F-35A Lightning II na FAP

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nelson38899

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1500 em: Novembro 11, 2024, 12:10:30 am »

Segundo este canal, o caça F35 começará a chegar 7 anos após a assinatura do contrato.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1501 em: Novembro 11, 2024, 08:52:26 am »
Uma dúvida - como se compara o "controle" que os proprietários dos F35 têm sobre o aparelho face aos antigos (F16 / Rafale / Eurofighter), por exemplo)? Há diferenças entre - por exemplo - a Itália (país "partner" e com fabrica) e a Dinamarca?   

O que te vou mostrar não é uma opinião.
É o e é.

Vai ao site da NSPA.
Vai a "Opportunities"       https://www.nspa.nato.int/business/procurement/opportunities
Vai a RFP    ----- Request for Proposals

No campo de "search for..." coloca "F-16"  ---- não faças ENTER
Vê o que aparece - são concursos recentes.
... "Valve, Regulating Fluid Pressure Used on F-16"...
...

Faz a mesma coisa para "F-35"
Aparece um concurso para a compra de munições de 25mm para o canhão.

Se quiseres (ou alguém aqui quiser) fazer uma pesquisa maior, é ir á secção de "Bid Openings and Awards" e, nos ficheiros pdf que aí se encontram, pesquisar F-16 e F-35.
https://www.nspa.nato.int/business/procurement/bid-awards

A conclusão que, penso eu, (já que eu próprio nunca fiz essa pesquisa, nem vou fazer...) vais tirar - é que pode-se fazer concursos, procurando os melhores preços, em fornecedores diferentes, para muitas peças do F-16.
Para peças do F-35 tens uma única fonte.
O sistema de gestão de manutenção da Lockheed Martin.
E vai ser assim para sempre.

É essa a diferença entre ser dono de um F-16 e ser dono de um F-35.

Se há um componente do Sistema de Armas F-35 que tem que ser instalado bem fundo num bunker, dentro de uma caverna de granito no Gerês ou no fundo de uma mina de sal no Algarve, é o terminal de computador que tem a licença para entrar no sistema de gestão da manutenção e, claro, o pobre diabo que recebeu formação para o usar.

                                                                    Estou a brincar
                                                                                 ::)
 


« Última modificação: Novembro 11, 2024, 09:03:24 am por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1502 em: Novembro 12, 2024, 03:18:52 pm »
Uma dúvida - como se compara o "controle" que os proprietários dos F35 têm sobre o aparelho face aos antigos (F16 / Rafale / Eurofighter), por exemplo)? Há diferenças entre - por exemplo - a Itália (país "partner" e com fabrica) e a Dinamarca?     

Não sei o que depreender de "controlo sobre o aparelho". Estamos a falar de utilização, estamos a falar da possibilidade de modificar a aeronave, estamos a falar de integrar armamento diferente? Estas 3 perguntas podem ter 3 respostas diferentes.

O que sei, é que para nós é completamente irrelevante se temos liberdade total ou não para modificar o F-35. Nós não temos capacidade para adicionar a esta frota algo que a LM não consiga. Que as limitações de utilização deverão ser idênticas ao F-16, do género, não podes usá-los contra interesses americanos/aliados americanos (a não ser que seja em auto-defesa, tipo Grécia vs Turquia), em acções imperialistas, nem para participar em air-shows na China ou outro país "inimigo".

O que é mais relevante, é a integração de equipamento/armamento, e integração com outros meios (UAVs loyal wingman de origem europeia por exemplo), algo que provavelmente terá que ser feito com autorização/supervisão da LM. Claro que se quiseres integrar um PL-15 no F-35, a resposta é um redondo não, mas tal já era espectável, agora integrar uns Air LORA, ou um futuro míssil anti-navio supersónico europeu, não deverá ser problema.
 

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goncalobmartins

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1503 em: Novembro 12, 2024, 03:39:02 pm »
Inside The World's Most Advanced Fighter Jet | F-35 | Supercar Blondie

 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1504 em: Novembro 12, 2024, 07:12:33 pm »
Uma dúvida - como se compara o "controle" que os proprietários dos F35 têm sobre o aparelho face aos antigos (F16 / Rafale / Eurofighter), por exemplo)? Há diferenças entre - por exemplo - a Itália (país "partner" e com fabrica) e a Dinamarca?     

Não sei o que depreender de "controlo sobre o aparelho". Estamos a falar de utilização, estamos a falar da possibilidade de modificar a aeronave, estamos a falar de integrar armamento diferente? Estas 3 perguntas podem ter 3 respostas diferentes.

O que sei, é que para nós é completamente irrelevante se temos liberdade total ou não para modificar o F-35. Nós não temos capacidade para adicionar a esta frota algo que a LM não consiga. Que as limitações de utilização deverão ser idênticas ao F-16, do género, não podes usá-los contra interesses americanos/aliados americanos (a não ser que seja em auto-defesa, tipo Grécia vs Turquia), em acções imperialistas, nem para participar em air-shows na China ou outro país "inimigo".

O que é mais relevante, é a integração de equipamento/armamento, e integração com outros meios (UAVs loyal wingman de origem europeia por exemplo), algo que provavelmente terá que ser feito com autorização/supervisão da LM. Claro que se quiseres integrar um PL-15 no F-35, a resposta é um redondo não, mas tal já era espectável, agora integrar uns Air LORA, ou um futuro míssil anti-navio supersónico europeu, não deverá ser problema.

Referia-me à utilização / manutenção - com tanta integração de "cibertecnologia" no aparelho se, pela primeira vez, o fabricante (e o país de origem do fabricante) tem muito mais influência que o normal. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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wyldething

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1506 em: Novembro 22, 2024, 12:23:20 pm »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1507 em: Novembro 22, 2024, 12:35:32 pm »
...enquanto isso a Roménia já oficializou a intenção de compra de 32 F-35:
https://news.lockheedmartin.com/2024-11-21-Romania-Becomes-the-20th-Member-of-the-F-35-Global-Alliance?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR0jlnPNk6K7kwzYAWX3E-MaQlTH1Q76nFGBxWOFkstKnqQpw65fc1g1HvE_aem_QljHd5fmtVXRLsgXfg7D6Q#assets_all

Até a Roménia...Por cá, ninguém tem coragem de assinar o contrato.

O número é 20 unidades  !

Deviam ser mais, mas se forem adquiridos 20 F-35 e modernizarmos uns 10 a 12 F-16 para o block 70/72, já fico satisfeito.
Como é da FAP que falamos, "convém" adquirir mísseis ar-ar/ar-terra e munições em quantidade suficiente para uns bons anos, E não a quantidade pífia que é tão tradicional neste cantinho à beira-mar plantado.
« Última modificação: Novembro 22, 2024, 02:00:14 pm por Mentat »
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1508 em: Novembro 22, 2024, 01:45:53 pm »
Preferia que no caso de serem adquiridos 20 F35, fossem complementados pelos 346 em vez de F16 modernizados. Além de caça e ataque, faz instrução.

https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/leonardo-e-nexter-desenvolverao-novo-gun-pod-para-o-m-346fa





https://www.defesanet.com.br/leon/m-346-um-eficaz-e-acessivel-guerreiro-multifuncional/

Saudações



 
« Última modificação: Novembro 22, 2024, 01:59:55 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1509 em: Novembro 22, 2024, 03:00:53 pm »
Ou seja, com o M346 teriamos só uma esquadra de caças
 

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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1510 em: Novembro 22, 2024, 03:56:59 pm »
Citar
Até a Roménia...Por cá, ninguém tem coragem de assinar o contrato.

O número é 20 unidades  !

A Romenia partilha o Mar Negro com a Russia, que é um potencial inimigo de consideravel dimensão.
Nós, queremos assinar um contrato para comprar F-35 para defrontar Marrocos ...
O problema, é o que vamos fazer com aviões caríssimos ? ...
Defender o país de quem ?
Não há dúvida sobre a superioridade do F-35, mas é muito caro e nós não temos inimigos contra os quais utilizar este tipo de arma.

A possibilidade de não sermos sequer autorizados a utilizar os aviões fora do espaço aéreo nacional é cada vez maior.

Ainda recentemente, nas várias análises que os comentadores do The Telegraph, "Ukraine the latest"  fazem, alguém afirmou que um grupo de países europeus está a considerar comprar armas aos americanos, e que depois as poderia enviar para a Ucrânia.
Depois de analizada a situação jurídica, concluiram que é apenas necessária uma Ordem Executiva emitida pelo presidente americano, para automaticamente impedir o fornecimento a qualquer outro país, de qualquer tipo de arma...

Fica-se com a impressão de que há quem não entenda as consequências de tudo o que está a acontecer no mundo  :o
Faz lembrar aqueles miudos que querem o brinquedo mais estrambolico e caro da loja, os pais explicam-lhe que o brinquedo não serve para nada, é demasiado caro, ele chega a casa brinca uma vez e depois já não tem piada ...
Mas o miudo não vê outra coisa, e tem que ter o brinquedo, custe o que custar...

porque sim ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1511 em: Novembro 22, 2024, 04:15:36 pm »
Citar
Até a Roménia...Por cá, ninguém tem coragem de assinar o contrato.

O número é 20 unidades  !

A Romenia partilha o Mar Negro com a Russia, que é um potencial inimigo de consideravel dimensão.
Nós, queremos assinar um contrato para comprar F-35 para defrontar Marrocos ...
O problema, é o que vamos fazer com aviões caríssimos ? ...
Defender o país de quem ?
Não há dúvida sobre a superioridade do F-35, mas é muito caro e nós não temos inimigos contra os quais utilizar este tipo de arma.

A possibilidade de não sermos sequer autorizados a utilizar os aviões fora do espaço aéreo nacional é cada vez maior.

Ainda recentemente, nas várias análises que os comentadores do The Telegraph, "Ukraine the latest"  fazem, alguém afirmou que um grupo de países europeus está a considerar comprar armas aos americanos, e que depois as poderia enviar para a Ucrânia.
Depois de analizada a situação jurídica, concluiram que é apenas necessária uma Ordem Executiva emitida pelo presidente americano, para automaticamente impedir o fornecimento a qualquer outro país, de qualquer tipo de arma...

Fica-se com a impressão de que há quem não entenda as consequências de tudo o que está a acontecer no mundo  :o
Faz lembrar aqueles miudos que querem o brinquedo mais estrambolico e caro da loja, os pais explicam-lhe que o brinquedo não serve para nada, é demasiado caro, ele chega a casa brinca uma vez e depois já não tem piada ...
Mas o miudo não vê outra coisa, e tem que ter o brinquedo, custe o que custar...

porque sim ...

Pronto, chegou o "padre" papatango, com o discurso de sempre.

Você é mais um que quer as FA, em força musculada de proteção civil. Enfim.
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1512 em: Novembro 22, 2024, 04:18:13 pm »
Ou seja, com o M346 teriamos só uma esquadra de caças

Já existia com o Alpha Jet. E não era um caça ligeiro com as capacidades do 346 assim como não era o G91. De momento 28 F16AM dá 14 por esquadra. 55% de 14 dá 7 a 8.

Citar
Com a retirada dos FIAT G. 91 em Junho de 1993 a Esquadra 301 "Jaguares", viria a ser transferida para a Base Aérea 11 em Beja e equipada com aparelhos Alphajet. Foi em Outubro de 1993 que se realizou o primeiro voo de um Alphajet com a Cruz de Cristo pertencente à Esquadra 301.

Saudações

P.S. Se o problema é o material americano (ou com componentes americanos) e o que os EUA autorizam o Rafale é 100% Francês. É no entanto também um brinquedo caro.

https://www.business-standard.com/article/current-affairs/clouds-over-fighter-jet-how-much-did-rafale-actually-cost-117112400029_1.html



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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1513 em: Novembro 22, 2024, 04:30:35 pm »
Citação de: mafets
P.S. Se o problema é o material americano e o que os EUA autorizam o Rafale é 100% Francês. É no entanto também um brinquedo caro.
Tem naturalmente razão.
Aliás, pelas características propagandeadas, eu acredito mesmo que o Rafale é caro demais para o que está a ser fornecido.

A questão é outra, mais complicada e que tem a ver com a geografia e onde é que os nossos recursos serão melhor empregues.

A Força Aérea é muito mais util como força de transporte r apoio logistico. A verdade é que perdemos aviões em combate, para canhões e para mísseis, mas a Força Aérea nunca entrou num combate aéreo e nunca um avião inimigo foi abatido pela FAP.

Eu estou mais preocupado com a defesa naval, muito mais preocupado com a necessidade de coisas simples como patrulhas ou navios anti-submarinos e cada vez mais, com o facto de estarmos completamente desprotegidos em termos de defesas anti-aéreas e de capacidade para nos defendermos de ataques com mísseis.

A guerra que se desenvolve do outro lado da Europa é uma guerra de drones, mas o que se tem feito pelo menos que seja publico, é minimo.
As viaturas Pandur estão à espera de uma modernização que já deveria ter acabado. Não temos meios para movimentar nenhuma brigada por via marítima e as linhas de comunicação por comboio praticamente não existem.

O F-35 parece ser um brinquedo de gente rica, quando estamos com dificuldade em comprar pão na padaria.

Para os romenos, que podem ter que enfrentar os russos, para os polacos, os finlandeses ou os noruegueses que têm fronteira com os russos, as coisas são muito muito diferentes, mesmo em termos contratuais.
Nem os americanos podem impedir um país de se defender no seu próprio território.
No nosso caso, o F-35 deveria ser a última das prioridades.

Eu sei que o pessoal da Força Aérea não gosta disto, mas neste momento, mais que noutro qualquer, é tempo de congelar esta ideia.

Se é possível manter os F-16 e moderniza-los por uma fração do preço, essa neste momento e por causa da situação internacional, deveria em minha opinião ser a opção.

Não porque o F-35 não preste, não seja a melhor opção nem mesmo por ser o mais caro.
Mas porque acredito que já deveriamos estar em estado de emergência no que respeita às compras militares e não temos dinheiro para todas as necessidades de emergência, quanto mais para F-35.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1514 em: Novembro 22, 2024, 04:40:36 pm »
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Até a Roménia...Por cá, ninguém tem coragem de assinar o contrato.

O número é 20 unidades  !

A Romenia partilha o Mar Negro com a Russia, que é um potencial inimigo de consideravel dimensão.
Nós, queremos assinar um contrato para comprar F-35 para defrontar Marrocos ...
O problema, é o que vamos fazer com aviões caríssimos ? ...
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A possibilidade de não sermos sequer autorizados a utilizar os aviões fora do espaço aéreo nacional é cada vez maior.

Ainda recentemente, nas várias análises que os comentadores do The Telegraph, "Ukraine the latest"  fazem, alguém afirmou que um grupo de países europeus está a considerar comprar armas aos americanos, e que depois as poderia enviar para a Ucrânia.
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porque sim ...

Sem dúvida que a eleição do GRANDE génio dos negócios que levou casinos `a bancarrota vai ser um tiro no pé `as empresas americanas de defesa.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.