F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1200 em: Julho 28, 2024, 12:14:05 pm »
Os turcos tem dado passos fortes e firmes na industria militar, criando também com isso alguma independencia externa, resultando igualmente numa aposta em retorno financeiro para o país e em know-how.

No entanto em termos politicos ainda não me mostraram um parceiro (europeu) fiável

Certamente não o são. Mas como exemplo de se descobrirem crescerem por si, é valido.
Também nenhum BRIC é de confiança.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1201 em: Julho 28, 2024, 12:16:15 pm »
Estamos a comparar as linhas dos projetos de aeronaves, estamos-nos a basear nas diferenças estéticas, e a achar que isso chega.

Lamento, mas o fato de os aviões seram estéticamente parecidos, pode levar a que possamos esquecer as diferenças galácticas que existem entre estes projetos e o F-35.

As diferenças são enormes por várias razões, entre as quais o fato de este último já ter tido parte dos seus defeitos diluidos e acima de tudo pelos sistemas eletrónicos e de combate  incluidos, que não têm absolutamente nada a ver com os coreanos ou os turcos.

O F-35 está noutro patamar, ainda que tenha muitos problemas. Esses problemas vão existir com qualquer dos outros aviões, só que não vai haver uma discussão pública aberta a toda a gente sobre o tema.

Se os britânicos produzirem uma versão Stealth do Spitfire, até pode parecer Stealth e todo modernaço... Mas lá dentro será na mesma um Spitfire.

Especulando ... eu diria que em termos de sistemas integrados, um F-16 modernizado provavelmente mete estes aviões a um canto.


O problema do F-35 não é o avião, são as nuvens no horizonte sobre o que se pode fazer ou não se pode fazer com a aeronave, especialmente se o dono do equipamento não for diretamente atacado e quiser envia-lo para algum lugar diferente.



"O problema do F-35 não é o avião, são as nuvens no horizonte sobre o que se pode fazer ou não se pode fazer com a aeronave, especialmente se o dono do equipamento não for diretamente atacado e quiser envia-lo para algum lugar diferente."

No nosso caso não temos de mandar para lado nenhum diferente. Estará onde a Nato estiver ou somente cá
 

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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1202 em: Julho 28, 2024, 01:03:43 pm »
Os turcos tem dado passos fortes e firmes na industria militar, criando também com isso alguma independencia externa, resultando igualmente numa aposta em retorno financeiro para o país e em know-how.

No entanto em termos politicos ainda não me mostraram um parceiro (europeu) fiável

Certamente não o são. Mas como exemplo de se descobrirem crescerem por si, é valido.
Também nenhum BRIC é de confiança.

De acordo. A solução passará pelo desenvolvimento e envolvimento dentro dos parceiros NATO, em especial com maiores sinergias dentro da UE
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1203 em: Julho 28, 2024, 02:05:21 pm »
Os turcos tem dado passos fortes e firmes na industria militar, criando também com isso alguma independencia externa, resultando igualmente numa aposta em retorno financeiro para o país e em know-how.

No entanto em termos politicos ainda não me mostraram um parceiro (europeu) fiável

Sem tirar nem por, Infelizmente existe quem confunda o trigo com o Joio.

Saudações

P.S. Então e os Coreanos, é politico, é militar, o que empacha a f....?  :mrgreen:





P.S. 2 https://www.flightglobal.com/defence/kai-confirms-preliminary-investigations-into-jet-powered-tactical-transport/143739.article



P.S. 3 - O problema do F35 também é o avião. No minimo o motor leva 12h para mudar. O Rafale faz em 75m e tem um motor 100% franciu.



 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1204 em: Julho 28, 2024, 10:39:29 pm »
Já publiquei aqui no Forum artigos da minha autoria  8)   subordinados aos temas "A FAP já pensou como vai fazer os F-35 interagir com outros elementos das FFAA?" e "Numa FAP só com F-35, o que é que vai carregar as bombas?".
Ambos foram recebidos com grande entusiasmo e pedidos de "mais!".

Ora a própria Lockheed Martin vai ao encontro das minhas preocupações em relação á FAP e acaba de divulgar em Farnborough o...

Networked Sniper Pod

Como todos os foristas sabem, as FFAA portuguesas usam o LINK16 para comunicar. O LINK16 é um sistema de comunicação encriptada omnidireccional - ou seja - manda radiação electromagnética em todas as direcções.
Os F-35, entre si, não usam o LINK16 mas sim o MADL (Multifunction Advanced Data Link). O MADL confere ao F-35 grande parte da sua "magia".
O MADL funciona de forma "direccionada".

Agora este Pod novo permite a um F-16 comunicar com um F-35 (ou com vários F-35) ou com um Lançador de ATACMS  no solo como os F-35 comunicam.
Básicamente confere a um Geração 4+ a capacidade que faltava para ser um 5ª Geração - se excluirmos o Stealth e a maior quantidade de sensores que um F-35 tem espalhados pelo seu corpo... mais ou menos...

Junto um artigo excelente.
Os maluquinhos do F-35 vão aprender mais acerca dele.
Os que duvidam se faz sentido modernizar os F-16 - ou para termos só F-16V (para trabalhar com F-35s aliados) ou para termos F-16 e F-35 juntos tambem aprenderão alguma coisa.
Eu aprendi.

https://www.twz.com/air/networked-sniper-pod-will-let-4th-generation-fighters-create-their-own-kill-webs

Eu sugiro fazer este meu post chegar áqueles que estão em linha para suceder ao atual CEMFA.
Poderá ser-lhes útil.
« Última modificação: Julho 28, 2024, 10:48:58 pm por saabGripen »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1205 em: Julho 29, 2024, 10:12:37 am »
Já publiquei aqui no Forum artigos da minha autoria  8)   subordinados aos temas "A FAP já pensou como vai fazer os F-35 interagir com outros elementos das FFAA?" e "Numa FAP só com F-35, o que é que vai carregar as bombas?".
Ambos foram recebidos com grande entusiasmo e pedidos de "mais!".

Ora a própria Lockheed Martin vai ao encontro das minhas preocupações em relação á FAP e acaba de divulgar em Farnborough o...

Networked Sniper Pod

Como todos os foristas sabem, as FFAA portuguesas usam o LINK16 para comunicar. O LINK16 é um sistema de comunicação encriptada omnidireccional - ou seja - manda radiação electromagnética em todas as direcções.
Os F-35, entre si, não usam o LINK16 mas sim o MADL (Multifunction Advanced Data Link). O MADL confere ao F-35 grande parte da sua "magia".
O MADL funciona de forma "direccionada".

Agora este Pod novo permite a um F-16 comunicar com um F-35 (ou com vários F-35) ou com um Lançador de ATACMS  no solo como os F-35 comunicam.
Básicamente confere a um Geração 4+ a capacidade que faltava para ser um 5ª Geração - se excluirmos o Stealth e a maior quantidade de sensores que um F-35 tem espalhados pelo seu corpo... mais ou menos...

Junto um artigo excelente.
Os maluquinhos do F-35 vão aprender mais acerca dele.
Os que duvidam se faz sentido modernizar os F-16 - ou para termos só F-16V (para trabalhar com F-35s aliados) ou para termos F-16 e F-35 juntos tambem aprenderão alguma coisa.
Eu aprendi.

https://www.twz.com/air/networked-sniper-pod-will-let-4th-generation-fighters-create-their-own-kill-webs

Eu sugiro fazer este meu post chegar áqueles que estão em linha para suceder ao atual CEMFA.
Poderá ser-lhes útil.

Só uma pequena correcção (está tudo bem apenas o meu OCD é que me está a chatear), todas as comunicações por rádio frequencia são enviadas em todas as direcções, o que pode acontecer em caso de algumas antenas/sistemas, é haver uma grande concentração numa  determinada direcção, contudo há sempre "fugas" que às vezes podem ser negligenciadas pois é preciso estar muito perto ou ter um receptor muito potente.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1206 em: Julho 29, 2024, 12:22:43 pm »
Os turcos tem dado passos fortes e firmes na industria militar, criando também com isso alguma independencia externa, resultando igualmente numa aposta em retorno financeiro para o país e em know-how.

No entanto em termos politicos ainda não me mostraram um parceiro (europeu) fiável

Sem tirar nem por, Infelizmente existe quem confunda o trigo com o Joio.

Saudações

P.S. Então e os Coreanos, é politico, é militar, o que empacha a f....?  :mrgreen:





P.S. 2 https://www.flightglobal.com/defence/kai-confirms-preliminary-investigations-into-jet-powered-tactical-transport/143739.article



P.S. 3 - O problema do F35 também é o avião. No minimo o motor leva 12h para mudar. O Rafale faz em 75m e tem um motor 100% franciu.



A França parece cada vez mais um antro dentro da Europa. Infelizmente. Mas não deixa de ser Europeu e bem no meio da Europa.
Mas se dizem que existem países europeus que não são de confiança, então e o Brasil é??????  ;D ;D ;D ;D Mais confiança no Japão e Coreia do Sul
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1207 em: Julho 31, 2024, 09:28:38 pm »


Há vida para além do F-35.
E maiores facilidades de encontrar contrapartidas para a industria.

https://www.edrmagazine.eu/eurofighter-typhoon-reborn
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1208 em: Agosto 04, 2024, 05:05:49 pm »
Citar
“Lei de Programação Militar está fora do seu tempo”
A Lei de Programação Militar, revista no ano passado, está "fora do seu tempo", defendeu o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que admite nova revisão antes do prazo previsto.

Lusa
11:38

A Lei de Programação Militar, revista no ano passado, está “fora do seu tempo”, defendeu o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que admite nova revisão antes do prazo previsto. “A Lei de Programação Militar está fora do seu tempo e não dá resposta a preocupações que são prementes e, por isso, eu coloco como possível a necessidade de se alterar no plano legislativo a Lei de Programação Militar, mas esse é um processo que implicará uma discussão ao nível do Governo que ainda não tive“, ressalvou.

(...) Recentemente, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, avisou que Portugal está “a ficar para trás”, à medida que os caças F-16 se encontram em fim de vida e outros países europeus vão adotando os F-35, falando mesmo num risco de perda de soberania aérea nacional. Interrogado sobre a urgência manifestada pelo general, Melo afirmou que este “não é o tempo nem o momento para avançar sobre um tema que, sendo relevante, está longe de estar fechado”. “Estamos a falar de aeronaves [as F-16] muito capazes, que estão neste momento a cumprir missões, com grande elogio, normalmente fora, na Lituânia, onde há pouco tempo estive com os respetivos pilotos e, por isso, não me parece que estejamos a falar de uma situação emergente” sustentou. “Muito embora nós devamos ser capazes de pensar com o prazo razoável, tendo em conta o que é inevitável na vida, vale para as pessoas como vale para os equipamentos: acabam, tornam-se obsoletos, desaparecem, por isso nós temos que garantir que a opção por qualquer coisa diferente acontecerá em tempo”, acrescentou. (...)

https://eco.sapo.pt/2024/08/04/lei-de-programacao-militar-esta-fora-do-seu-tempo/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1209 em: Agosto 04, 2024, 05:35:47 pm »



F-35A LIGHTNING II 😎🤩❤️
« Última modificação: Agosto 04, 2024, 05:38:08 pm por LightningBolt »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1210 em: Agosto 04, 2024, 07:20:31 pm »
Voltamos ao 4 ou 4,5.
As nações que estão a comprar esses modelos fazem-no esta década, não é como Portugal que pretende que os F16 durem até 2040 e, eventualmente comece a receber aviões depois de 2030, um por ano. Ou seja tera uma Esquadra operacional de novos depois em 2040.
O problema cá é o atraso constante, o empurrar para depois. É como com as miseras Fragatas que deviam começar a ser substituídas esta década, mas tem de durar até 2040 ou até encostarem sem solução como tem sido com as corvetas

Não vamos comparar com a actuação dos outros
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1211 em: Agosto 04, 2024, 10:11:53 pm »
Citar
“Lei de Programação Militar está fora do seu tempo”
A Lei de Programação Militar, revista no ano passado, está "fora do seu tempo", defendeu o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que admite nova revisão antes do prazo previsto.

Lusa
11:38

A Lei de Programação Militar, revista no ano passado, está “fora do seu tempo”, defendeu o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que admite nova revisão antes do prazo previsto. “A Lei de Programação Militar está fora do seu tempo e não dá resposta a preocupações que são prementes e, por isso, eu coloco como possível a necessidade de se alterar no plano legislativo a Lei de Programação Militar, mas esse é um processo que implicará uma discussão ao nível do Governo que ainda não tive“, ressalvou.

(...) Recentemente, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, avisou que Portugal está “a ficar para trás”, à medida que os caças F-16 se encontram em fim de vida e outros países europeus vão adotando os F-35, falando mesmo num risco de perda de soberania aérea nacional. Interrogado sobre a urgência manifestada pelo general, Melo afirmou que este “não é o tempo nem o momento para avançar sobre um tema que, sendo relevante, está longe de estar fechado”. “Estamos a falar de aeronaves [as F-16] muito capazes, que estão neste momento a cumprir missões, com grande elogio, normalmente fora, na Lituânia, onde há pouco tempo estive com os respetivos pilotos e, por isso, não me parece que estejamos a falar de uma situação emergente” sustentou. “Muito embora nós devamos ser capazes de pensar com o prazo razoável, tendo em conta o que é inevitável na vida, vale para as pessoas como vale para os equipamentos: acabam, tornam-se obsoletos, desaparecem, por isso nós temos que garantir que a opção por qualquer coisa diferente acontecerá em tempo”, acrescentou. (...)

https://eco.sapo.pt/2024/08/04/lei-de-programacao-militar-esta-fora-do-seu-tempo/

Mas o Melo há 6 meses sabia lá o que era um F-16 ou um F-35?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1212 em: Agosto 04, 2024, 11:23:40 pm »
Fala-se que se houver revisão em 2025, serão incluídos os F-35.
Cps
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1213 em: Agosto 05, 2024, 12:18:03 am »
Inscrever  em 2025, na LPM a hipótese de F35 lá para daqui a uns 15 anos não é razão para considerarmos um erro fatal ou a salvação da Pátria (pq até lá mt "água vai correr debaixo das pontes")... salvo se o custo for não se começar - ontem! - a fazer upgrade dos F16 PA I para versão V!

A curto prazo preocupa-me mais 3+1 helicópteros para a Força Aérea e investir, potencialmente em outro modelo (!), em uma unidade de helicópteros para o Exército... que tem tanta coisa com que se preocupar antes de querer ter uma unidade de helicópteros própria; a vinda dos ST... já nem digo nada, vejo como apoio indirecto às OGMA.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1214 em: Agosto 05, 2024, 02:28:49 am »
Porque é que os F16, na Ucrânia, são tão desejados e apresentados mundialmente como "game changers" e aqui são obsoletos e inúteis a ponto de ser urgente a sua substituição?
João Pereira