Também já tinha colocado essa informação aqui (separador da economia).
Temos vários projectos financiados pelo Pessoas2030 e PRR e confirmo, em 24 anos nunca vi tantos atrasos nos pagamentos, nem no tempo da Troika!!!!
Como referiram e bem, nenhum projecto é financiado a 100%, a União Europeia paga, mas o Estado Português tem de acompanhar o financiamento comunitário. O financiamento comunitário é um relógio Suíço, as tranches são disponibilizadas a tempo e horas, mas depois......
Os Municípios já se queixam do mesmo. O Estado (com o Costa e agora com o Montenegro), usam uma estratégia de pessoa pouco séria, como sabe que não pode pagar os projectos, entretém as entidades, esta semana pede o documento x, para a semana o documento y e quando damos conta, passam meses e dinheiro nem vê-lo!!!!!!
Os gastos no Estado só não descarrilam porque usam o travão da Troika, qualquer Ministro para gastar 1 euro, tem de pedir autorização ao Ministro das Finanças!!!!!!!!
Provas? Bem, acabou agora o ano lectivo de 2023/24 e ainda estamos para receber os primeiros 10% do projecto a título de adiantamento!!!!!!!! Uma coisa eu garanto, este adiantamento (pago com atraso), acontecia sempre em Dezembro ou Janeiro, no fim do 1º período, nunca no fim.
Os Municípios têem projectos para a habitação social todos completos, com especialidades, todos os estudos pedidos, mas e o dinheiro?
Não sei se perceberam que a estratégia do Governo é dar o máximo que pode agora, porque sabe que mais mês, menos mês vai caír!!!!!!
E ainda sobre o PRR........ temos 2 projectos aprovados desde Dezembro de 2023 e já vamos em finais de Agosto de 2024 e nunca mais recebemos o raio do adiantamento de 30%!!!!
O anterior Governo teve ainda outra decisão abstrusa! Ao avançar com o projecto do Comboio de Alta Velocidade com bitola ibérica a União Europeia em vez de financiar com perto de 80%, vai apenas financiar com menos de 20% de Fundos Comunitários, porque a bitola ibérica só funciona em Portugal e Espanha, como não permite ligar à Europa, tem um financiamento comunitário muito baixo!!!!!
Por isso todo este foguetório de aumentos, mais projectos, mais dinheiro...... muitos deles nem vão saír da gaveta sem orçamento aprovado!!!!!