Já publiquei aqui no Forum artigos da minha autoria

subordinados aos temas "A FAP já pensou como vai fazer os F-35 interagir com outros elementos das FFAA?" e "Numa FAP só com F-35, o que é que vai carregar as bombas?".
Ambos foram recebidos com grande entusiasmo e pedidos de "mais!".
Ora a própria Lockheed Martin vai ao encontro das minhas preocupações em relação á FAP e acaba de divulgar em Farnborough o...
Networked Sniper PodComo todos os foristas sabem, as FFAA portuguesas usam o LINK16 para comunicar. O LINK16 é um sistema de comunicação encriptada omnidireccional - ou seja - manda radiação electromagnética em todas as direcções.
Os F-35, entre si, não usam o LINK16 mas sim o MADL (Multifunction Advanced Data Link). O MADL confere ao F-35 grande parte da sua "magia".
O MADL funciona de forma "direccionada".
Agora este Pod novo permite a um F-16 comunicar com um F-35 (ou com vários F-35) ou com um Lançador de ATACMS no solo como os F-35 comunicam.
Básicamente confere a um Geração 4+ a capacidade que faltava para ser um 5ª Geração - se excluirmos o Stealth e a maior quantidade de sensores que um F-35 tem espalhados pelo seu corpo... mais ou menos...
Junto um artigo excelente.
Os maluquinhos do F-35 vão aprender mais acerca dele.
Os que duvidam se faz sentido modernizar os F-16 - ou para termos só F-16V (para trabalhar com F-35s aliados) ou para termos F-16 e F-35 juntos tambem aprenderão alguma coisa.
Eu aprendi.
https://www.twz.com/air/networked-sniper-pod-will-let-4th-generation-fighters-create-their-own-kill-websEu sugiro fazer este meu post chegar áqueles que estão em linha para suceder ao atual CEMFA.
Poderá ser-lhes útil.