Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 2014 Respostas
  • 302270 Visualizações
*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +165/-127
Re: CAS
« Responder #1980 em: Janeiro 16, 2025, 12:03:12 pm »
Boas,

Pura especulação minha, mas acho que a compra dos ST, esta relacionando com a manutenção e investimento da Embraer nas OGMA e a continuação de compra de serviços a CEIIA, entre outras coisas já referidas aqui no fórum.

Por isso ( mais uma vez especulação minha)  é que existiu um continuidade nessa decisão apesar da mudança de governo, é  uma opção estratégica. 
« Última modificação: Janeiro 16, 2025, 12:06:28 pm por Malagueta »
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1417
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +433/-489
Re: CAS
« Responder #1981 em: Janeiro 16, 2025, 12:19:06 pm »
Boas,

Pura especulação minha, mas acho que a compra dos ST, esta relacionando com a manutenção e investimento da Embraer nas OGMA e a continuação de compra de serviços a CEIIA, entre outras coisas já referidas aqui no fórum.

Por isso ( mais uma vez especulação minha)  é que existiu um continuidade nessa decisão apesar da mudança de governo, é  uma opção estratégica.

Pois, até acho que é uma possibilidade. Mas isso cheira-me a chantagem. E acho que o primeiro citério para a aquisição de meios para as FA's devia ser o da "necessidade". Se possível conjugar-se isso com desenvolvimento industrial etc, etc, tanto melhor.

Mas gastar 200 milhóes numa avioneta em final de vida e que nada de realmente positivo traz para a FAP ou mesmo para o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional ("integraçáo de sistemas e equipamentos NATO"???? quem é que querem enganar ou que valor acrescentado tem isso?) quando se calhar outras aquisições de aparelhos de treino podiam ser feitas em condições mais vantajosas e adequadas para o país e para a FAP.....
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta, Pescador, Subsea7

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 801
  • Recebeu: 260 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +165/-127
Re: CAS
« Responder #1982 em: Janeiro 16, 2025, 02:33:53 pm »
Tens toda a razão que o primeiro critério e compra de equipamento deve ser a necessidade, e a melhor qualidade possível para este tipo de equipamentos, com o melhor custo possível.

Mas neste tipo de compras, também tem que existir o fator estratégico, e a longo prazo. O mais comum è vermos os países adjudicarem compras muitas vezes por razoes estratégias, para desenvolver ou manter a industria local e ter produção local em caso de aperto.

Exemplos
 a Espanha adjudica a construção ao estaleiro da Navantia que estava em risco de falência, possivelmente esta construção seria mais barata, com menos problemas se fosse contratado fora.
Os franceses s com sua industria defesa, que quase toda é inferior ao que se faz fora etc…

Existe como já referiam outros aviões para treino superiores e para cas, mas duvido que existem quem os quisesse contruir cá ou transferir conhecimento para Portugal. Como já referido acho que pelo papatango os anglo-saxónicos tem muita dificuldade em fazer parcerias connosco Portugueses ( talvez até com alguma razão, não fiáveis para este tipo de parcerias) pelo teríamos sempre que optar por comprar sem qualquer outro retorno que o  de termos o melhor equipamento disponível.

A nossa historia é feita deste tipo de situações tanto a nível civil como militar em todos os sentidos:

Temos as corvetas João Coutinho” e “Baptista de Andrade o projeto básico, a direção da pormenorização do projeto, a fiscalização da elaboração dos planos de fabricação, a fiscalização da execução da obra, a recepção e comissionamento dos navios; e implícito nestas tarefas o seu planeamento e organização foram feitos por nós, apenas a execução  foi da Blohm+Voss (Alemanha) e Bazan (Espanha), na altura ( posso estar enganado) nenhum dos estaleiros quis fazer parceria para os construir cá. Alias estas tem a curiosidade de se afirmar que as meko, são projetadas por estes estaleiros com os conhecimentos adquiridos do nosso projeto ou seja fomos que nos que transferimos conhecimento sem qualquer ganho ( isto não sei se é verdade mas foi que fui lendo )

O caso das pandur e tudo que o  correu mal.

Ou em termos civis temos também de tudo:

A sorefame, esta lembrei-me, por causa do post do cabeça de martelo, sobre a recuperação de material pela CP.  A mesma foi vendida a Bombardier, não só porque o estado não sabe gerir empresas, mas também porque era uma parceria que fazia sentido, poucos anos depois, fechou, não só pela parte da crise mundial neste sector, mas porque o estado não colocou mais qualquer encomenda de material…  e hoje em dia precisamos de material circulante, e andamos fazer concursos para que alguém tb se  instale um fabrica.

A UMM, que o governo do cavaco silva, optou pelos patrol em vez de proteger a nossas empresas, porque a UMM tinha lançado um protótipo sem qualquer cliente, e o patrol era um dos melhor jeep das alturas.

A fabrica de munições e armamento que o portas fechou, também porque não encontrou qualquer interessado a ficar com ela ou a fazer parcerias estratégias.

Quanto a Embraer, que pode ser visto de duas formas negociatas ( que deve de certeza de existir, alias sempre ouvi historia do PS e aquisição de aviões para a TAP que dava dinheiro a muitos do partido ) ou a nível estratégico!

A nível estratégico ( e isto é sem qualquer conhecimento sobre como foram feitas ou pensadas as coisas e especulação):

A CEIIA quando foi criada, vem de varias parcerias  entre diversas universidades e institutos para área do automóvel, por causa do investimento da auto europa, nada tinha em concreto com aeronáutica

Com o processo de intenção de compra do Kc-390, dá-se não só a compra da ogma ( que corria o boatos que podia fechar )  e a parceria com a CEIIA ( que hoje dia, tem um spin-off de lançamento de um avião todo desenhado por eles ( é certo sem qualquer garantia de sucesso ) e a construção de fabrica em Évora ( que apesar já não ser serem da Embraer) ainda a fornecem.

Por exemplo a chegada do simulador para a beja, também não é por acaso, o que se afirma é que a formação dos pilotos das força áreas europeias ( parta o KC)  se vai fazer em Portugal em beja ( a tal escola de pilotos em Portugal que se falou?)

Como é obvio a Embraer ganha muito com isso, e não é por acaso que apos a compra e uso de Portugal do kc, as vendas dispararam, e até apos o anuncio da comprar ST isso aconteceu novas encomendas para outros países.

Mas neste caso existiu uma coisa que não acontecia a muito, foi a transferência de conhecimento técnico, entre outras coisas. Talvez  por isso a manutenção da compra entre dois governos completamente distintos.

A compra dos ST vem nessa sequencia, os políticos ( alem das negociatas), pensou é preciso aviões de treino. Compra a Embraer, mesmo não sendo os melhores, vai haver algum retorno ( algum trabalho e conhecimento para Ogma)  e na “escola de treino” em beja..,, ( pelo menos quero eu acreditar nisso )

Ao mesmo tempo foi anunciado que A OGMA  inaugurar uma nova linha de manutenção de motores da Pratt & Whitney, num investimento de 90 milhões de euros., tudo isto pesa, ou deve pesar também a quem decide

Quem nos dera que a Damem, quisesse construir navios em Portugal numa parceria e usa-se a CEIAA para desenvolver produtos.
« Última modificação: Janeiro 16, 2025, 04:37:39 pm por Malagueta »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, MMaria, goncalobmartins

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3103
  • Recebeu: 1371 vez(es)
  • Enviou: 4050 vez(es)
  • +2019/-112
Re: CAS
« Responder #1983 em: Janeiro 16, 2025, 03:12:57 pm »
O assunto volta e eu volto-me a repetir... a compra dos ST é a junção de ser fácil de justificar aos eleitores, de uma certa "corrente" do nicho "CAS Africano" (reforçado pelos veteranos do ultramar nos militares E dos eleitores), de uma doutrina diplomática "euro-brasileira" (que, parecendo que não, dá-nos alguma importância extra no mundo) e, principalmente, de ser uma forma de apoiar a industria em solo nacional... e cumpre objetivo do treino, qb.

Se o diferencial pago para o treino (face aos Pilatus, por exemplo) é justificado por todas as outras razões? Pois... isso podemos debater à exaustão mas não será assunto para o Ministério Publico, desconfio.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta, MMaria

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: CAS
« Responder #1984 em: Janeiro 16, 2025, 03:40:54 pm »
Os ST para as Filipinas vai  ser equipados para transportar mísseis antinavio.

Para todos que me gozaram quando falei nessa possibilidade, afinal tinha razão.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23154
  • Recebeu: 4099 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2689/-4483
Re: CAS
« Responder #1985 em: Janeiro 16, 2025, 03:52:28 pm »
Os ST para as Filipinas vai  ser equipados para transportar mísseis antinavio.

Para todos que me gozaram quando falei nessa possibilidade, afinal tinha razão.

Eles vão armar os ST com Ice Breaker.

Citar
O ICE BREAKER é um sistema de armas autónomo, de longo alcance e guiado com precisão, que permite um desempenho de ataque significativo contra uma variedade de alvos terrestres e marítimos de alto valor. O sistema — que é resiliente a contramedidas eletrónicas e totalmente operacional em áreas onde o GNSS é negado — utiliza um seeker IIR eletro-óptico avançado para todas as condições meteorológicas, com capacidades de correspondência de cenas e reconhecimento automático de alvos. Combate os Sistemas Integrados de Defesa Aérea (IADS) com um padrão de voo a baixa altitude seguindo o terreno acima da terra, deslizando sobre o mar acima do mar, VLO (Very Low Observable) e capacidade de ataque de salva. Compacto e leve, o ICE BREAKER é adequado para caças a jato, aeronaves de ataque ligeiro e helicópteros, bem como para pequenas embarcações marítimas e veículos terrestres.


 :arrow: https://www.rafael.co.il/system/ice-breaker/

A Força Aérea Filipina é tão fraca que o mais parecido com um caça são os 12 FA-50PH, é normal que tentem rentabilizar ao máximo o pouco que têm.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Visitante123

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 971
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 278 vez(es)
  • +36/-1354
Re: CAS
« Responder #1986 em: Janeiro 16, 2025, 04:20:48 pm »
O assunto volta e eu volto-me a repetir... a compra dos ST é a junção de ser fácil de justificar aos eleitores, de uma certa "corrente" do nicho "CAS Africano" (reforçado pelos veteranos do ultramar nos militares E dos eleitores), de uma doutrina diplomática "euro-brasileira" (que, parecendo que não, dá-nos alguma importância extra no mundo) e, principalmente, de ser uma forma de apoiar a industria em solo nacional... e cumpre objetivo do treino, qb.

Se o diferencial pago para o treino (face aos Pilatus, por exemplo) é justificado por todas as outras razões? Pois... isso podemos debater à exaustão mas não será assunto para o Ministério Publico, desconfio.

Ora pois, uma sequencia de (2) posts lúcidos e que revelam um pensamento 'fora da caixa' (na verdade, mais um retângulo de 150 x 500km), diferente da azia e má digestão que cá predomina.

Mas o que causou-me espanto foi ler sobre a diplomacia euro-brasileira, é que justo a tempos atrás assim o sugeri por ocasião do acordo Mercosul-UE e fui esculachado e execrado por tal ousadia, para reforçar a estultice do que eu havia sugerido trouxeram-me até exemplos concretos da importância do país ibérico no mundo: a nacionalidade do secretario da Liga das Naç... ops... da onu, a Madona ter casa em Sintra e grandezas do tipo.
Em resumo, dispensável e disparatada tal ideia, mas fico feliz que não sigo solitário nesse deserto de ideias.

Sds
 

 
« Última modificação: Janeiro 16, 2025, 04:21:47 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: CAS
« Responder #1987 em: Janeiro 16, 2025, 04:41:52 pm »
Os ST para as Filipinas vai  ser equipados para transportar mísseis antinavio.

Para todos que me gozaram quando falei nessa possibilidade, afinal tinha razão.

Eles vão armar os ST com Ice Breaker.

Citar
O ICE BREAKER é um sistema de armas autónomo, de longo alcance e guiado com precisão, que permite um desempenho de ataque significativo contra uma variedade de alvos terrestres e marítimos de alto valor. O sistema — que é resiliente a contramedidas eletrónicas e totalmente operacional em áreas onde o GNSS é negado — utiliza um seeker IIR eletro-óptico avançado para todas as condições meteorológicas, com capacidades de correspondência de cenas e reconhecimento automático de alvos. Combate os Sistemas Integrados de Defesa Aérea (IADS) com um padrão de voo a baixa altitude seguindo o terreno acima da terra, deslizando sobre o mar acima do mar, VLO (Very Low Observable) e capacidade de ataque de salva. Compacto e leve, o ICE BREAKER é adequado para caças a jato, aeronaves de ataque ligeiro e helicópteros, bem como para pequenas embarcações marítimas e veículos terrestres.


 :arrow: https://www.rafael.co.il/system/ice-breaker/

A Força Aérea Filipina é tão fraca que o mais parecido com um caça são os 12 FA-50PH, é normal que tentem rentabilizar ao máximo o pouco que têm.

Também  li que vão equipados para o MANSUP.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21380
  • Recebeu: 6899 vez(es)
  • Enviou: 7929 vez(es)
  • +8073/-12643
Re: CAS
« Responder #1988 em: Janeiro 16, 2025, 04:49:37 pm »
Devíamos aderir aos BRIC  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1417
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +433/-489
Re: CAS
« Responder #1989 em: Janeiro 20, 2025, 07:48:29 pm »
Só por mera curiosidade: as 12 - doze! - magníficas avionetas que irão integrar a FAP já a partir deste ano são novas? Ou recauchutadas da FAB e montadas nas OGMA?

É que ouvi umas coisas.....
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 825
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-828
Re: CAS
« Responder #1990 em: Janeiro 20, 2025, 10:56:49 pm »
Só por mera curiosidade: as 12 - doze! - magníficas avionetas que irão integrar a FAP já a partir deste ano são novas? Ou recauchutadas da FAB e montadas nas OGMA?
Boa noite
Serão novas veem praticamete montados do Brasil a Ogma ira proceder com montagem dos sistemas padrão Nato e a  entrega dos mesmos há FAP.

É que ouvi umas coisas.....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1417
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +433/-489
Re: CAS
« Responder #1991 em: Janeiro 31, 2025, 01:32:53 pm »
Há uma questáo ainda não abordada na introdução destas avionetas: o lema da esquadra!

Não pode ser o mesmo dos Caracóis, há que distinguir o superior pedigree destes novos aparelhos!!!

Por mim, proponho o lema "Agarrem-me senão eu mato-os!"

Era só....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3820
Re: CAS
« Responder #1992 em: Janeiro 31, 2025, 03:01:44 pm »
Acho que fizemos bem, os Búlgaros e outros tantos é que são tolos a fazer upgrades nos F16 para "V"
Nada com ter avionetes a lançar bombas mais ou modernas em Alcochete para entreter

https://www.aereo.jor.br/2025/01/29/fotos-primeiro-caca-f-16-block-70-da-bulgaria-quase-pronto-para-a-entrega/

https://www.cavok.com.br/lockheed-martin-entrega-16-cacas-f-16-block-70-em-2024-com-pedidos-aumentando-para-200-unidades

Nós lá íamos gastar esse 200 milhões a melhorar nem que fossem os 19 F16 mais capazes. Isso não resolve vidas pessoais de pessoinhas metidas na coisa

Acho que até poderíamos daqui a uns anos  quando a malta se fartar de brincar, ceder essas avionetas aos palop

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, HSMW, mayo, Subsea7, PTWolf

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1868
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1073/-1863
Re: CAS
« Responder #1993 em: Janeiro 31, 2025, 08:17:17 pm »
Há uma questáo ainda não abordada na introdução destas avionetas: o lema da esquadra!

Não pode ser o mesmo dos Caracóis, há que distinguir o superior pedigree destes novos aparelhos!!!

Por mim, proponho o lema "Agarrem-me senão eu mato-os!"

Era só....  :mrgreen: :mrgreen:


E continuas mais ou menos só...

 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1417
  • Recebeu: 796 vez(es)
  • Enviou: 807 vez(es)
  • +433/-489
Re: CAS
« Responder #1994 em: Janeiro 31, 2025, 10:11:28 pm »
Há uma questáo ainda não abordada na introdução destas avionetas: o lema da esquadra!

Não pode ser o mesmo dos Caracóis, há que distinguir o superior pedigree destes novos aparelhos!!!

Por mim, proponho o lema "Agarrem-me senão eu mato-os!"

Era só....  :mrgreen: :mrgreen:


E continuas mais ou menos só...

Antes só que mal acompanhado, sempre ouvi dizer...
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44