte.  :mrgreen:

Ou seja, um F16 só voa porque tem cockpit analógico, não precisa de peças, nem motores, nem actualizações de software nem nada. Extraordinário. E para v.exma nada tem a ver com a questão. No F14, já é o software? Ou não, porque tem cockpit analógico?  Brilhante  :mrgreen:

Já agora, algum F35 ficou no solo devido aos americanos? Mesmo tendo em consideração a realidade política actual? Quantos ficaram? Se não ficaram, estamos a falar em futurologia porque?  Não haverá tempo quando ficarem? E se não ficarem também?

Também espero que o software seja mais avançado que os dos submarinos nucleares. Ou não. Se calhar quanto mais básico melhor. :mrgreen:

https://www.popularmechanics.com/military/weapons/a19061/britains-doomsday-subs-run-windows-xp/

O autismo do Trump, que vai fazer isto, aquilo e mais daquilo, etc, etc e mais paredes de texto. Mas já fez? Já barrou preto no branco, o uso de misseis e aviões? Já disse "The F35 is done for you, Europe", empurrando um conjunto de nações para caças franceses, turcos ou coreanos? Quando acontecer falamos, como ainda não aconteceu, não temos que estar a abordar os devaneios do Vata Talin nem mistura com o Tintol de Pegões.  ;)

Saudações e saúde  :mrgreen:

P.S. Já agora, v.exma lembra se quando Israel era muito amiga dos francius? E depois o D. Gaulle deu lhe a tellha e foi apoiar os árabes? E Israel fanou os planos do Mirage V? Se calhar, se apanharem um governo americano mais hostil roubam lhes os planos do F35, ou fazem negócio com os turcos, Coreanos. Com os aviões no solo não vão ficar. Nunca ficarem, nem mesmo quando ninguém dos fortes os apoiavam. ;)

P.S. 2 -  Outra coisa. Não acreditem em tudo que ouvem. Parece por exemplo aquela maravilha dos UAV estratégicos nunca funcionou muito bem. O F35 também tem dias. Agora, quem terá razão e como isto se revela na operaçãp do F35 e UAV? Veremos.  ::)

https://www.newsweek.com/us-global-hawk-spy-drone-suffers-problems-amid-russian-jamming-1956196

https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-12535823/Im-former-defense-official-warned-F-35s-catalogue-safety-security-problems-years-ago-HACKED-malfunctioned.html

P.S. 3 - Bem me parecia que o Trump não ia invadir a Gronelândia. Mais conversa de nada. Ou de Taberna. Quando invadir cá estaremos para debater, até lá, olhe, beba um copito e relaxe no sofá a ver a Guerra dos Mundos, uma excelência da Ficção. :mrgreen:
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 01:19:36 pm por mafets »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1837 em: Fevereiro 16, 2025, 01:25:28 pm »
Eu nem devia tentar contribuir para este assunto que de informática e mecânica apenas sei quando chamar quem sabe... no entanto parece-me que de "peças para motor" de um F16 para a possessibilidade de um F35 "comunicar" com o fabricante e/ou depender de sistemas informáticos (que podem ser acedidos) para cumprir a sua função vai uma grande diferença.

E que a situação geoestratégica existente com a administração (ie trupe) Trump é inédita e ainda agora começou... não devemos basear-nos no passado ou dizer "mas já fez".   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1838 em: Fevereiro 16, 2025, 03:00:59 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

Esta é a primeira vez que um representante oficial - ou oficial representante.... - do F-35 nos comunica que há "outrosas opções".

E os mesmos que sempre aplaudiram não haver mais opção nenhuma agora aplaudem haver mais.

Ha ha ha.

É uma banda de música.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 03:05:41 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1839 em: Fevereiro 16, 2025, 03:13:19 pm »
Lolada!!! QUanto custa um F-35A????  :D :D

https://x.com/Defence360/status/1889298670853525628

Vamos lá verificar isto... esse valor inclui o custo de transferência de tecnologia, o desenvolvimento versão para o Brasil (e parte do fabrico lá)? Ou se colocarmos uma encomenda aos Suecos, sem contrapartidas, custa isso?

Aquele valor, é o valor da assinatura do contrato, há mais de 10 anos. Hoje com a inflação, o Gripen, tal como qualquer outro caça, estará forçosamente mais caro.

O que importa comparar, é que nos concursos internacionais, a oferta da Saab não apresenta valores muito menores que a concorrência, mantendo-se o único ponto forte do avião, o custo de operação hipoteticamente inferior aos concorrentes, e é isso que a Saab menciona sempre.

Se o Gripen fosse tão barato de adquirir como alguns gostam de apregoar, a Saab conseguiria fazer ofertas muito mais apelativas, do género 50 Gripen vs 36 F-35. Mas não é o caso.

Depreende-se que o custo unitário, em média, do Gripen e do F-35 seja mais ou menos idêntico. Ora com custos idênticos, nem sequer faz sentido equacionaro Gripen.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1840 em: Fevereiro 16, 2025, 03:48:44 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

A haver uma segunda escolha, esta teria que passar por modernizar os F-16 para o padrão V. Eventualmente adquirir uns dúzia de F-16V novos, caso os PA II não aguentem anos suficientes. Ficaria muito mais caro fazer a transição para outro caça de geração 4.5, um "sidegrade", e demorava demasiados anos a implementar tais mudanças.

No fim, sabemos que o Typhoon e Rafale, por mais actualizações que tenham, têm os dias contados enquanto caças de primeira linha. Com a Argélia a comprar caças Su-57, o equilíbrio regional (Península Ibérica/Norte de África) muda por completo, e é demasiado arriscado tentar equilibrar as contas apenas com recurso a caças de 4.5.

O KF-21 podia ser uma opção, mas nunca como único caça da FAP, pois não possui a furtividade nem sensores ao nível do F-35.

Tendo em conta as questões geopolíticas, e a falta de vontade de investir na Defesa, a solução correcta neste momento, passa por modernizar os F-16 PA I, e incorporar o melhor armamento e equipamento que os F-16 podem receber. Ao modernizar estes F-16, a preocupação seria adquirir 12-16 F-35, para chegarem até 2035. Esta quantidade reduzida, permite que o programa tenha custos muito inferiores, permite o salto geracional e atingir o IOC, e sendo ambos da mesma empresa, é possível que fosse tudo feito como um pacote (upgrade F-16 + F-35), com possíveis descontos/contrapartidas (modernização em Portugal por exemplo, desconto Lajes). Os F-16 modernizados, podiam depois ser substituídos na década de 40 por mais F-35 ou um futuro caça europeu.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1841 em: Fevereiro 16, 2025, 04:10:32 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

Esta é a primeira vez que um representante oficial - ou oficial representante.... - do F-35 nos comunica que há "outrosas opções".

E os mesmos que sempre aplaudiram não haver mais opção nenhuma agora aplaudem haver mais.

Ha ha ha.

É uma banda de música.

Mas o Gripen não é de certeza.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1842 em: Fevereiro 16, 2025, 05:00:30 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

Esta é a primeira vez que um representante oficial - ou oficial representante.... - do F-35 nos comunica que há "outrosas opções".

E os mesmos que sempre aplaudiram não haver mais opção nenhuma agora aplaudem haver mais.

Ha ha ha.

É uma banda de música.

Mas o Gripen não é de certeza.

99% das palavras que escrevi aqui sobre caças foi para combater a ideia que o F35 era a unica hipótese e a exigir um concurso para escolher o futuro caça.

Isso faz de mim tanto um saabGripen quanto tu és um Subsea.

Vamos ver que opções Europe First nos serão apresentadas.

Eu até diria que me vejo a concordar com o que diz aqui o dc.
As teorias dele são uma tal "amálgama" que até terminaram aqui em algo qu eu próprio já disse.
Modernização muito urgente dos F16 para participarmos já na defesa da Ucrânia, ou sermos completamente irrelevantes.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 05:14:11 pm por saabGripen »
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1843 em: Fevereiro 16, 2025, 09:19:37 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

É claro que têm de existir opções de recurso caso a principal falhe. Estranho seria se não houvesse ou estivesse sequer pensada.

E sobre os F-16M? É para ir sofrendo atualizações pontuais até 2034/35 e pronto, ou continua em cima da mesa uma modernização +/- abrangente, que permita deixar a frota minimamente relevante a nível operacional para os próximos 10 anos?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1844 em: Fevereiro 16, 2025, 10:15:19 pm »
A vontade/opção continua a ser F-35A Lightning II, até porque o Mr Trump, não vai ficar lá para sempre.
No entanto, como é natural, há sempre outras opções de 2ª escolha, tipo Typhoon II ou mesmo o Rafale.
Cps.

É claro que têm de existir opções de recurso caso a principal falhe. Estranho seria se não houvesse ou estivesse sequer pensada.

E sobre os F-16M? É para ir sofrendo atualizações pontuais até 2034/35 e pronto, ou continua em cima da mesa uma modernização +/- abrangente, que permita deixar a frota minimamente relevante a nível operacional para os próximos 10 anos?

Existe a vontade de passar os PAI, para uma versão F-16V-. com radar AESA SABR, assim como outras melhorias no campo da EW e sistemas de armas, como o AIM-9X,  GBU-39 SDB II, e eventualmente JASSM, mas continua a não haver decisão sobre o assunto, para os PAI voarem até pelo menos 2035 !
Mas a FA continua na senda dos F-35A, mais cedo ou mais tarde irão tocar em solo nacional.
Cps
 
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