F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1650 em: Dezembro 26, 2024, 04:59:53 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

https://news.sky.com/story/operation-days-of-repentance-how-israels-strike-on-iran-unfolded-13243562

Saudações

Sim, mas os ataques em locais mais defendidos foram realizados pelos F-35I "Adir".
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1651 em: Dezembro 26, 2024, 05:01:27 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

https://news.sky.com/story/operation-days-of-repentance-how-israels-strike-on-iran-unfolded-13243562

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E quais foram os da primeiro vaga que destruíram o sistema de defesa anti-aérea iraniano e permitiu aos F-15 e F-16 destruírem as fábricas de  explosivos, mísseis e drones? A destruição foi de tal ordem que o Irão neste momento não tem um sistema de defesa aérea funcional…
A destruição foi de tal ordem porque os F35 da primeira vaga, junto com os aparelhos de EW abriram caminho para os F15 e F16. A questão é que existem países por exemplo na Europa que só têm F35...

Saudações
Países que só têm uma frota de aviões, escolhem obviamente o mais avançado. As que podem ter duas frotas, têm aparelhos de ambas a gerações. Dos países com frotas pequenas, menos de 40 aparelhos, ninguém vai ter dois aparelhos diferentes, pressuponho que por razões logísticas de sustentação de duas frotas diferentes. A não ser Portugal, possivelmente, segundo o Subsea… o que eu leio da última entrevista do CEMA, é que o poder político está convencido da necessidade de 27 aparelhos e de proceder à substituição completa dos F-16. Mas posso estar enganado…

Os Noruegueses compraram 46, os Holandeses 58 (provavelmente ficarão ambos entre os 50 e 60). A questão é que estar o utilizar só e apenas este aparelho para interceptar os russos é um bocado entregar o ouro ao bandido, quer em termos de assinatura IR, sinal radar e EW, fora os custos (o ideal seriam duas frotas, mesmo que uma tivesse um aparelho tipo o T50/346). Penso eu de que... 

Saudações
Nesses casos, os F-35 normalmente voam com as lentes de Luneburg instaladas, exatamente para mascarar as características furtivas. O meu ponto mantém-se válido: quando só há uma frota, é invariavelmente de F-35. Ter duas frotas pequenas distintas, é normalmente uma burrice porque os custos de sustentação são muito maiores que os de apenas uma frota do dobro do tamanho.
« Última modificação: Dezembro 26, 2024, 05:02:26 pm por JohnM »
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1652 em: Dezembro 26, 2024, 07:10:08 pm »
Já agora, sou o único que acho que 27 é um número um pouco estranho?
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1653 em: Dezembro 26, 2024, 07:14:13 pm »
Já agora, sou o único que acho que 27 é um número um pouco estranho?
Segundo o CEMA, são 24 na frota operacional e 3 de reserva…
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1654 em: Dezembro 26, 2024, 07:18:28 pm »
Já agora, sou o único que acho que 27 é um número um pouco estranho?
Segundo o CEMA, são 24 na frota operacional e 3 de reserva…

Ahh, não tinha reparado que tinha dito isso por acaso, faz sentido então
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1655 em: Dezembro 26, 2024, 07:40:30 pm »
Ter 12 unidades de F35A (e +2 de reserva), tendo mais uns 16 F16V PAI... já me parece muito bom. O que se poupa pode ser investido em muita outra coisa.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1656 em: Dezembro 27, 2024, 12:19:23 pm »
Mas o ataque israelita não foi realizado por cerca de 100 aparelhos? A IDF tem disponíveis quantos F35? 40?

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/26/israel-divulga-primeiras-imagens-de-cacas-que-atacaram-o-ira-video.ghtml

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Sim, mas os ataques em locais mais defendidos foram realizados pelos F-35I "Adir".

Certo. Usaram para aí 30. A seguir usaram 70 F16 e F15 (alem dos aparelhos de Elint, Sigint, e AEW), porque ou não tinham mais F35 ou porque não se justificava. E aparentemente  não se justificava porque não ouve perdas. Conclusão: Usam-se os Stealth para abrir a lata e os restantes aparelhos, mais baratos e simples de operar, para chegar ao recheio (mas quando possuis países na Europa, caso da Dinamarca e da Holanda que vais substituir todos os F16 por F35...).

Saudações

P.S. A Embraer e a FAP sabem que os ST fazem formação avançada para F16. Convêm é pensarem em arranjar maneira de este fazer também formação avançada para o F35. 
« Última modificação: Dezembro 27, 2024, 12:25:56 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1657 em: Dezembro 27, 2024, 12:23:24 pm »
É basicamente o que os EUA está a preparar-se para fazer com F-22 e F-35, mais os F-15 X e F-16.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1658 em: Dezembro 27, 2024, 12:32:12 pm »
É basicamente o que os EUA está a preparar-se para fazer com F-22 e F-35, mais os F-15 X e F-16.
E o que Israel, o Japão, os Coreanos, Singapura, Italianos e Britânicos, entre outros, estão a fazer (exeptuando o uso do  F22, mas a Coreia usará o KAI). O que me faz confusão são países que substituem todos os F16 por F35. Mesmo a Holanda que tinha uma centena de F16 vai ter cerca de 60 F35. Para mim não se justifica (quanto muito ter os F35 junto com os T50 ou 346 que tanto fazem formação avançada como de caça leve).

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Nesses casos, os F-35 normalmente voam com as lentes de Luneburg instaladas, exatamente para mascarar as características furtivas. O meu ponto mantém-se válido: quando só há uma frota, é invariavelmente de F-35. Ter duas frotas pequenas distintas, é normalmente uma burrice porque os custos de sustentação são muito maiores que os de apenas uma frota do dobro do tamanho.

Em parte discordo. O F35 é muito mais complexo, tem custos de aquisição, uso, manutenção e voo por hora muito mais caros que os restantes caças de quarta geração (ou 4,5). Em termos de contas, com o custo dos F16V ou dos F15EX, mais o aumento do valor de manutenção e hora de voo, fica ela por ela, sustentando a tese de que mais vale ter apenas uma frota pois facilita da manutenção ( mesmo que em termos operacionais, quanto mais se usa um aparelho mais o inimigo conhece as suas características e monta a armadilha. Aconteceu com o Sr71, F117 e continuará a acontecer, embora também seja fruto da evolução). No caso de ter já F16 C ou AM e converter para o padrão V, sai muito mais barato, assim como ter uma frota de formação, com aparelhos como o 346 ou o T50 que fazem também as funções de caça bombardeiro. O F35 terá de baixar mais os custos totais para, na minha opinião, preencher esse gap. E tens outra questão: A Marinha Americana encomendou mais EF18. Sendo a mesma plataforma do Super Hornet, justificava-se que este ultimo fosse totalmente substituído pelo F35?   
« Última modificação: Dezembro 27, 2024, 12:53:06 pm por mafets »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1659 em: Dezembro 27, 2024, 12:44:47 pm »
É basicamente o que os EUA está a preparar-se para fazer com F-22 e F-35, mais os F-15 X e F-16.
E o que Israel, o Japão, os Coreanos, Singapura, Italianos e Britânicos, entre outros, estão a fazer (exeptuando o uso do  F22, mas a Coreia usará o KAI). O que me faz confusão são países que substituem todos os F16 por F35. Mesmo a Holanda que tinha uma centena de F16 vai ter cerca de 60 F35. Para mim não se justifica (quanto muito ter os F35 junto com os T50 ou 346 que tanto fazem formação avançada como de caça leve).

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1660 em: Dezembro 27, 2024, 12:57:51 pm »
É basicamente o que os EUA está a preparar-se para fazer com F-22 e F-35, mais os F-15 X e F-16.
E o que Israel, o Japão, os Coreanos, Singapura, Italianos e Britânicos, entre outros, estão a fazer (exeptuando o uso do  F22, mas a Coreia usará o KAI). O que me faz confusão são países que substituem todos os F16 por F35. Mesmo a Holanda que tinha uma centena de F16 vai ter cerca de 60 F35. Para mim não se justifica (quanto muito ter os F35 junto com os T50 ou 346 que tanto fazem formação avançada como de caça leve).

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É o pensamento por cá... Sistema HI-LOW...
Pois. Mas quando cá se adquire o ST N, que terá que ser desenvolvido para treino avançado no intuito de formar pilotos para o F35 e se adquire o ST para Cas, quando o 346 já faz ambas as funções e ainda a de caça, mais uma vez percebe-se que em Portugal a planificação é de brandar aos céus.

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1661 em: Dezembro 27, 2024, 02:23:11 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,

Na tua opinião qual sistema de armas ficará na BA5 e qual ficará na BA8? E achas que será Jaguares com o F-35A e os falcões com o F-16V-?

@Subsea7?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1662 em: Dezembro 27, 2024, 02:48:14 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,

Na tua opinião qual sistema de armas ficará na BA5 e qual ficará na BA8? E achas que será Jaguares com o F-35A e os falcões com o F-16V-?

@Subsea7?

Apostaria em F-35 em Ovar, no entanto seria necessário criar wheather shelters, e outros edifícios...Nunca menos de 300 ME.
Cps,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1663 em: Dezembro 27, 2024, 02:54:19 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,

Na tua opinião qual sistema de armas ficará na BA5 e qual ficará na BA8? E achas que será Jaguares com o F-35A e os falcões com o F-16V-?

@Subsea7?

Apostaria em F-35 em Ovar, no entanto seria necessário criar wheather shelters, e outros edifícios...Nunca menos de 300 ME.
Cps,
O CEMA continua a falar apenas em MR… e se forem, de facto, os tais 27, então é mesmo para substituir por completo os F-16 e não faz sentido ter duas BA com 12 caças cada. Como dizes, e muito bem, o custo de adaptar Ovar aos F-35 é muito superior ao de Monte Real… mais um elemento a aumentar ao custo do programa… posso estar enganado, não seria a primeira vez, mas duvido que Ovar alguma vez venha a ter F-35.
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1664 em: Dezembro 27, 2024, 02:59:28 pm »
O futuro na FAP, será um misto de 4,5 e 5 geração, com o F-35A e F-16V-, pelo menos até 2040 !
Uma coisa é certa, os 2 sistemas de armas não vão estar na mesma base, Ovar terá de se preparar para receber, muito provavelmente os F-35A !
Cps,

Na tua opinião qual sistema de armas ficará na BA5 e qual ficará na BA8? E achas que será Jaguares com o F-35A e os falcões com o F-16V-?

@Subsea7?

Apostaria em F-35 em Ovar, no entanto seria necessário criar wheather shelters, e outros edifícios...Nunca menos de 300 ME.
Cps,

Weather shelters e não só, se calhar.

Estive há uns anos bons na (agora) BA8 e já na altura achei aquilo um pouco vetusto e a precisar de obras. Se colocada lá uma esquadra de topo falamos de novas oficinas, paióis, apartamentos para o pessoal navegante e não só. E não sei se a pista também não carecerá de melhoramentos - uma coisa são os UH a aterrar e descolar, outra coisas seriam F-35

Mas posso - espero! - estar enganado, alguém mais conhecedor que comente!

Cumprimentos,
 
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