Um navio hidrográficos para 4 milhões de km²? Isso era bem miserável. Este tipo de navio é essencial nas marinhas, conhecer o fundo do mar tb é melhorar a sua defesa, como tb vai ser o único navio para operações de apoio a submarinos...
Claro que apenas 1 navio hidrográfico não chega.
É precisamente por isso que, conceptualmente falando, era preferível gastar todo aquele dinheiro em 2 ou 3 hidrográficos "puros", ao invés de apenas 1 mega navio.
Neste momento, só tens orçamento para 1 hidrográfico (PNM), estando o resto dos trabalhos a cargo de navios velhos e de navios de entidades civis.
A minha intervenção que citaste é simples. Se querias substituir os actuais hidrográficos num rácio de 1 por 1 ou perto disso, então terias que comprar navios mais pequenos e baratos.
Se optas por um navio de 7000 toneladas, para uma Marinha com pouco orçamento e com falta de pessoal, vais ter que reduzir o número de hidrográficos para conseguir incorporar este navio.
Agora, se a MGP pretende ter o PNM + 3 hidrográficos, então em breve vai ter que arranjar orçamento para substituir os navios restantes.
Não será um navio hidrográfico para a Marinha, será o D. João II, mais dois NPC modificados para a função. Com estes meios a Marinha ganha capacidades, não as perde.
É uma solução racional. Que aliás certamente poderia ter sido replicada com os NPOs.