Acredita nessa pseudo negociata ou até arranjinho político, quem quer, eu, é que não acredito em conversas da treta, para boi dormir.
É como o Kalil acabou de escrever, se essa gentalha não se põe de acordo para investimentos em variadíssimas areas, no SNS, nos Professores foi e é o filme que está a ser, na Justiça a falta de acordo continua com mais uma reforma em espera, era na Defesa Nacional que durante mais de quarenta anos nenhum investimento de vulto se fez, que, de um momento para o outro, havia um acordo para uma despesa de mais de 5.000 milhões em F35 e Fragatas???
Desculpem mas eu não acredito.
Cumprimentos
Por estranho que possa parecer, é na Defesa Nacional que PS e PSD/CDS encontram convergência, muito por via dos pedidos do PR.
Como disse este acordo é informal.
Se não quiserem acreditar, estão no vosso direito.
Uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde, F-35 estarão baseados em MR e/ou Ovar.
Cps,
Grande parte da malta que aqui comenta não é militar?
E é assim que vocês analisam uma situação?
Com base no "acreditar"?
Diz-se que vai haver "conversas" até o final do ano.
Mas não se diz entre quem...
Serão entre o governo e a LM?
Para depois o governo anunciar uma decisão - á semelhança de algumas que tem tomado para dizer que "consegue fazer coisas"?
E depois o PS faz figura de corno? O último a saber?
Não me parece.
Serão entre o governo e a FAP?
Não.
O governo não negoceia com a FAP.
Serão entre a FAP e a LM?
Não houve já conversas entre eles que deram origem a um plano de 5.5 Biliões?
Serão para negociar o preço para 20?
Nesse caso, o resultado vai ser transmitido ao governo no final do ano?
E depois?
Espera, isto faz lembrar qualquer coisa...
Uma coisa é certa, certinha;
É que foi emitido um DESPACHO do MD para o CEMFA, dando ordem a este para fazer um relatório para justificar o projecto do Super Tucano.
Então o CEMFA vai sim ter que ter "conversações" com a EMBRAER.
A não ser que meta baixa para evitar fazê-lo.
O dinheiro para COMPRAR STs, esse já está na LPM
E para ter conversações para analizar/decidir investir 5 ..., 4..., 3 ..., 2 Biliões em F-35?
Não se emite despacho nenhum?
É feito á moda do Carvalho?
Com negociatas secretas entre PSD e PS?
A minha previsão:
O que poderá acontecer é, no final do ano e com base nos resultados das conversas entre FAP e LM, o Nuno Melo, depois de informar o PS, emite um despacho a dar início ao estudo para substituir o F-16,
estudo esse que, se não me engano está previsto na LPM.
E, na minha modesta opinião de cidadão português, que encaminhe o processo para um concurso internacional (que não exija que o avião seja de 5ª Geração, como muitos engraçadinhos aqui pensam que tem que ser).
E que o concurso seja feito na NSPA para eu poder ler tudo.Quanto ao Tucano, a compra efectiva de STs é incerta neste momento.
Até porque foram os mesmos colegas foristas que nos dizem que o F-35 está certinho na FAP que nos garantiram aqui no Forum que o ST já estava mais que decidido.
E eu não confio neles.
P.s.
E se este MD está a ter estes cuidados para gastar 200M em STs, não vai, de certeza, comprar F-35a á moda do Carvalho.