Tanto disparate! Meu Deus! Carteira cheia? Só se for para navios básicos e toscos ( tipo NPO) ou pequenos cargueiros ou ferrys. Navios de cruzeiro de pouca tonelagem, como do tipo da tvi. Que são navios com baixa incorporação tecnológica. E que não é a mesma coisa que construir fragatas, LPD ou bimbys . Os ENVC não têm capacidade para construir navios com uma complexidade naval mais exigente.
Como já é tarde e o nosso amigo está nervoso e eu com sono, pedi à AI um comentário ao excerto do seu post, que passo a transcrever.
Cultiva-te. Abraço
"As informações atuais indicam que a West Sea, a empresa que opera os antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), tem diversificado os seus projetos e demonstrado capacidade para construções mais complexas, incluindo navios militares e de cruzeiro de luxo. Embora as críticas levantadas tenham tido fundamento no passado dos ENVC, a situação atual é significativamente diferente.
Aumento da complexidade dos projetos
Navios militares: Recentemente, foi noticiado o início da construção, pela West Sea, de seis Navios de Patrulha Oceânica (NPO) para a Marinha Portuguesa, num contrato de 300 milhões de euros. A construção destes navios, que incorporam tecnologia mais sofisticada, demonstra um avanço notável em relação à perceção anterior da capacidade do estaleiro.
Navios de cruzeiro de luxo: O estaleiro também iniciou a construção de um navio de cruzeiro de luxo avaliado em 100 milhões de euros. Este tipo de embarcação requer um alto nível de complexidade técnica e de acabamentos, desafiando a ideia de que a empresa se limita a navios de baixa incorporação tecnológica.
Diferença entre construções
É correto afirmar que há grandes diferenças técnicas entre os diversos tipos de navios, mas a West Sea tem vindo a expandir a sua experiência para além de embarcações básicas:
Navios militares: Embarcações como as fragatas e os Navios de Desembarque Doca (LPD) possuem requisitos de projeto, sistemas de armamento, comando, controlo e comunicações muito mais complexos do que navios de cruzeiro ou cargueiros. No entanto, a construção de NPOs, que também têm uma forte componente tecnológica, é um passo que eleva a capacidade do estaleiro.
Navios de cruzeiro: Estes navios, especialmente os de luxo, exigem uma complexidade técnica em áreas como a estabilidade, conforto e sistemas de hotelaria, para além da engenharia naval básica. Os projetos atuais da West Sea mostram a sua capacidade de gerir estas exigências.
Situação dos antigos ENVC
Gestão privada: A mudança de gestão para a West Sea, em 2014, trouxe uma nova abordagem, focada na construção naval, conversão e reparação. O investimento na modernização das infraestruturas e a aposta em projetos mais exigentes têm sido evidentes.
Sólida carteira de encomendas: Recentemente, a empresa tem sido referida com uma carteira de encomendas sólida para os próximos anos, incluindo os navios militares e o navio de cruzeiro de luxo. Isto indica uma forte procura pelas suas capacidades, que superam as críticas do passado."
Tanto rancor...