Bom ... O texto é muito denso e dificil de entender ...
O que eu refiro, não é invenção minha e é algo que é objeto de estudo por parte de "think tanks" e historiadores.
Achar que a América do sul africano Ellon Musk e de neo-fascistas da alta tecnologia como Peter Thiel, ou do australiano Ruper Murdoch é a mesma América a que estamos habituados, é ser absolutamente "naive" ou de uma ingenuidade absoluta.
É acima de tudo, olhar apenas para um umbigo e não ver o que se passa à volta.
Os sinais de alarme já começaram a soar em todas as chancelarias europeias.
Se os americanos vão ou não vão no futuro obrigar a Europa a fazer o que eles querem eu não sei, nem ninguém aqui sabe,
O que eu sei é que isso já aconteceu no passado, e não há absolutamente nenhuma razão racional objetiva, que permita concluir que o que já aconteceu no passado não pode voltar a acontecer outra vez.
Mais ainda, numa america, que nunca se mostrou tão agressiva para com a Europa.
Repito ... Se acharmos que a segunda administração de Trump vai ser igual à primeira, estamos a colocar a cabeça na areia.
A América sempre teve a sua quantidade de maluquinhos em lugares de destaque. Bastava lembrarmos o Newt Gingrich a vender livros na Câmara dos representantes quando era o "Speaker", ou seja o equivalente a presidente da câmara baixa.
O problema, é a conjungação de forças, que está a levar a um ponto que nunca foi atingido.
O sr. Vance, será vice-presidente, porque Trump precisa do dinheiro que lhe foi prometido.
Só a Europa tem capacidade para enfrentar os pontentados da informação americanos. Nem russos nem chineses querem saber da internet para nada. Quanto mais desenvolvidos forem os sistemas de comunicação, maior é a possibilidade de haver fugas.
Chineses e russos estão apenas interessados em impedir a comunicação.
Os Europeus são os únicos que estão no negocio de a explorar e expandir.
A Europa representa tudo o que Thiel, Murdoch, Musk e outros vêm como a coisa mais pérfida do planeta: Um lugar rico, com muito dinheiro, mas onde existem regras que eles precisam cumprir.
A China e a Russia não são os inimigos desta gente, como já se provou.
O problema deles é a Europa ...
Lembro que sou normalmente visto como pro-americano, porque conheço um bocado do país de que falo. Conheço as coisas boas e são muitas, mas também tenho a noção de quem é este tipo de gente. E não é gente boa ...
O que eles podem fazer no futuro, eu não sei, e ninguém aqui sabe.
E ninguém apresentou qualquer argumento que indicasse que os perigos que podem estar no horizonte não existem.
A única argumentação que vejo é o costume: Nada disto é possivel, porque não, e pronto

E é assim porque sim !!!
Notar por exemplo que depois de decidirem comprar F-35, a seguinte grande encomenda de aeronaves polacas foi feita aos coreanos, e isto depois da invasão russa da Ucrânia. E que a somar a isto, depois de comprar tanques Abrams, os polacos decidiram encomendar carros de combate coreanos.
Há demasiada gente a meter as barbas de molho ...
Nós, devemos olhar para o umbigo ...