Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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dc

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Re: CAS
« Responder #1155 em: Junho 12, 2024, 10:35:05 pm »
Não vou mais argumentar consigo pois claramente ignora o que está documentado. Em diversa documentação está escrito que para treino avançado um avião a helice não é problema pois consegue contornar as desvantagens do mesmo, e que as vantagens de um avião a helice projectado para treino são superiores a desvantagens, os Alpha Jet estava designados a fazer CAS mas voce insiste que o CAS foi algo que apareceu recentemente, continua insistir que é preciso formar pessoal das esquadras para combater em africa, como se o pessoal que é destacado não viesse da pessoal normal que as esquadras tem (ou andamos também a treinar um contigente especial de pessoal para serem destacados com os F-16 no Baltico?),  voce insiste e ignorar coisas que estão documentadas tudo para defender a sua ideia, como tal não vale a pena continuar insistir consigo e mostrar-lhe provas de contrário.

Os Alpha Jet nacionais não faziam CAS em contexto nenhum. Nem tão pouco o seu número e taxa de operacionalidade permitia tais invenções. O que faziam antes de termos as duas esquadras de F-16 completas, nada tem a ver com as missões que cumpriam depois.
Achar que os ditos seriam destacados e usados para CAS, sem ser numa situação extrema de guerra absoluta, em que a opção fossem os Alpha Jet ou nada, é ilusão.
Tivemos 20 anos de guerra contra o terrorismo, e nunca se lembraram de aeronaves para esse fim. De um ano para o outro, lembraram-se que era preciso. Coincidência do caraças.

Volto a perguntar: se o critério CAS é assim tão importante, e sempre teve na ordem do dia, porque raio é que a formação avançada de pilotos ia passar para uma escola internacional? Iam os privados fazer CAS? Estranho não é, o CAS caiu do céu.

Em diversa documentação... mas a realidade é outra. A USAF anda com falta de aeronaves de treino avançado, agora expliquem lá como é que não optam por uma aeronave turboprop para desenrascar. Serão estúpidos, ou será que o mais adequado é mesmo ter uma aeronave a jacto? Mas lá está, "a documentação".
A solução turboprop é apenas uma solução stop gap barata. A partir do momento em que se espeta neste programa, um requisito CAS, que já nem nos Alpha Jet era levado a sério, e que só torna o programa mais caro, esta solução stop gap deixa de fazer sentido. Se é para gastar milhões valentes, e ficar com uma aeronave armada, e com credências/missões de combate, que se arrume logo o assunto de uma vez, adquirindo um modelo a jacto.

Já foi explicado que sim, será preciso formar pessoal adicional, quando comparamos uma esquadra que tem como missão única o treino vs a mesma esquadra, que tem uma missão de combate, que é mais complexa, e que obriga a compra de mais aeronaves. Achar que isto não obriga à formação de mais pilotos, mecânicos, pessoal especializado no manuseamento de armamento, é delusional.

Posso simplificar as coisas: não operas e manténs 12 aeronaves, em 2 locais separados por 4000 e tal km, e com parte deles em exigentes missões de combate, com o mesmo número de militares que operas 8 aeronaves num só local e estritamente usados para treino.

Comparar com as esquadras de F-16 é absurdo, porque são esquadras puramente de combate. Se queres fazer uma comparação justa, pegas no número actual de F-16, pilotos, mecânicos, etc, e adiciona-lhes mais 8 aeronaves (mesmo rácio do exemplo acima), e agora faz o mesmo. Precisas ou não precisas de mais pessoal, para poder usar as aeronaves adicionais?

De notar que a FAP tem falta de pessoal.

De resto, também te posso simplificar as coisas:
Querem adquirir o ST? Tudo bem, comprem 6-8, apenas para treino. É difícil? Eu acho que não.

Difícil é ter que lidar depois com as consequências de te aparecer um piloto morto com um 14.5mm na testa, porque alguém se lembrou de fazer CAS com avionetas no séc.XXI, mesmo havendo meio alternativos (UCAVs) que permitem mitigar esse risco.
« Última modificação: Junho 12, 2024, 10:47:48 pm por dc »
 
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Re: CAS
« Responder #1156 em: Junho 12, 2024, 10:38:20 pm »
Difícil é ter que lidar depois com as consequências de te aparecer um piloto morto com um 14.5mm na testa, porque alguém se lembrou de fazer CAS com avionetas no séc.XXI, mesmo havendo meio alternativos (UCAVs) que permitem mitigar esse risco.

14.5mm?  Testa?  O mais certo é ficar sem cabeça.
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #1157 em: Junho 12, 2024, 10:50:57 pm »
O tuga tem testa rija!
 

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Re: CAS
« Responder #1158 em: Junho 12, 2024, 10:56:19 pm »
O tuga tem testa rija!
E molhada porque é nela que comem gelados.
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1159 em: Junho 12, 2024, 11:52:58 pm »
Não vou mais argumentar consigo pois claramente ignora o que está documentado. Em diversa documentação está escrito que para treino avançado um avião a helice não é problema pois consegue contornar as desvantagens do mesmo, e que as vantagens de um avião a helice projectado para treino são superiores a desvantagens, os Alpha Jet estava designados a fazer CAS mas voce insiste que o CAS foi algo que apareceu recentemente, continua insistir que é preciso formar pessoal das esquadras para combater em africa, como se o pessoal que é destacado não viesse da pessoal normal que as esquadras tem (ou andamos também a treinar um contigente especial de pessoal para serem destacados com os F-16 no Baltico?),  voce insiste e ignorar coisas que estão documentadas tudo para defender a sua ideia, como tal não vale a pena continuar insistir consigo e mostrar-lhe provas de contrário.

Os Alpha Jet nacionais não faziam CAS em contexto nenhum. Nem tão pouco o seu número e taxa de operacionalidade permitia tais invenções. O que faziam antes de termos as duas esquadras de F-16 completas, nada tem a ver com as missões que cumpriam depois.
Achar que os ditos seriam destacados e usados para CAS, sem ser numa situação extrema de guerra absoluta, em que a opção fossem os Alpha Jet ou nada, é ilusão.
Tivemos 20 anos de guerra contra o terrorismo, e nunca se lembraram de aeronaves para esse fim. De um ano para o outro, lembraram-se que era preciso. Coincidência do caraças.

Volto a perguntar: se o critério CAS é assim tão importante, e sempre teve na ordem do dia, porque raio é que a formação avançada de pilotos ia passar para uma escola internacional? Iam os privados fazer CAS? Estranho não é, o CAS caiu do céu.

Em diversa documentação... mas a realidade é outra. A USAF anda com falta de aeronaves de treino avançado, agora expliquem lá como é que não optam por uma aeronave turboprop para desenrascar. Serão estúpidos, ou será que o mais adequado é mesmo ter uma aeronave a jacto? Mas lá está, "a documentação".
A solução turboprop é apenas uma solução stop gap barata. A partir do momento em que se espeta neste programa, um requisito CAS, que já nem nos Alpha Jet era levado a sério, e que só torna o programa mais caro, esta solução stop gap deixa de fazer sentido. Se é para gastar milhões valentes, e ficar com uma aeronave armada, e com credências/missões de combate, que se arrume logo o assunto de uma vez, adquirindo um modelo a jacto.

Já foi explicado que sim, será preciso formar pessoal adicional, quando comparamos uma esquadra que tem como missão única o treino vs a mesma esquadra, que tem uma missão de combate, que é mais complexa, e que obriga a compra de mais aeronaves. Achar que isto não obriga à formação de mais pilotos, mecânicos, pessoal especializado no manuseamento de armamento, é delusional.

Posso simplificar as coisas: não operas e manténs 12 aeronaves, em 2 locais separados por 4000 e tal km, e com parte deles em exigentes missões de combate, com o mesmo número de militares que operas 8 aeronaves num só local e estritamente usados para treino.

Comparar com as esquadras de F-16 é absurdo, porque são esquadras puramente de combate. Se queres fazer uma comparação justa, pegas no número actual de F-16, pilotos, mecânicos, etc, e adiciona-lhes mais 8 aeronaves (mesmo rácio do exemplo acima), e agora faz o mesmo. Precisas ou não precisas de mais pessoal, para poder usar as aeronaves adicionais?

De notar que a FAP tem falta de pessoal.

De resto, também te posso simplificar as coisas:
Querem adquirir o ST? Tudo bem, comprem 6-8, apenas para treino. É difícil? Eu acho que não.

Difícil é ter que lidar depois com as consequências de te aparecer um piloto morto com um 14.5mm na testa, porque alguém se lembrou de fazer CAS com avionetas no séc.XXI, mesmo havendo meio alternativos (UCAVs) que permitem mitigar esse risco.


"Posso simplificar as coisas: " ---  diz o dc.

Olha o dc a simplificar:  :bang:       e a seguir:  ::)       e depois:  :bang:

« Última modificação: Junho 12, 2024, 11:54:57 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1160 em: Junho 13, 2024, 09:10:09 am »
Só vejo uma vantagem na aquisição dos ST.

Pode ser que os vendedores de banha da cobra que por aqui andam se calem. Afinal a sua missão fica cumprida.

É que levar todos os dias com "panfletagem" como dizem nossos "irmões", é dose.  ::)

Já agora uma saudação ao @dc que tem a pachorra de todos os dias desmontar as falsidades que por aqui pululam!
« Última modificação: Junho 13, 2024, 09:11:24 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: CAS
« Responder #1161 em: Junho 13, 2024, 10:24:32 am »
El Predator B del Ejército del Aire se estrena en Portugal en un ejercicio internacional
(13 de Junho de 2024)
Citação de: InfoDefensa
(...)

La unidad participó en el ejercicio Real Thaw 24 en Portugal, celebrado entre el 21 de mayo y el 6 de junio. El Predator se integró con éxito en distintas operaciones combinadas aérea (Comao, por sus siglas en inglés), detalla el Ejército del Aire y del Espacio.

En este tipo de operaciones participan múltiples aviones que trabajan conjuntamente para lograr un objetivo común. El dron, subraya la Fuerza Aérea, demostró excelentes capacidades para ejercer roles de apoyo aéreo cercano (CAS) y reconocimiento armado y ataques de precisión (SCAR).

(...)

El Grupo de Fuerzas Aéreas RPAS opera cuatro drones Predator B desde la base aérea de Talavera la Real, configurados para llevar a cabo misiones de inteligencia, vigilancia y reconocimiento (ISR). Este RPAS fue adquirido en 2016 a la estadounidense General Atomics.

El Predator B alcanzó en 2022 la conocida como Capacidad Operativa Inicial (IOC) después de un despliegue en el aeródromo de Lanzarote, su base secundaria de operaciones, durante el ejercicio Sirio.

El Ejército del Aire y del Espacio recibió a finales de 2023 el visto bueno para la adquisición e integración del misil guiado aire-superficie Hellfire y su equipo asociado en estos RPAS. Esta nueva capacidad mejorará las capacidades aire-superficie del Ejército de Aire y del Espacio para el cumplimiento de las misiones que tiene encomendadas, especialmente en todo lo relacionado con el apoyo y protección de las distintas unidades de las Fuerzas Armadas y de su personal en el curso de las operaciones.
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4866566/predator-b-ejercito-aire-estrena-portugal-ejercicio-internacional

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: CAS
« Responder #1162 em: Junho 13, 2024, 12:26:10 pm »
El Predator B del Ejército del Aire se estrena en Portugal en un ejercicio internacional
(13 de Junho de 2024)
Citação de: InfoDefensa
(...)

La unidad participó en el ejercicio Real Thaw 24 en Portugal, celebrado entre el 21 de mayo y el 6 de junio. El Predator se integró con éxito en distintas operaciones combinadas aérea (Comao, por sus siglas en inglés), detalla el Ejército del Aire y del Espacio.

En este tipo de operaciones participan múltiples aviones que trabajan conjuntamente para lograr un objetivo común. El dron, subraya la Fuerza Aérea, demostró excelentes capacidades para ejercer roles de apoyo aéreo cercano (CAS) y reconocimiento armado y ataques de precisión (SCAR).

(...)

El Grupo de Fuerzas Aéreas RPAS opera cuatro drones Predator B desde la base aérea de Talavera la Real, configurados para llevar a cabo misiones de inteligencia, vigilancia y reconocimiento (ISR). Este RPAS fue adquirido en 2016 a la estadounidense General Atomics.

El Predator B alcanzó en 2022 la conocida como Capacidad Operativa Inicial (IOC) después de un despliegue en el aeródromo de Lanzarote, su base secundaria de operaciones, durante el ejercicio Sirio.

El Ejército del Aire y del Espacio recibió a finales de 2023 el visto bueno para la adquisición e integración del misil guiado aire-superficie Hellfire y su equipo asociado en estos RPAS. Esta nueva capacidad mejorará las capacidades aire-superficie del Ejército de Aire y del Espacio para el cumplimiento de las misiones que tiene encomendadas, especialmente en todo lo relacionado con el apoyo y protección de las distintas unidades de las Fuerzas Armadas y de su personal en el curso de las operaciones.
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4866566/predator-b-ejercito-aire-estrena-portugal-ejercicio-internacional

Cumprimentos,

Precisa de satélite. Como não temos dependemos de outros, o que não só é caro, mas se "escolhermos o lado errado" num conflito em Africa podem ficar retidos na base por falta de uplink.
 

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Re: CAS
« Responder #1163 em: Junho 13, 2024, 12:26:32 pm »
HAHAHAAHAHAHAHAHAH

Mas.... mas ....... mas ..... mas então não equacionam a compra de A-29 Super Tucanos para essa missão????? Será que o lobby da Embraer se mudou todo para Portugal e não têm ninguém para arengar os decisores brasileiros?

E produzir mais JAS 39 também não??? Como é??? São muito caros?? ..... mas aquilo era tão barato......

É só rir!!!!
https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/industry/brazilian-air-force-in-negotiations-with-us-for-used-f-16s
 
Cumprimentos,
 
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Re: CAS
« Responder #1164 em: Junho 13, 2024, 12:52:26 pm »
Eles que esperem que vendemos os F16 em excesso depois de começarem a chegar os F35. Para eles brincarem a potencia sul americana serve bem.
Afinal os toinos que substituem só agora os seus F5 por gripem acham que Portugal com F16 há duas décadas é o mesmo
 
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Re: CAS
« Responder #1165 em: Junho 13, 2024, 01:07:23 pm »
Eles que esperem que vendemos os F16 em excesso depois de começarem a chegar os F35. Para eles brincarem a potencia sul americana serve bem.
Afinal os toinos que substituem só agora os seus F5 por gripem acham que Portugal com F16 há duas décadas é o mesmo

Tu não tinhas proposto trocarmos os F16 por ST?  :mrgreen: olha que....
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Re: CAS
« Responder #1166 em: Junho 13, 2024, 07:03:22 pm »
HAHAHAAHAHAHAHAHAH

Mas.... mas ....... mas ..... mas então não equacionam a compra de A-29 Super Tucanos para essa missão????? Será que o lobby da Embraer se mudou todo para Portugal e não têm ninguém para arengar os decisores brasileiros?

E produzir mais JAS 39 também não??? Como é??? São muito caros?? ..... mas aquilo era tão barato......

É só rir!!!!
https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/industry/brazilian-air-force-in-negotiations-with-us-for-used-f-16s
Essa história na FAB nunca para, quase todos os anos saem noticias de F-16 usados desde antes do F-X
A SAAB está atrasada na entrega dos Gripens então seria plausível F-16 tampão , Os AMX não voarão mais ano que vem e os F-5 estão ja sendo desativados em lotes. Mas isso não significa (se dessa vez for verdade essa história de F-16) que a FAB não esteja negociando um aditivo de contrato para os Gripens, coisa que já foi anunciado na mídia.
 

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Re: CAS
« Responder #1167 em: Junho 13, 2024, 07:19:58 pm »
Só vejo uma vantagem na aquisição dos ST.

Pode ser que os vendedores de banha da cobra que por aqui andam se calem. Afinal a sua missão fica cumprida.

É que levar todos os dias com "panfletagem" como dizem nossos "irmões", é dose.  ::)

Já agora uma saudação ao @dc que tem a pachorra de todos os dias desmontar as falsidades que por aqui pululam!

Um  ::) para ti tambem,

Os vendedores de banha da cobra podem, por sua vez, considerar-te a ti um membro da seita "dos que estão aqui há 20 anos", pensam todos exactamente a mesma coisa e gostavam de estar aqui sózinhos a concordar uns com os outros.

Cá este vendedor sente-se aqui muito bem.
Vou continuar a vender as minhas ideias.
Se não gostas - reclama á administração.

Tu não intimidas nenhum vendedor de banha da cobra que aqui possa andar.

Com os meus melhores   ::)  ::)
« Última modificação: Junho 13, 2024, 07:21:22 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1168 em: Junho 13, 2024, 10:51:45 pm »
Se todos pensarem no que é o melhor, ou pelo menos o minimo aceitável para umas FA decentes, é problema haver maioria/consenso?
Problema é corrupção, luvas, esquemas, falta de qualidade/quantidade...
« Última modificação: Junho 13, 2024, 10:55:02 pm por Pneucareca »
 
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Re: CAS
« Responder #1169 em: Junho 20, 2024, 10:29:48 am »
Isto dos impinjas nem a casa deles conseguirem ter arrumada, andarem com tralha até hoje e, agora pendurados num modelo que só irão ter totalmente disponível depois de 2030, virem querer mandar nos outros tem o seu quê de caricato.

Usem os ST para eles na falta dos Gripen para substituir os F5 e outros
Mantenham-se lá no canto deles, que isto não é como vir montar o "rock" pop in rio a gosto

Já viram o AW249?
Nem sei porque fazem helicópteros de ataque com aviões a hélice estilo vintage tão bons para isso do CAS

Tomara ter uns H60 que possam desempenhar várias funções inclusive ser armados.
Só que fosse com umas coisas assim, mais acessíveis de valores
https://www.facebook.com/reel/944977140316324

E depois meter um lançador quadruplo numas Pandur


« Última modificação: Junho 20, 2024, 10:31:41 am por Pescador »
 
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