Sim nos Estados Unidos se eles quiserem podem bloquear venda de armamento para um país
Oh esperam....é assim com absolutamente toda a gente, estou chocado com esta informação 
E como já exploquei 10500 vezes o F-35 é o caça mais barato no mercado neste momento, com um custo unitário inferior ao do Gripen E, Rafale e EF
Em primeiro lugar temos que analisar as questões politicas que se estão a levantar na Europa.
Não podemos comparar alhos com bugalhos.
Uma coisa é os americanos dizerem que não podemos enviar F-35 para a Romenia, porque os americanos não querem, outra coisa é achar que numa guerra em que a Europa tem que se defender, os franceses farão a mesma coisa.
Temos que olhar para a realidade que se nos depara neste momento e temos que entender que há um cataclismo potêncial entre a América e a Europa, e é isso que eu acho que muita gente não está sequer interessada em analisar.
Relativamente às questões contratuais, também não podemos fazer comparações deste tipo.
As vendas militares americanas são condicionadas por um complicado sistema legal (dava um tópico)
Porque a lei francesa não tem esse tipo de condicionalismos, esses problemas não se colocam.
A questão só se colocaria em termos politicos quando fossem necessárias peças de reposição para manutenção.
Não é por acaso que os brasileiros não compraram F-16 e foram comprar Gripen e consideraram a compra do Rafale.
Não é por acaso que vários países que compraram material americano, depois compram material de outra fonte, "just in case"
E claro... Não é por acaso que em África utilizámos helicopteros franceses, aviões franceses e alemães, viaturas francesas, e tivemos que desenvolver uma cópia do veículo Commando V-100, a que patrioticamente chamámos Chaimite, esquecendo que é um americano disfarçado.
A marinha, que vivia de navios ingleses e depois americanos, passou a franceses e alemães. Os carros de combate, ingleses e americanos, passaram a alemães. Todas estas coisas têm razões de ser, e isto, volto a repetir, sem colocar em causa que técnicamente um F-35 é o melhor caça do mundo e arredores.