P.S. Se o problema é o material americano e o que os EUA autorizam o Rafale é 100% Francês. É no entanto também um brinquedo caro.
Tem naturalmente razão.
Aliás, pelas características propagandeadas, eu acredito mesmo que o Rafale é caro demais para o que está a ser fornecido.
A questão é outra, mais complicada e que tem a ver com a geografia e onde é que os nossos recursos serão melhor empregues.
A Força Aérea é muito mais util como força de transporte r apoio logistico. A verdade é que perdemos aviões em combate, para canhões e para mísseis, mas a Força Aérea nunca entrou num combate aéreo e nunca um avião inimigo foi abatido pela FAP.
Eu estou mais preocupado com a defesa naval, muito mais preocupado com a necessidade de coisas simples como patrulhas ou navios anti-submarinos e cada vez mais, com o facto de estarmos completamente desprotegidos em termos de defesas anti-aéreas e de capacidade para nos defendermos de ataques com mísseis.
A guerra que se desenvolve do outro lado da Europa é uma guerra de drones, mas o que se tem feito pelo menos que seja publico, é minimo.
As viaturas Pandur estão à espera de uma modernização que já deveria ter acabado. Não temos meios para movimentar nenhuma brigada por via marítima e as linhas de comunicação por comboio praticamente não existem.
O F-35 parece ser um brinquedo de gente rica, quando estamos com dificuldade em comprar pão na padaria.
Para os romenos, que podem ter que enfrentar os russos, para os polacos, os finlandeses ou os noruegueses que têm fronteira com os russos, as coisas são muito muito diferentes, mesmo em termos contratuais.
Nem os americanos podem impedir um país de se defender no seu próprio território.
No nosso caso, o F-35 deveria ser a última das prioridades.
Eu sei que o pessoal da Força Aérea não gosta disto, mas neste momento, mais que noutro qualquer, é tempo de congelar esta ideia.
Se é possível manter os F-16 e moderniza-los por uma fração do preço, essa neste momento e por causa da situação internacional, deveria em minha opinião ser a opção.
Não porque o F-35 não preste, não seja a melhor opção nem mesmo por ser o mais caro.
Mas porque acredito que já deveriamos estar em estado de emergência no que respeita às compras militares e não temos dinheiro para todas as necessidades de emergência, quanto mais para F-35.